Sistema de Controle de Vendas e Estoque

Como o seu cliente realiza o controle de vendas? Separamos alguns métodos que você será fundamental para ele, confira!


O sistema de controle de vendas é fundamental para impulsionar um negócio. Com um controle de vendas bem feito, é possível entender a dinâmica em sua empresa e escolher quais produtos manter, e quais não valem mais a pena ofertar a seus clientes.

Por isso, uma software house completa deve não só fazer o sistema de controle de venda de seus próprios produtos, como também ofertar isso de alguma forma a seus clientes.

Ter um bom sistema de controle de vendas e estoque é fundamental para qualquer negócio. Um controle de venda e estoque eficaz permite tomar decisões mais inteligentes em sua empresa. Descubra, agora, tudo sobre o Sistema de Controle de Venda e Estoque para a sua Software House e seus clientes!

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Sistema de controle de venda e estoque

Fazer o controle de vendas e estoque adequado é fundamental para qualquer empresa. Por isso, uma software house completa deve oferecer algum método eficaz de seus clientes exercerem esse controle. Seja por planilha, instrução ou por uma função dentro do próprio software, possuir uma solução para o controle de vendas é um serviço muito importante da sua Software House.

Uma boa Gestão Empresarial deve incluir o controle de venda e estoque para obter dados relevantes no processo decisório. Dessa forma, ao ofertar um sistema, planilha ou instrução sobre o controle de vendas, sua Software House entregará um produto mais completo e útil para seus clientes.

O que faz o controle de vendas

O controle de vendas organiza os processos da sua software house no âmbito comercial, interligando os diferentes setores que se relacionam com a área de vendas. Dessa forma, associando o controle de vendas ao controle de estoque, é possível investir de forma mais inteligente nos produtos certos.

Ao implantar o controle de vendas, sua software house pode oferecer a seus clientes relatórios e dados que embasam o processo decisório, além de permitir melhores investimentos à empresa que utilize seu produto.

Tipos de sistema de controle de vendas 

Há diversos tipos de sistema de controle de vendas que podem ser implantados pelas empresas dos clientes de sua software house. Cada um desses tipos de sistema tem características próprias que o tornam mais adequado para determinados negócios. É importante entender qual é o melhor para você, e como o uso de alguma dessas formas por seus clientes impactará em sua software house.

 

Planilha de controle de vendas 

Com uma planilha de controle de vendas adequada, é possível monitorar, gerar dados e, a partir deles, criar relatórios que vão dar suporte à estratégia de vendas e ao processo decisório. Apesar de não ter as mesmas funções de um software de controle de vendas, a planilha gera resultados positivos em decisões mais assertivas, além de, geralmente, não exigir grandes conhecimentos em tecnologia.

O ideal é ter um modelo e adaptá-lo conforme suas necessidades, de uma forma prática onde seja necessário apenas inserir os dados na planilha, sem maiores alterações. Caso esse seja o modo de controlar as vendas optado por seu cliente, sua software house pode propor um modelo bem elaborado, ou verificar a possibilidade de transição para outra ferramenta.

Aplicativo para controle de vendas

Os aplicativos de controle de vendas são soluções mais simples do que o controle em planilha. Com o aplicativo adequado, que seja integrado com a sua software house, seu cliente poderá fazer o controle de vendas de forma mais fácil, intuitiva e que reduza os erros e melhore os investimentos de seu negócio.

Uma das vantagens de se utilizar um aplicativo é que eles são muito mais completos. Além de terem dados mais confiáveis, geralmente são mais fáceis de cruzar com as informações de outros setores para se ter relatórios mais completos.

Além disso, muitos deles conseguem ter mais funções, como o controle de vendas embutido que gere notas fiscais ou faça outras funções em uma mesma solução.

Programa para controle de vendas

Um programa para controle de vendas é capaz de simplificar a gestão da empresa de seu cliente. Entretanto, existem programas bem completos no mercado que oferecem soluções integradas como emissão de notas, controle de estoque e de vendas, planilhas interativas e dashboards diretamente no aplicativo.

