Tempo de Leitura: 4 minutos

Você sabe o que é “empregabilidade”? Como a falta de mão de obra qualificada afeta o setor de TI? Entenda sobre este conceito e como ele pode afetar as Software Houses. Confira!


A empregabilidade é um dos assuntos mais comentados nos últimos anos, se tornando essencial para o mercado de trabalho, principalmente no momento da construção da carreira profissional. 

Com grandes expectativas para os próximos anos, a área de Tecnologia da Informação (TI), está super aquecida. O que será que um profissional dessa área precisa ter para se qualificar? Como aumentar seu índice de empregabilidade? E como está a empregabilidade no Brasil? 

Confira neste artigo, as respostas para essas e outras perguntas importantes sobre empregabilidade e como a Casa do Desenvolvedor decidiu ajudar empresas e desenvolvedores a se encontrarem.

O que realmente é empregabilidade? 

Muitos pensam ser somente a parte de conseguir um emprego, mas a empregabilidade é mais que isso, é sim, um conjunto de conhecimentos, técnicos e comportamentais que o mercado de trabalho busca em um profissional. 

Pode ser entendida também como a busca constante de redução de custos, aumento da produtividade e a melhoria do nível de serviços prestados. Sendo assim, engloba a parte de conseguir um emprego, mas também a aptidão de se manter empregado. 

Entenda o que é empregabilidade.
A empregabilidade mudou o mercado de trabalho | Imagem: Envato Elements.

E qual é sua importância?

O mercado de trabalho mudou muito nos últimos anos, antes um funcionário bem-visto era aquele que ficava vários anos na mesma empresa, agora, o que conta mais é o “espírito empreendedor” desse profissional. 

O profissional que está atento às mudanças, às necessidades, tem autonomia sobre sua carreira, são capazes de se adaptar e se reinventar, terão os mais altos índices de empregabilidade. Se mantendo no emprego como também conseguindo as melhores oportunidades.

Você sabe quais são as bases da empregabilidade? 

Visto sua importância, o profissional deve ter responsabilidade sobre sua empregabilidade. E segundo José Augusto Minarelli, criador do conceito, existem três pontos que estruturam a base da empregabilidade. São eles: competências, conhecimento e rede de relacionamentos. 

Nas competências, destaque para a proatividade, ética e automotivação. Nos conhecimentos, manter se atualizado e sempre evoluir seu conhecimento. E por fim, a rede de relacionamentos, o famoso networking, é importante manter laços de amizade, dentro e fora da empresa. 

Existem também os pilares da empregabilidade que José Augusto Minarelli também desenvolveu, com o objetivo de proporcionar ao profissional a capacitação de gerar trabalho e renda. Os pilares são

Adequação Vocacional

Felicidade no que faz influencia nos seus resultados. 

Competência Profissional

Manter-se atualizado às inovações da sua área de atuação.

Idoneidade

Princípios e valores do profissional, considerando às leis, a honestidade e o cumprimento das normas da empresa. 

Saúde física e mental

Saber dosar a vida profissional e pessoal, para se manter saudável para enfrentar os desafios do cotidiano. 

Reserva Financeira

A existência de uma reserva financeira é uma garantia contra momentos de instabilidade na carreira. Assim, conseguindo focar em sua eficiência e produtividade. 

Relacionamentos

Novamente, o networking é essencial para suas oportunidades de trabalho real. 

Como desenvolver seu índice de empregabilidade?

Agora você já sabe o que é empregabilidade, sua importância, bases e pilares, certo? Então confira algumas dicas de como desenvolver essas competências:

  • Invista em cursos de aperfeiçoamento e atualização, dentro e fora da sua área de atuação
  • Leia, leia muito. Abranja seu conhecimento cultural também
  • Aprenda novos idiomas
  • Melhore constantemente sua comunicação verbal e não verbal
  • Fique atento às novas tecnologias
  • Cuide da saúde física e mental
  • Pratique o trabalho em equipe
  • Pratique e aperfeiçoe a liderança
  • Aprenda com os erros
  • Seja um bom ouvinte e mantenha a mente aberta
  • Construa bons relacionamentos. 

