Consultor técnico: conheça um dos profissionais mais importantes para Software Houses

Consultor Técnico: o que faz, competências e sua importância nos negócios
Tempo de Leitura: 4 minutos

Você sabe qual é a função de um consultor técnico? Descubra tudo sobre esse profissional e como ele pode levar sua empresa e seus produtos mais longe!


Dentro do mercado de tecnologia e, mais especificamente, do segmento das Software Houses, a busca por profissionais com perfil de excelência é uma forte prática, afinal é um meio competitivo e as empresas precisam de diferenciais para se destacar. 

Nesse cenário e considerando que a nossa missão há 15 anos é fortalecer o desenvolvedor nacional, preparamos uma série de conteúdos inspirados nas carreiras que podem fazer a diferença nesse tipo de negócio e nem todo mundo conhece com clareza. 

Hoje, nós vamos falar sobre um dos profissionais mais importantes dentro da TecnoSpeed e de qualquer Software House de sucesso: o consultor técnico. O que ele faz, quais são suas características e que resultados ele é capaz de gerar? Você confere a seguir!

O que faz um consultor técnico?

O consultor técnico é um profissional que combina um alto conhecimento técnico sobre uma área e uma excelente habilidade de comunicação para atender e auxiliar os clientes de um determinado negócio.

Na área de softwares, por exemplo, o consultor técnico é aquele que conhece a fundo os processos e funcionalidades das soluções ofertadas na empresa e presta atendimento aos clientes, ajudando-os a implementar, utilizar e solucionar eventuais dúvidas ou problemas relacionados a elas.

Ou seja, esse é um profissional extremamente importante, pois nele mora uma das maiores oportunidades da sua empresa se destacar no mercado. É ele quem atende o cliente, sente as dores, humaniza os seus produtos e os torna ainda mais valiosos e indispensáveis.

Quais as principais características desse profissional

Confira as principais características dos consultores técnicos.

Um consultor técnico deve ter as suas competências bem definidas. | Imagem: Pixels

Agora que você já viu do que se trata a função de consultor técnico, vamos entender quais são as competências que esse profissional possui ou deve desenvolver?

Conhecimento técnico apurado

Para desempenhar a sua função e prestar todo o suporte necessário ao cliente, o consultor precisa ter habilidades técnicas na sua área de atuação afiadas, além de conhecer o produto/soluções a fundo.

No segmento tech, os consultores precisam ter alguma formação técnica ou superior na área, além de conhecimento prático em linguagens de programação, desenvolvimento de softwares e outras áreas não relacionadas mas relevantes, como gestão fiscal ou certificados digitais, por exemplo.

Comunicação assertiva e didática

Como dissemos, o consultor técnico lida diretamente com o cliente e deve estar à disposição para solucionar qualquer dúvida ou problema que ele tiver. Pensando nisso, é essencial que esse profissional tenha uma boa capacidade de se comunicar, prestando informações e um atendimento sempre claro, didático e completo.

Empatia e inteligência emocional

Além de saber se comunicar, tendo boas habilidades de oratória, síntese e atendimento, esse profissional também precisa saber ouvir e se colocar no lugar do cliente, lidar com as suas dores e acatar suas demandas e reclamações.

A gente sabe que lidar com pessoas é sempre um desafio e por isso que a empatia e a inteligência emocional são competências importantes no dia a dia do consultor técnico. É a partir delas que ele poderá desenvolver sua função com qualidade e satisfação.

Flexibilidade e adaptabilidade

Por fim, mais uma habilidade importante tanto para o bom desempenho do trabalho pensando no cliente quanto para a qualidade de vida do próprio profissional é a de se adaptar às diversas demandas que podem surgir no dia a dia da consultoria.

Não é possível prever os problemas ou dúvidas que irão surgir, algumas situações podem ser bem desafiadoras, seja em termos técnicos e operacionais ou por questões ligadas ao relacionamento e comunicação com o cliente.

E nesse contexto, o consultor precisa ter flexibilidade e adaptabilidade para compreender as necessidades dos clientes e atendê-las com agilidade, qualidade e da forma mais otimizada e lógica possível.

Resultados que o profissional traz para as software houses

Os consultores técnicos trazem muitos resultados para as software houses.

Além das competências, o consultor técnico fornece muitos resultados para as Software Houses. | Imagem: Pexels

Quando estamos falando de um produto de tecnologia, uma solução de software, é bastante comum que a sua entrega venha acompanhada de um período de implantação e de uma demanda posterior e constante de suporte.

Isso porque uma aplicação ou sistema precisa funcionar e ser utilizada corretamente para cumprir sua função, certo? E é exatamente para garantir a entrega dessas demandas que o profissional de consultoria técnica é escalado em uma Software House.

Nesse sentido, o consultor técnico se torna parte da solução, pois materializa a relação de confiança entre a sua empresa e os clientes, viabiliza e otimiza a entrega, além de transmitir de forma plural e direta os valores do seu negócio.

Considerando isso, o consultor é capaz de levar o seu negócio mais longe, contribuindo tanto para o sucesso das suas soluções como para a manutenção da relação com seus clientes atuais e para a aquisição de novos.

Além disso, para os desenvolvedores, as habilidades e experiências nessa área são mais do que promissoras, pois os permitem potencializar seu valor no mercado e construir uma carreira brilhante em TI, independente de se manterem ou não nessa área.

Se quiser trocar mais experiências sobre esse tema, encontrar profissionais ou oportunidades nessa área, conheça a nossa comunidade Casa do Desenvolvedor. E se estiver sempre em busca de dicas e boa informação sobre o universo da tecnologia, inscreva-se na nossa newsletter:


Conclusão

Ah, e como falamos antes, este conteúdo faz parte da nossa programação especial de comemoração aos 15 anos da TecnoSpeed! Além dele, temos outros conteúdos, e-books, webinars, lançamentos e ofertas rolando por aqui até o dia 31 de julho, e você não pode ficar de fora. Vem pra nossa festa!

Geison Durães
Geison Durães
Formado em Comunicação em Multimeios. Analista de Marketing da TecnoSpeed, focado em produção de conteúdos para mídias digitais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo