Emissão de boleto online: entenda como funciona esse processo

boleto online, saiba como gerar e ganhar dinheiro.
Tempo de Leitura: 4 minutos

Qual a melhor maneira de emitir boleto online? Veja as formas mais comuns e a importância de adotar uma API própria!


Os meios de pagamento estão em constante transformação. Se antes a única possibilidade de fazer uma transação era com dinheiro em notas, hoje temos até criptomoedas.

Porém, aqui no Brasil, os boletos continuam como uma opção bastante em alta, sendo utilizada para diversas finalidades, de quitar contas de energia elétrica, até compras em e-commerces. 

Diante deste cenário, uma pergunta permanece: como funciona a emissão de boleto online desses negócios?

Para você, desenvolvedor, que está planejando oferecer serviços de programação e gestão para uma empresa, entenda se realmente é possível gerar boleto online na internet, além dos modelos mais comuns e a discussão entre intermediador de pagamentos versus API para emissão de documentos fiscais. 

Continue aqui e acompanhe o nosso artigo! Boa leitura. 

Boleto online: como gerar esse documento pela internet?

Para iniciarmos a nossa discussão temos uma pergunta muito frequente entre os novos empresários e até mesmo por aqueles que estão há mais tempo no mercado. Como funciona a emissão de um boleto online? Como é possível realizar esse serviço, sendo que muitos negócios se filiam às instituições bancárias para realizar pagamentos?

Sim, sabemos que isso talvez seja um pouco abstrato na sua mente. Porém, fique tranquilo! O processo de emissão de boletos na internet é intermediado dentro da própria empresa, quando ela possui um software preparado para esse tipo de procedimento, ou através de empresas que trabalham como terceirizadas, cobrando taxas fixas a cada nota e fazendo que esse empreendedor não gaste com o desenvolvimento de um sistema.

Os modelos variam de acordo com a demanda desse negócio e pelo interesse naquele momento. É possível iniciar de uma forma, mas mudar ao longo do tempo, de acordo com o crescimento da empresa e aumento da demanda desse comércio. 

Quais os modelos de boleto online?

Atualmente existem alguns modelos de boleto online, que são emitidos em forma física e em forma virtual. Esses documentos fiscais são de grande importância não somente para a pessoa que está recebendo, mas também para o empresário, visto que ele utiliza dessas notas para fazer o controle de estoque e até mesmo organizar o pagamento de tributos ao Governo Federal. 

Sobre as formas que esses boletos são emitidos, temos alguns mais comuns, que a maioria das pessoas utiliza de forma frequente, mas nem ao mesmo sabe da importância de se distinguir um do outro. 

Carnê

Em primeiro lugar temos o modelo de boleto online em forma de carnê. Quando tratamos desse termo, não estamos citando aqueles talões antigos, ainda muito comuns em lojas de departamento e IPTU, por exemplo, para que o consumidor comprasse o seu produto e pagasse parcelado sem a necessidade de um cartão de crédito.

Porém, a referência é muito parecida e o funcionamento também. Essa forma de pagamento ocorre através boletos, que são gerados mensalmente com o valor dividido pelo tempo de parcelamento. 

Ou seja, se você investiu em um produto de R$800,00 e parcelou de 8 vezes sem juros, a cada mês um boleto online é gerado cobrando a quantia de R$100,00, até que esse pagamento se finalize e termine a pendência com a empresa.

Avulso 

Contudo, existe outro que também é muito comum e talvez o preferido em relação ao método de carnê. A nota avulsa serve para pagamentos à vista, que não necessitam de nenhum tipo de parcelamento e nem ao mesmo acréscimo de juros ao valor do boleto online. 

Apesar de ser a forma mais buscada pelos compradores e pelas softwares houses — que querem oferecer APIs de boletos para os sistemas de seus clientes — o número de pessoas que o utilizam é mais baixo, já que nem todos possuem dinheiro para pagar a compra no valor integral. Por isso é sempre importante oferecer as duas formas, ampliando a opção do consumidor! 

Quer entender mais sobre a diferença entre o boleto avulso e o carnê? Confira o vídeo e adquira mais conteúdos!

Boleto avulso e carnê, veja a diferença | Fintech

Intermediador de pagamentos: uma boa opção?

No mercado tecnológico existem diversas opções para gerar boleto online. Uma dessas, que é muito comum principalmente entre microempreendedores individuais, á a forma de pagamentos através de uma empresa terceirizada, que funciona como intermediadora. 

Em primeira instância, a adoção desse serviço é benéfica, visto que se não há uma grande saída de produtos, não existe a necessidade de criar um sistema próprio para gerar esse pagamento. Porém, quando essa empresa começa a crescer, torna-se fundamental mudar de modelo para suprir as necessidades desse negócio.

Imagine que você desenvolva um sistema para o seu cliente e ele comece gradativamente a aumentar as suas vendas. A partir de um momento, então, é preciso oferecer a implementação de uma API própria, porque gerar boleto online através de terceirizadas, além de cobrar taxas, é mais demorado. Portanto, esse é um investimento em longo prazo. 

Gestão de boleto online 

Para isso, então, existe a gestão de boleto online. Ao analisar que o seu cliente, empresário que está crescendo no mercado, precisa de mais atenção no momento de gerar esses documentos fiscais, vale a pena indicar a adoção de uma API própria em relação às intermediadoras.

Além de ser mais econômico em longo prazo, essa atitude diminui a burocracia que as empresas terceirizadas cobram dos consumidores para finalizar o pagamento e otimiza o tempo gasto para terminar toda a operação.

Ou seja, se a sua software house não trabalha diretamente com o desenvolvimento de aplicações desse nicho, é importante procurar por outros negócios, como a TecnoSpeed, que trabalham com esse tipo de sistema e otimizam as formas de gerar boleto online.

 

Conclusão 

Para finalizar o nosso artigo faremos, então, uma retomada de tudo que discutimos até aqui. Para aqueles que não conhecem, é possível, sim, fazer a emissão de boleto online. Existem alguns modelos mais comuns, como a nota em forma de carnê e em forma avulsa, que precisam estar presentes em qualquer sistema de pagamentos. 

Se você, desenvolvedor, está procurando melhorar a sua gestão sobre o boleto online, entenda com a gente da TecnoSpeed tudo sobre o assunto, além de outras temáticas relacionadas, que são extremamente importantes para a sua profissão.


Helen Cunha
Helen Cunha
Helen Cunha é bacharel em Marketing. Responsável pelas estratégias de mercado direcionado para Fintechs.

Comments are closed.

Pular para o conteúdo