Descubra quais são os investimentos necessários para atrair clientes e, consequentemente, melhorar seu posicionamento no mercado.
Para manter-se relevante no mercado, ter um diferencial competitivo em relação a seus concorrentes é fundamental.
O primeiro passo para atrair clientes é: fazer com que eles saibam que você existe e, principalmente, que eles te encontrem com facilidade.
E para preservar esse relacionamento é necessário mais do que um bom preço ou promoção para convencê-los sobre a sua solução.
Se preferir, assista a versão em vÃdeo, apresentado pelo Lucas Gusmão!
O que fazer para atrair clientes?
Essa é uma pergunta frequente entre marketeiros, vendedores e empreendedores. Primeiramente, não contemple todos os seus clientes com uma mesma estratégia.
Faça uma boa análise para visualizar os diferentes públicos existentes e direcionar seu serviço, produto ou comunicação mais assertivamente.
Procure entender seus perÃodos e razões de compra, assim como suas preferências.
Quando você conhece as principais necessidades do seu cliente, é muito mais simples entender o que impacta ele positiva ou negativamente.
Além disso, utilizar técnicas de vendas também melhora seus resultados. Isso porque, de nada adianta atrair clientes e não saber como mantê-los interessados.
Ofereça cursos e treinamentos para que sua equipe de vendedores – e de suporte técnico também! – entenda como proporcionar um bom atendimento.
Como fazer um bom marketing para vendas?
Para vender mais precisamos fazer marketing. E as estratégias de Inbound Marketing alinham essa captação de clientes.
Entre as práticas que a sua software house precisa colocar em prática, temos:
Produção de conteúdo
Eduque seus potenciais clientes, uma vez que nem todos eles chegam até você sabendo que realmente precisam da sua solução.
Seu objetivo inicial não deve ser a concretização da venda, mas a construção de autoridade no seu nicho de mercado.
Dessa forma, seus potenciais clientes começarão a prestar atenção na sua software house e em tudo aquilo que você tem a oferecer.
Para atrair clientes, trabalhe com a otimização da produção de conteúdo. Isto é, invista em técnicas de Search Engine Optimization (SEO).
Um blog corporativo, por exemplo, enriquece a experiência dos seus clientes, além de ser uma ótima estratégia para que sua marca seja encontrada no Google.
Ele é capaz de conduzir sua persona através do funil de vendas, sendo muito mais eficiente e convidativo do que uma publicidade.
Considere também a produção de materiais ricos, como e-books e webinars, e disponibilize tudo em seu site por meio da construção de landing pages.
Elas servem para captar o contato de um potencial cliente, contendo uma rápida apresentação do conteúdo e um formulário de cadastro que visa a conversão.
Divulgue com e-mail marketing, e que a mensagem seja curta, atrativa e ofereça algum benefÃcio para ele – um cupom de desconto, uma novidade ou conteúdos que gerem valor.
Redes sociais
Como o universo on-line tem crescido exponencialmente, é imprescindÃvel que sua software house esteja presente nas diferentes plataformas.
Isso porque, um dos grandes segredos para um bom relacionamento é: converse com seus prospectos.
Isto é, dedique um tempo para interagir com cada um deles – seja no Facebook, Twitter, YouTube ou LinkedIn.
Mas não faça isso de qualquer jeito, use as plataformas com inteligência, aproveitando as principais caracterÃsticas de cada uma delas.
Aproveite sua abrangência para construir uma reputação com base nos conteúdos produzidos e compartilhados por você.
Uma boa análise de público-alvo promove engajamento, fazendo da sua software house uma referência para o seu nicho de atuação.
Então, caso você ainda não esteja presente nesse universo on-line, a dica é: atualize-se imediatamente!
Networking
Fazer networking é: visitar os lugares em que seus potenciais clientes estão.
Isto é, estabelecer contatos. Desde feiras, cursos ou até mesmo convenções, ambientes perfeitos para uma aproximação com conectores, vendedores e prospectos.
Esses eventos são indicados tanto para aumentar sua rede de contatos, quanto para fazer novas parcerias e conseguir boas indicações.
E procure estabelecer relacionamentos, pois mesmo que não sejam pessoas que se tornem parceiras agora, futuramente poderão render bons frutos.
O networking funciona como uma publicidade, com a diferença de que seus investimentos serão direcionados às relações comerciais.
Em sÃntese, para atrair clientes e conquistar um espaço em sua mente e coração, é necessário mais do que interesse sobre suas preferências, mas respeitar sua opinião sobre todos os aspectos que envolvem a negociação.
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Além do networking, seu objetivo é atualizar os gestores, empresários e desenvolvedores de software com o que há de mais novo e essencial em documentos fiscais eletrônicos, tecnologia e gestão para software houses.
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