Como está a situação da empregabilidade no Brasil?

As empresas também tem percebido essas mudanças no mercado de trabalho, o perfil de profissionais e a natureza do trabalho mudaram, tanto como, as relações do colaborador com as organizações, suas habilidades e expectativas.

Com essas mudanças vieram algumas dificuldades: 

  • Dificuldade de manter colaboradores especializados 
  • Necessidade constante de se adaptar às tecnologias 
  • Escassez de mão-de-obra qualificada. 

Podemos ver muito isso na área de Tecnologia da Informação. Mesmo que segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no primeiro trimestre deste ano o Brasil tenha batido um recorde de desemprego, com 14,8 milhões de pessoas. O que se vê na área de TI é o contrário. 

Estudos do IBGE apontam que até 2024, serão mais de 290 mil vagas em aberto e muita dificuldade em preencher essas vagas e manter os profissionais. Por isso, você profissional, precisa buscar sempre aperfeiçoar seu índice de empregabilidade, e as empresas precisam saber se adaptar a esse novo profissional, porque não adianta ter as vagas abertas se ela também não se adapta a esse novo perfil de colaborador.

Veja como está a empregabilidade no Brasil.
A empregabilidade no Brasil possui alguns desafios | Imagem: Envato Elements.

Empregos na área de TI e Pandemia:

A área de TI é uma das que mais cresce no mundo e no Brasil, segundo estudos, o setor cresceu 12% no ano de 2020, muito desse resultado justamente devido a pandemia do Covid-19. Onde a procura e a necessidade de tecnologia explodiu, principalmente na parte de computação em nuvem e cibersegurança, visto que aumentou o número de trabalhadores remoto, compras online, transações bancárias, serviços de streaming, entre outros. Uma transformação digital urgente e acelerada.

Segundo estudos, algumas habilidades específicas mais requisitadas além das citadas acima, são por profissionais que desenvolvam mobile, Data Analytics, Big Data, Ciência de Dados e inteligência artificial.

A Casa do Desenvolvedor e nosso Portal de Empregos 

E essa grande demanda por profissionais qualificados e oportunidades de emprego que condizem com o novo perfil de colaborador, foi um dos motivos que fez a Casa do Desenvolvedor surgir. Um ambiente para toda a rede de desenvolvedores encontrar informações atuais sobre o universo de tecnologia. 

Uma grande comunidade para compartilhamento de soluções, conhecimento, networking e visando ajudar tanto as Software Houses que estão à procura de profissionais, como os desenvolvedores à procura de um emprego, surgiu o Portal de Emprego da Casa do Desenvolvedor

Divulgue sua vaga ou encontre uma oportunidade

Percebemos a necessidade de ter um portal de fácil acesso, exclusivamente para área de tecnologia, e assim, contribuir no front da empregabilidade e promover o encontro entre profissionais e empresas da nossa rede, que tem uma demanda constante por talentos. 

Acesse agora o portal clicando no botão abaixo, veja como é fácil participar, cadastrar vagas e se candidatar também!

Summary
O que é empregabilidade? 
Article Name
O que é empregabilidade? 
Description
Muitos pensam ser somente a parte de conseguir um emprego, mas a empregabilidade é mais que isso, é sim, um conjunto de conhecimentos, técnicos e comportamentais que o mercado de trabalho busca em um profissional.  Pode ser entendida também como a busca constante de redução de custos, aumento da produtividade e a melhoria do nível de serviços prestados. Sendo assim, engloba a parte de conseguir um emprego, mas também a aptidão de se manter empregado. 
Author
Publisher Name
TecnoSpeed
Publisher Logo

Localização

Tecnospeed ©  2021. Feito com ❤ pelo time Tecnospeed.