Saiba o que são demandas sazonais do e-commerce e como ajudar seus clientes que vendem online a enfrentar as dificuldades desse perÃodo com Plug4Market.
O universo das vendas online é cheio de desafios, e é preciso trabalhar constantemente para se manter atualizado e competitivo. Se você atende clientes dentro desse segmento, provavelmente sabe o quanto ficar de olho nas datas comerciais e demandas sazonais do e-commerce faz diferença.Â
Mas você conhece essas demandas a fundo? E sabe como preparar seu ERP para dar conta delas, entregando a melhor estrutura e resultados para as marcas que utilizam seu sistema? Neste artigo, falaremos exatamente sobre isso.Â
Então, continue a leitura até o final para dominar as demandas sazonais do e-commerce, sua importância e suas oportunidades, e a melhor solução para deixar seu software pronto para elas: o Plug4Market. Vamos lá?
O que são demandas sazonais?
Demandas sazonais são variações de interesse que acontecem em determinadas datas ou perÃodos do ano. Sabe quando chega março e dispara o interesse e busca por ovos de Páscoa e chocolates? Ou quando chega novembro e os produtos tech e natalinos ganham as páginas iniciais das lojas on-line? Ou, ainda, como a procura por casacos de frio parece loucura entre dezembro e fevereiro?
Esse vai-vem de comportamentos de consumo são previsÃveis e se aplicam sobre produtos ou serviços nos mais diversos setores, como vestuário, alimentação, decoração, turismo e outros. Normalmente, essas demandas sazonais são influenciadas por datas comerciais, feriados, estações do ano, eventos culturais e outros eventos especiais.
Alguns exemplos de destaque de demandas sazonais do e-commerce são o Natal, a Black Friday, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Férias Escolares, Volta às Aulas, Páscoa, Dia do Cliente e Semana do Consumidor.
Por que as demandas sazonais são tão importantes para o e-commerce?
Demandas sazonais são sinônimo de duas coisas: oportunidades e picos de vendas. Só por essa informação já é possÃvel entender com bastante clareza o porquê elas são importantes para o e-commerce, não é mesmo?
Por outro lado, essas datas e perÃodos podem trazer vários desafios e momentos de estresse para empreendedores e gestores de e-commerces. Afinal, podem trazer picos de tráfego web, alta na demanda de atendimento ao cliente, estoque e suporte… resumindo: as demandas sazonais testam os limites operacionais das marcas e exigem planejamento e ajustes.
As lojas on-line, portanto, precisam não apenas estar cientes dessas flutuações para aproveitar as oportunidades que elas podem trazer. Elas devem ajustar suas estratégias para reduzir riscos de quebra de estoque, prejuÃzos financeiros e à imagem do negócio.
O foco de um e-commerce deve ser sempre atender à s necessidades dos consumidores e, durante perÃodos de alta demanda, isso se torna ainda mais delicado e crucial.
Entenda como as demandas sazonais podem afetar seus clientes que vendem online!
As demandas sazonais do e-commerce podem afetar as lojas virtuais de diferentes formas. Em primeiro lugar, é uma excelente oportunidade de se diferenciar e destacar da concorrência. Seja ao oferecer um produto ou serviço alinhado com as necessidades e desejos do consumidor em um determinado perÃodo ou por conta de um preço mais atraente, frete grátis ou outra condição vantajosa.Â
Também é um bom timing para pensar em promoções e estratégias direcionadas para zerar um estoque de produtos parados, lançar novas coleções e itens, fazer parcerias e colabs com outras marcas, e até explorar novos nichos e públicos.
Ao antecipar e ir de encontro com as necessidades sazonais dos consumidores, as marcas podem ganhar um discurso mais atrativo para o seu e-commerce e oferecer uma experiência de compra mais conveniente aos seus visitantes e clientes.Â
Mas para isso é preciso fazer um bom planejamento de estoque e de campanhas, além de um aumento na capacidade logÃstica para absorver o aumento na demanda. Outro impacto que não pode deixar de ser considerado.
E, ainda, há espaço para desenvolver interações significativas, temáticas e até personalizadas para criar uma conexão mais profunda e emocional com os clientes. O que pode resultar em uma maior taxa de conversão, satisfação, retenção e fidelização, além de um maior ticket médio. Â
A longo prazo, esse tipo de ação promocional pode até mesmo se tornar uma tradição e as pessoas esperarem não apenas pela data sazonal, mas pelas ofertas da sua marca para comprar aquilo que precisam com você!
Como preparar seu ERP para fortalecer seus clientes que vendem online?
Ok, as demandas sazonais do e-commerce são desafiadoras e oportunas, mas como você pode ajudar seus clientes a ter os melhores resultados diante delas?
Esteja integrado aos principais marketplaces e e-commerces
Vender online exige estratégias de atração inteligentes, mas isso só faz diferença se, desde o princÃpio, a loja oferecer uma boa estrutura para o consumidor navegar, encontrar o que quer e precisa, e realizar sua compra com facilidade e segurança.Â
Para isso, uma plataforma de e-commerce ou marketplace reconhecida e funcional é essencial. E oferecer uma gestão dessas plataformas direto do seu ERP pode ser tudo o que o seu cliente precisa e sonhou, e talvez nem saiba que é possÃvel.
Ofereça uma gestão de vendas online omnichannel para seus clientes
Quem não é visto não é lembrado, já ouviu essa expressão por a� No mundo do e-commerce, é preciso vender onde seu público-alvo está e compra, e não dá para apostar todas as suas fichas em só um canal. Do mesmo jeito, seu cliente não pode ter uma venda multicanal e tentar gerenciar todos separadamente.
A marca e a experiência dela precisam ser uma só, assim como a gestão precisa estar centralizada para permitir uma visão completa das vendas e da operação da loja como um todo. O nome disso é venda ominichannel e, no contexto das demandas sazonais do e-commerce, pode representar mais oportunidades de venda, conversão e lucro.
Ofereça uma gestão integralizada de estoque
Por fim, não dá para se preparar para um pico de pedidos e vendas sem revisar e otimizar o seu estoque. Imagine vender em vários canais sem ter um controle preciso das quantidades em estoque e uma atualização integrada e em tempo real das saÃdas? Uma receita para o caos, o prejuÃzo e a insatisfação dos clientes! A gestão integrada já é essencial em um fluxo normal, em uma operação é uma questão de segurança básica.
Com o Plug4Market você garante tudo isso para seu cliente!
Quer levar tudo isso para os seus clientes a partir de uma única solução, que é fácil de integrar e de usar, além de MUITO vantajosa?
O Plug4Market é o HUB de marketplaces e e-commerces da TecnoSpeed. Com ele, você poderá oferecer aos usuários do seu sistema a integração com os principais canais de venda do mercado e uma gestão centralizada e inteligente direto da tela do seu ERP.Â
Assim, eles poderão se diferenciar no mercado e alavancar suas vendas; e você poderá agregar valor ao seu software e torná-lo ainda mais completo e indispensável.
E, claro, os desafios das demandas sazonais do e-commerce não passaram de meros detalhes comparados ao sucesso que seus clientes lojistas e a sua empresa de software terão!