Por isso, se é pertinente ao ramo de sua software house obter um programa de controle de vendas isso irá tornar o seu software muito mais completo.

Controle de vendas no caderno

Muitas empresas ainda fazem o seu controle de vendas anotando em um caderno. Isso pode ser muito perigoso, uma vez que o caderno pode ser perdido, molhado, ou simplesmente ficar com os dados confusos. Ainda assim, para quem ainda não é muito adepto à tecnologia, é possível fazer o controle de vendas em um caderno, porém tomando alguns cuidados:

Em primeiro lugar, esse caderno deve ser um controle único, organizado, e guardado em local apropriado para ser preservado. Se possível, uma planilha também deve ser utilizada como base, por segurança, ou use um caderno específico para tal finalidade.

Ao oferecer uma forma mais eficaz de controle de venda, sua software house impede que seus clientes corram os riscos impostos por um caderno para controle, além de gerar relatórios mais confiáveis.

Vantagens do controle de vendas on-line

Fazer o controle de vendas on-line tem diversas vantagens. Com uma ferramenta intuitiva, mesmo os mais leigos em tecnologia conseguem trabalhar on-line e usufruir das seguintes vantagens:

  1. Controle real de vendas. Com uma solução on-line, os dados podem ser atualizados em tempo real por diferentes equipes, proporcionando ao seu cliente dados confiáveis e um controle real das vendas efetuadas. 
  1. Diminuição do retrabalho. Ao trabalhar simultaneamente com diversas equipes e ter o controle de vendas atualizado em tempo real, é possível reduzir o retrabalho, pois todos os grupos estarão trabalhando juntos na mesma interface, e não em planilhas possivelmente duplicadas e que precisarão de ajustes ao serem transferidas para o arquivo principal. 
  1. Economia de recursos. Além do tempo, os recursos da empresa de seu cliente também serão poupados ao evitar a impressão e reimpressão de arquivos. Havendo um controle de vendas on-line, os arquivos e relatórios somente serão impressos quando realmente necessário.
  1. Automatização dos processos contábeis. Esse é um fator-chave para a sua software house ofertar uma solução de controle de vendas. Com um controle de vendas on-line, os documentos fiscais e informações contábeis podem ser enviados automaticamente, poupando tempo, recursos e reduzindo erros contábeis da empresa cliente de sua software house.
  1. Gestão Financeira Eficiente. O controle de vendas on-line permite ter acesso a dados atualizados em tempo real sobre fluxo de caixa, capital de giro, e taxas de vendas, por exemplo. Desse modo, os dados e relatórios gerados são confiáveis e consistentes, proporcionando um melhor embasamento para uma gestão financeira eficiente. 

Desvantagens de controle de vendas no Excel

Fazer o controle de vendas no excel ainda é uma opção. Há várias funcionalidades que podem ser exploradas para aprimorar a experiência de quem utiliza planilhas para fazer o seu controle. Contudo, mesmo com as novas funcionalidades, controlar suas vendas no excel pode trazer algumas desvantagens, conforme observamos abaixo:

  1. Conflito de informações. Se diferentes equipes ou colaboradores possuem diferentes planilhas, então não há centralização de informações e pode haver conflito em relação aos dados que as equipes possuem.
  1. Backup e falhas. Se as vendas são controladas no excel e você tem um problema em seu computador com a planilha principal, pode haver perda de informações ou até mesmo de toda a planilha.
  1. Segurança. Nem sempre são aplicadas senhas ou outras formas de segurança para proteger planilhas. Por este motivo, ao utilizar o controle de vendas no excel, é possível que seus dados sejam expostos se houver furto do dispositivo em que a planilha de excel se encontra. Além disso, o log e as alterações não ficam rastreadas, por isso o método é menos seguro e pode gerar dados inconsistentes.
  1. Falta de agilidade na atualização e de relatórios atualizados. Mesmo com as diversas funcionalidades e novos usos do excel, ele é focado majoritariamente em cálculos. Por isso, ao utilizá-lo para o controle de vendas, não se têm relatórios tão confiáveis e atualizados em tempo real como em um bom software de controle de vendas. Essa desvantagem é um fator crucial no processo decisório, pois quem possui relatórios e dados atualizados em tempo real toma decisões mais rápidas e com melhor embasamento.
  1. Falta de controle de tarefas individuais. As planilhas múltiplas ou passadas de setor em setor exigem um processo de follow-up que, quando não é feito em tempo hábil, pode gerar a perda de vendas ou a imprecisão de dados e estatísticas.

