Atenção: desativação dos protocolos SSL e TLS 1.0 e 1.1 para SVRS

Entenda a atualização da Sefaz Virtual do Rio Grande do Sul, que desativa os protocolos SSL e TLS 1.0/1.1


Novidade na Sefaz Virtual do Rio Grande do Sul. No dia 20/12/2019, foi emitida uma nota sobre a desativação dos protocolos de comunicação SSL, TLS 1.0 e TLS 1.1 para os servidores de DF-e SVRS, a partir do dia 16/01/2020.

O principal objetivo é garantir o funcionamento do Ambiente de Autorização dos Documentos Fiscais eletrônicos da melhor maneira possível. E por isso, houve a desativação dos protocolos de comunicação mais antigos. 

Abaixo vamos mostrar o que mudou. Confira!

Os impactos da desativação 

Primeiro, é importante que você, desenvolvedor, se atente para a desativação. Todas as UF’s que utilizam o servidor de SVRS sofrerão impactos, caso você atenda esses estados: AC, AL, AP, DF, ES, PB, PI, RJ, RN, RO, RR, SC, SE, TO. Se prepare para a mudança.

Já em relação aos documentos que serão afetados por essa desativação, todos que são transmitidos para esse servidor terão mudanças, sendo eles: NF-e (mod 55), NFC-e (mod 65), CT-e (mod 67) CT-e OS (mod 67) e MDF-e (mod 58).

Lembrando que essa medida visa melhorar o funcionamento do Ambiente de Autorização dos Documentos Fiscais, justificativa exposta pela própria SEFAZ do Rio Grande do Sul.

O que fazer? 

Todos os emitentes de Documentos Fiscais eletrônicos dos estados que utilizam os servidores SVRS para recepcionar suas notas deverão, a partir do dia 16/01/2019, confirmar a opção “Usar TLS 1.2”. É recomendado também que sempre manter a versão do Windows atualizada.

Deixamos um exemplo abaixo para te auxiliar:

Novidade na Sefaz Virtual do Rio Grande do Sul. Veja agora

Como atualizar o TLS 1.2

Clientes TecnoSpeed

Agora, se você é cliente da TecnoSpeed, o processo é muito mais fácil! 

Os emitentes de DF-e’s dos estados citados neste artigo, e que utilizam os produtos da Tecnospeed para emitir seus documentos (Componentes e Managers), não sofrerão impactos. 

Os produtos da Tecnospeed possuem mecanismo de comunicação por protocolos que independe das configurações do Windows. Mas atenção: é importante manter as versões dos componentes e Managers sempre atualizadas.

As versões dos produtos Tecnospeed que já suportam este mecanismo independente de comunicação, são:

Componente NF-e

11.1.60.6168 (ou mais recente)

Componente NFC-e

8.1.52.8702 (ou mais recente)
Componente CT-e

11.1.52.5132 (ou mais recente)

Componente CT-e OS

2.1.15.5094 (ou mais recente)
Componente MDF-e

8.1.48.5116 (ou mais recente)

Manager eDoc

5.1.97.6705 (ou mais recente)

 

Ainda não conhece as soluções da TecnoSpeed? Clique aqui e veja como a “A Casa do Desenvolvedor” impactará a sua Software House!

Formado em Comunicação em Multimeios. Analista de Marketing da TecnoSpeed, focado em produção de conteúdos para mídias digitais.