Planejamento tributário: Como fazer a gestão dos impostos

Tempo de Leitura: 4 minutos

O que é planejamento tributário? Como ele pode ajudar a sua software house? Descubra as respostas para essas e outras perguntas lendo este post.


O Brasil possui um dos ambientes fiscais mais complexos do mundo. Segundo o Doing Business, ocupamos em pagamento de impostos o 184 lugar entre 190 nações pesquisadas. 

A edição 2020, realizada pelo Banco Mundial, também levantou que é preciso 1,5 mil horas anuais para o cumprimento de obrigações tributárias.  

Como então empreender e crescer em um cenário tão complexo? Uma das maneiras é realizando um correto planejamento tributário.

Conheça mais sobre o tema ao ler este post. 

Entenda o cenário fiscal brasileiro

Como você viu no início, o Brasil é conhecido por ter um dos sistemas tributários mais complexos do mundo. 

Existem três níveis de autoridades fiscais: federal, estadual e municipal. Cada estado e município aprova suas próprias leis e regulamentos.

Esse cenário resulta em:

  • Mais de 10 impostos federais coletados pelo governo federal;
  • 2 impostos estaduais coletados por cada um dos 26 estados, mais o Distrito Federal; 
  • 2 impostos municipais coletados por cada um dos 5.570 municípios.

As complexidades nos impostos estão no número de diferentes regras às quais o contribuinte pode estar sujeito. 

E este não é o único desafio para os contribuintes brasileiros. 

Cumprir as outras obrigações acessórias criadas pode ser mais desafiador do que pagar impostos. 

O seu não cumprimento pode resultar em multas extraordinárias. E, em certos casos, as multas são maiores que os impostos relacionados. 

O que é planejamento tributário?

Mais do que nunca todos os tipos de empresas, inclusive as software houses, têm o desafio de manter a competitividade.

E uma maneira de ganhar eficiência é realizar o planejamento tributário. 

Ele é um conjunto de medidas que visam diminuir o pagamento de encargos tributários de uma maneira legal. É um estudo que direciona a escolha da melhor tributação.

Também conhecido como elisão fiscal, é um direito de todos estruturar uma maneira de diminuir o custo com impostos. 

Mas é preciso ter cuidado para não confundir com sonegação fiscal. Essa prática é diferente, já que usa maneiras ilegais e fraudulentas de pagar menos.

Toda empresa precisa sim pagar impostos. E burlar a lei pode levar a perder dinheiro e o respeito do mercado.

Se a maneira escolhida é lícita, o governo irá respeitar e não se opor.

Qual é a finalidade do planejamento tributário?

O cumprimento de tantas declarações fiscais é um grande desafio. 

Tanto que, muitas vezes, é preciso departamentos inteiros focados ou a contratação de empresas de contabilidade especializadas.

Segundo o IBPT:

  • Em média 33% do faturamento empresarial é empregado no pagamento de tributos;
  • Apenas o Imposto de Renda e a Contribuição Social sobre o Lucro pode corresponder a 51,51% do lucro líquido;
  • Na somatória de custos e despesas, mais da metade são tributos.

Fazer o planejamento tributário é tão essencial quanto planejar o fluxo de caixa ou fazer investimentos. Uma maneira de viabilizar o negócio e evitar dívidas fiscais.

A elisão fiscal é um estímulo à atividade comercial e pode influenciar positivamente o caixa das empresas. 

Outros motivos para a sua realização:

  • Evita o pagamento de impostos indevidos e possibilita até a sua isenção; 
  • Mantém a empresa dentro da legalidade;
  • Reduz custos;
  • Ajuda o crescimento da software house. 

No entanto, a avaliação dessas vantagens requer um estudo detalhado, um raio-x da empresa.

Como escolher o melhor regime tributário

A legislação contempla quatro tipos diferentes de regimes tributários. Cada um têm impostos e alíquotas diferentes. Conheça:

Lucro Real 

Empresas que faturam acima de R$78 milhões anuais precisam obrigatoriamente aderir a ele. 

As alíquotas são calculadas a partir do lucro real: receita menos despesas. Exige extrema organização com o financeiro.

Lucro Presumido 

Qualquer negócio que fature até R$78 milhões por ano pode aderir. Nesta modalidade o Imposto de Renda e a CSLL são aplicadas a partir de uma alíquota colocada pela Receita Federal.  

