Tempo de Leitura: 4 minutos

Compreender os processos da certificação digital é fundamental para que a Software House consiga oferecer o apoio que o cliente precisa. Saiba tudo neste conteúdo!


Cada vez mais pessoas físicas e jurídicas utilizam meios digitais que requerem autenticidade em assinaturas e transações, o que torna o Certificado Digital muito importante. Para o agente de registro que emite esses certificados, é fundamental conhecer as etapas do Certificado Digital para poder auxiliar o cliente da melhor forma possível.

O Certificado Digital é muito mais que uma simples oportunidade de lucro para Software Houses que desejem oferecer este serviço, trata-se de uma comodidade que pode aproximar o cliente e fidelizá-lo pela praticidade e segurança ao ter esse certificado emitido com a própria empresa.  

São vantagens sensacionais, e para você aproveitar melhor cada uma delas, é importante ter bastante cuidado na emissão do certificado.

As etapas do Certificado Digital são simples, mas devem ser seguidas à risca para que tenha validade jurídica e nenhum problema ocorra. Por isso, neste artigo você entenderá todas as etapas do Certificado Digital e como este produto pode se tornar um grande potencial para a Software House e alavancar seus resultados.

O que é Certificado Digital?

O Certificado digital representa a identidade virtual da pessoa física ou jurídica, constitui-se em um documento eletrônico que envolve segurança e reconhecimento em diversas esferas, uma vez que possui a autenticidade verificada. Ele utiliza chaves criptográficas para gerar uma identidade única e segura para quem o possui. 

Esse certificado permite, por exemplo, que a realização de transações tributárias sejam feitas facilmente, viabilizando a regularidade do cliente de sua Software House para com as obrigações impostas pela Receita Federal, Secretaria da Fazenda Estadual e até mesmo os Fiscos Municipais. 

Tal documento é composto por informações da empresa ou da pessoa física, uma chave pública associada à pessoa jurídica ou física cadastrada e a assinatura digital de uma empresa autorizada como Autoridade Certificadora Confiável. São várias etapas do Certificado Digital até a emissão deste documento. Continue conosco e veja cada um delas.        

Por que existem etapas na emissão?

As etapas na emissão do Certificado Digital são fundamentais para garantir autenticidade, segurança e validade para a assinatura de documentos que exijam este certificado. Dessa forma, cada fase deve ser seguida para maior segurança de quem precisa utilizar este documento.

Etapas de um certificado digital

Veja as etapas de um certificado digital!
Essas cinco etapas vão te ajudar muito no processo de Certificado Digital. | Imagem: Pexels.

Confira quais são as etapas para a emissão de um Certificado Digital.

1- Compra

A primeira das etapas do Certificado Digital é a compra. É o momento em que a pessoa física ou jurídica faz a solicitação do certificado para seguir para as etapas seguintes. Esse é um excelente momento para familiarizar o cliente com o conceito e a importância do Certificado Digital.

2- Agendamento

O agendamento da validação é necessário para que um dia em específico seja acordado com quem deseja tirar o certificado para que se valide os documentos. Consiste em uma etapa indispensável, podendo-se agendar a validação presencial, por videoconferência ou até mesmo por delivery.

3- Validação

Trata-se do momento em que os documentos fornecidos pela pessoa física ou jurídica são validados e em que a biometria é coletada. Os documentos necessários para a validação da pessoa física são:

  • Documento de Identificação
  • Carteira de Identidade de Estrangeiro (CIE), se estrangeiro domiciliado no Brasil
  • CPF.

Já para a pessoa jurídica, os documentos necessários são os seguintes:

  • Documento de Identificação
  • Carteira de Identidade de Estrangeiro (CIE), se estrangeiro domiciliado no Brasil
  • CPF
  • Registro Comercial (para empresa individual)
  • Ato Constitutivo ou Certidão Simplificada, Estatuto ou Contrato Social em vigor devidamente registrado em órgão competente
  • Documento de eleição de seus administradores, se aplicável
  • Cartão do CNPJ impresso no site da Receita Federal do Brasil há no máximo 5 dias.

4- Emissão

Com os documentos devidamente válidos, o Certificado Digital é emitido, gerando uma chave única para a pessoa física ou empresa cadastrada. A partir daí, é preciso instalar o Certificado Digital em seu computador ou dispositivo em que ele seja usado. E está pronto! Seu certificado já pode ser usado enquanto for válido nos meios pertinentes.

5- Renovação

Após o período de validade do Certificado Digital (em geral, de um a três anos), é preciso fazer a renovação do certificado, caso os dados cadastrais permaneçam os mesmos, ou emitir novo certificado atualizado, caso os dados tenham sofrido alguma alteração.

Sua Software House pode cuidar desse processo para o seu cliente

Cuidar das etapas do Certificado Digital pode ser muito simples! Sabendo que Certificado Digital é fundamental para qualquer empresa, a sua Software House pode fazer deste um excelente produto, não apenas para maximizar os resultados, mas também para simplificar a rotina do cliente e aproximá-lo de seu negócio!

Não tem complicação, emitir um Certificado Digital em sua Software House é mais fácil do que pensa. Com a tecnologia certa, você pode emitir o documento no momento da implantação do software e, quando necessário, renová-lo em uma simples visita técnica!

Conheça a parceria em Certificação Digital!

Faça a diferença e colabore para o sucesso de seus clientes. Ofereça Certificação Digital de qualidade para seu público e aumente a sua lucratividade!

Parceria TecnoSpeed

Se você quer facilitar a vida do cliente de sua Software House e ainda aumentar seus lucros sem dor cabeça, a parceria Certificado Digital da TecnoSpeed foi feita para você!

A TecnoSpeed vai tornar super fácil emitir certificados digitais em sua Software House. A gente cuida da burocracia e você lucra com essa parceria remunerada que vai te dar todo o suporte necessário para ajudar seus clientes! São preços justos para que você e seus clientes se beneficiem dessa incrível solução.

A aprovação de nossa parceria remunerada é de 98% dos desenvolvedores, um índice que reflete as muitas vantagens oferecidas a sua Software House. São mais de 1.500 Software Houses que transformaram seus processos e deixaram de sofrer com as etapas do Certificado Digital. Passaram a promover um serviço de qualidade, com menos gastos com o suporte, gerando lucro e muita satisfação para seus clientes!

Conclusão 

Agora que você conferiu todas as etapas do Certificado Digital, que tal entender melhor sobre a tabela ICMS. E se tiver alguma dúvida, comente aqui embaixo!

Summary
O que é Certificado Digital?
Article Name
O que é Certificado Digital?
Description
O Certificado digital representa a identidade virtual da pessoa física ou jurídica, constitui-se em um documento eletrônico que envolve segurança e reconhecimento em diversas esferas, uma vez que possui a autenticidade verificada. Ele utiliza chaves criptográficas para gerar uma identidade única e segura para quem o possui.  Esse certificado permite, por exemplo, que a realização de transações tributárias sejam feitas facilmente, viabilizando a regularidade do cliente de sua Software House para com as obrigações impostas pela Receita Federal, Secretaria da Fazenda Estadual e até mesmo os Fiscos Municipais. 
Author
Publisher Name
TecnoSpeed
Publisher Logo
3 ComentáriosFechar comentários

Deixe um comentário

Localização

Tecnospeed ©  2022. Feito com ❤ pelo time Tecnospeed.