Quem são os atores da NF-e?

Veja nesse artigo quais são os atores da NF-e
Tempo de Leitura: 3 minutos

Saiba quem são os atores da NF-e, qual papel desempenham nas transações comerciais e porque as informações do documento precisam ser preenchidas corretamente.


A Nota Fiscal Eletrônica é um documento fiscal eletrônico que registra as operações de venda de mercadorias e prestação de serviços. 

O projeto da NF-e foi desenvolvido pelas Secretarias da Fazenda dos Estados e Receita Federal do Brasil para melhorar o compartilhamento de informações entre o fisco, reduzir os custos e entraves burocráticos, e fortalecer o controle da fiscalização.

Foi criada para substituir a nota fiscal impressa (modelos 1 e 1A) e passou a entrar em vigor desde o dia 15 de setembro de 2006.

Hoje, a NF-e é um dos documentos mais utilizados pelos brasileiros e é extremamente importante para manter regularizada a transação comercial entre as partes.

Os envolvidos nas operações de venda de mercadorias e prestação de serviços normalmente são o emitente, destinatário, transportador e ainda o terceiro, esse são os principais atores da nf-e.

Não sabe o que são esses atores e nem qual é o papel que cada um deles desempenha nas transações? 

Então leia o post para descobrir!

Conheça a solução NF-e da TecnoSpeed e automatize o seu sistema!

Mas afinal, quem são os atores da NF-e?

Emitente

O primeiro campo que iremos falar entre os atores da NF-e é o emitente.

O emitente é a parte responsável por emitir a Nota Fiscal Eletrônica. Isto é, a pessoa física ou jurídica que está vendendo os produtos ou realizando a prestação de serviço à outra pessoa ou empresa.

É o emitente quem vai preencher o documento, acrescentando todas as informações relacionadas à transação comercial como a identificação do destinatário, seu endereço, telefone para contato, CEP, CNPJ/CPF, Estado e Município.

Também a data de emissão da NF-e, a descrição e quantidade dos produtos e serviços, a forma de pagamento, se haverá ou não o serviço de frete, e se a venda possui algum tipo de tributação.

O emitente é a parte que receberá o pagamento pela venda das mercadorias ou prestação de serviços. 

Destinatário

O destinatário é a parte que está comprando uma mercadoria ou contratando um serviço. Mais um dos atores da NF-e.

Diferente do emitente, o destinatário não é responsável por emitir a NF-e. Ele apenas recebe o documento após a transação ser concluída, seja junto do produto/serviço ou por e-mail. 

O destinatário é encarregado de pagar o emitente e também o frete caso o produto seja entregue por um transportador. 

Transportador

O transportador é responsável por enviar a mercadoria do emitente até o destinatário. 

Quando existe a necessidade do serviço, o emitente deve preencher a Nota Fiscal Eletrônica com os seguintes dados: nome/razão social da transportadora, seu endereço, Inscrição Estadual, Município, Estado e CNPJ/CPF.

Também pode acrescentar informações relacionadas ao transporte como, por exemplo, o código ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), placa do veículo, peso bruto, peso líquido, entre outros.   

Terceiro   

Muitas vezes parte do processo de produção de uma indústria precisa ser delegado a um terceiro como forma de reduzir os custos. Nesse caso, a empresa emite uma NF de remessa para industrialização enviando o insumo necessário para produzir o produto. 

Da mesma forma, quando a empresa envia um produto para um terceiro fazer a venda e distribuição, por exemplo, ela também emite uma Nota Fiscal de venda consignada para regularizar a transação entre as duas partes.

Ou seja, o terceiro é todo aquele que pode fazer parte do processo de produção de um produto, ou que vai realizar a distribuição das mercadorias para o consumidor final. 

Por que a NF-e precisa ser preenchida corretamente?

As informações compartilhadas na NF-e são muito importantes para manter a regularização as operações de venda de mercadorias e prestação de serviços.

Quando há irregularidade nos dados como, por exemplo, a quantidade de mercadorias vendidas, a empresa que emitiu o documento pode acabar tendo problemas com o seu estoque. 

Da mesma forma, se errar o preço lançado por unidade do produto, pode ver o valor total da nota sendo prejudicado. 

Esses descuidos, por menores que pareçam, afetam a qualidade do serviço e também podem prejudicar o destinatário. 

Além do mais, qualquer irregularidade na descrição dos produtos ou até mesmo no endereço do cliente podem afetar o cálculo dos impostos que serão recolhidos no período (isso se existir tributação sobre as mercadorias).

Todos os atores da NF-e precisam ser preenchidas corretamente para evitar qualquer tipo de transtorno. Também, para que as partes envolvidas possam usufruir de todos os benefícios e vantagens.

Alguns dos benefícios que a NF-e oferece aos atores são:

  • Agilidade no acesso às informações;
  • Eliminação de papel;
  • Aumento da produtividade da auditoria; 
  • Redução de tempo para coleta dos arquivos;
  • Maior confiabilidade das informações;
  • Melhoria no processo de controle fiscal;
  • Facilidade no compartilhamento de dados com o fisco;
  • Redução de custos no processo de controle das notas fiscais capturadas pela fiscalização de mercadorias em trânsito;
  • Diminuição da sonegação de impostos; 
  • Aumento da arrecadação;
  • Suporte aos projetos de escrituração eletrônica contábil e fiscal da Receita Federal e demais Secretarias de Fazenda Estaduais;
  • Possibilidade do cruzamento eletrônico de informações;
  • Fortalecimento da integração do fisco;
  • Facilidade na fiscalização realizada pelas Administrações Tributárias.

A Nota Fiscal Eletrônica é um documento obrigatório e necessário para manter um bom relacionamento entre as partes. 

Por ser tão importante as software houses precisam saber como funciona e quais são os cuidados necessários ao emitir o documento. E mesmo que muitos pensem que a emissão das notas fiscais é apenas um procedimento de rotina, a verdade é que ela é uma peça-chave para manter a reputação e o bom funcionamento da empresa.  

Gostou do tema? 

Aqui no blog nós já discutimos sobre o os atores do CT-e e muitos outros assuntos. Então cadastre-se em nossa Newsletter para acompanhar mais conteúdos e novidades para software houses.


Geison Durães
Geison Durães
Formado em Comunicação em Multimeios. Analista de Marketing da TecnoSpeed, focado em produção de conteúdos para mídias digitais.

Comments are closed.

Pular para o conteúdo