Tabela de controle de vendas

             A tabela de controle de vendas nada mais é do que uma planilha. Ela pode ser feita em outros aplicativos ou em outros formatos, mas ainda apresenta as mesmas desvantagens. Apesar disso, muitas empresas preferem ter uma tabela de controle, o que pode ser feito em diferentes meios – excel, word, planilhas on-line, ou até mesmo ser uma forma de visualização em um programa ou aplicativo de controle de vendas.

Qual a importância do controle de vendas

O controle de vendas é fundamental para organizar os processos comerciais a partir de uma sequência de ações claras e compartilhadas entre os times ligados às vendas. Com isso, se têm diversos benefícios de gestão de sua software house, além de benefícios para os clientes que utilizam seu produto, dentre os quais podemos citar: 

  • Melhor gestão financeira
  • Fluxo de caixa simplificado
  • Equipes mais entrosadas e com maior desempenho
  • Suporte ao processo decisório, sobretudo em relação ao desempenho e retorno financeiro dos produtos ou serviços prestados.

Como controlar vendas no cartão de crédito

O controle de vendas no cartão de crédito é fundamental para o controle de vendas e estoque. Isso porque muitas empresas acabam se perdendo quando começam a trabalhar com o cartão de crédito, e acabam não sabendo o que foi venda, o que foi perda, e não obtendo dados e relatórios fidedignos.

Na sua software house não precisa ser assim! Seus clientes podem obter as melhores soluções para controlar as vendas no cartão. Confira abaixo algumas formas de controlar as vendas no cartão de crédito: 

  1. Comprovantes

             É uma forma manual e mais difícil para empresas maiores, mas é possível fazer o controle de vendas no cartão de crédito arquivando os comprovantes para saber os dados de vendas a partir deles. Para isso, não se pode acumular comprovantes por mais do que um dia para que haja menos chances de erros de contagem.

  1. Conciliador de cartões

             Com um software conciliador de cartões, a conferência dos comprovantes é feita de forma automática, facilitando o controle de vendas no cartão de crédito e tornando os dados mais confiáveis. É muito útil integrar o conciliador de cartões a seu software de gestão para que os dados sejam transferidos para a parte financeira do software de gestão de forma automática. Isso agiliza e torna mais confiável o controle de vendas.

  1. Sistema ERP de gestão

             Uma das alternativas mais modernas de conferência de vendas é utilizar um sistema ERP de gestão. Com essa ferramenta, é possível não apenas fazer o controle eficaz e em tempo real de vendas no cartão de crédito, como também cruzar essas informações com outros dados e gerar relatórios e informações atualizadas e mais confiáveis sobre sua software house. Isso torna o controle de vendas mais rápido, eficaz e realista.

Conclusão

             Fazer um controle de vendas é fundamental para qualquer negócio. É a partir desse controle que é possível gerar relatórios, dados e informações relevantes para o processo decisório. Há diversas formas de se fazer esse controle de vendas, mas utilizar um programa ou aplicativo de controle, definitivamente, oferece mais opções de soluções para seus clientes. 

             Ofertar algum tipo de sistema de controle de vendas é fundamental para uma software house que queira ter um produto completo e proporcionar aos seus clientes as melhores soluções para o negócio.

É a partir desse controle de organização dos processos da área comercial da empresa que seu cliente conseguirá melhores dados para investir corretamente em produtos comprovadamente aceitos pelo mercado e impulsionar suas vendas!

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Formado em Comunicação em Multimeios. Analista de Marketing da TecnoSpeed, focado em produção de conteúdos para mídias digitais.

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