Simples Nacional

Pode ser escolhido por empresas que faturam até R$4,8 milhões por ano. Se o faturamento for menor do que R$600 mil, pode-se escolher o Supersimples.

Há alíquotas reduzidas pela união de oito tributos: PIS, Cofins, IPI, ICMS, CSLL, ISS, IRPJ e, em alguns casos, INSS patronal. 

Não é vantajoso para empresas que prestam serviços e recolhem à parte a contribuição do INSS. As alíquotas variam pelo tipo de folha de pagamento.

MEI (Microempreendedor Individual)

Ideal para quem está começando e tem faturamento inferior a R$81 mil anuais. A tributação é fixa a partir do tipo de atividade realizada.

Todos os regimes possuem vantagens e desvantagens. Para fazer a melhor escolha é necessário pensar principalmente no ramo de atividade e no faturamento. 

Como a situação da empresa pode mudar de um ano para o outro o ideal é fazer a avaliação sempre. 

Quais são os tipos de Planejamento Tributário? Confira a seguir.

Tipos de planejamento Tributário

Realizar o planejamento tributário não é privilégio apenas das grandes empresas. Todas precisam fazê-lo.

Existem dois tipos que podem ser praticados. A seguir você confere cada um deles:

1- Estratégico

Nele são discutidos e definidos objetivos, principalmente a longo prazo. É focado no futuro da sua software house.

Válido para 5 a 10 anos. Leva em conta algumas características estratégicas da empresa que mexem com a missão, visão e valores.

É um planejamento macro. Não muito detalhado, exigindo revisões para não ficar ultrapassado.

O que é analisado:

  • Estrutura de capital;
  • Contratação e manutenção da mão de obra;
  • Terceirização de funções que não são o core business;
  • Localização geográfica.

2- Operacional

É o planejamento ligado ao cotidiano da empresa. Ajuda a definir processos que garantem o cumprimento de exigências legais.

Ajuda na escrituração correta e pagamento de impostos nas datas certas, por exemplo. Está ligado ao dia a dia das equipes financeira e fiscal.

O planejamento operacional é realizado sempre após o estratégico. Isso ajuda no cumprimento das metas e objetivos macro. 

Como fazer planejamento tributário

Já deu para perceber que vale muito a pena fazer o planejamento tributário.

Veja, abaixo, o que é necessário fazer e saber para colocá-lo em prática:

1- Reunir um grupo multidisciplinar

Esta não é uma tarefa para se fazer sozinho. Sempre é bom procurar a ajuda de um contador – mas não apenas isso.

Reúna um grupo com pessoas de diversas skills como fiscal, operacional e vendas, por exemplo.

2- Definir um cronograma

Depois das pessoas é a vez de definir as responsabilidades de cada um. Datas de entrega e as etapas que cada um vai cumprir são muito importantes.

3- Fazer um raio-x da empresa 

É importante ter em mãos todos os dados, não apenas os financeiros da sua software house. 

Isso inclui saber a expectativa de faturamento da empresa. Como também a lista dos produtos e serviços e o que será comprado como insumo.

Faça o levantamento das despesas operacionais, margem de lucro e o quanto é gasto com folha de pagamento.

4- Analisar e simular cenários

Com as informações necessárias em mãos está na hora de analisar a empresa. 

Avalie se a mudança do regime tributário pode mudar a maneira como o cliente vai consumir os serviços da software house. Pense em todos os pontos da operação.

Simule todas as situações tributárias possíveis. Somente esse exercício, comparando as diferentes tributações, vai ajudar a definir o melhor regime.

Conclusão

Neste post você aprendeu o que é planejamento tributário, sua importância e como colocá-lo em prática. Toda empresa precisa realizá-lo. 

Não é tão simples, mas vale muito a pena realizar o planejamento tributário na sua software house.

Aproveite a oportunidade de reduzir ou mesmo eliminar o pagamento de alguns tributos. 

Quer saber mais sobre assuntos que ajudarão o desenvolvimento da sua software house? Então não deixe de assinar nossa newsletter!

 


Geison Durães
Geison Durães
Formado em Comunicação em Multimeios. Analista de Marketing da TecnoSpeed, focado em produção de conteúdos para mídias digitais.

Comments are closed.

Pular para o conteúdo