Eventos do eSocial: lista completa e atualizada

Veja a lista completa dos 48 eventos do eSocial, a definição dos 4 tipos de eventos, e a sequência lógica em que você deve enviá-los.


Com a substituição de uma quantidade enorme de documentos, é de se esperar que o eSocial contemple muitas informações, de diferentes tipos, periodicidades e frequência de reutilização. Estas informações são organizadas em eventos, cada um contendo seu layout próprio e os campos com informações pertinentes à ele.

Os 48 eventos do eSocial são classificados em 3 tipos: Eventos Iniciais, Eventos de Tabelas, Eventos Não-periódicos e Eventos Periódicos. Esses eventos possuem uma sequência lógica de envio, conforme a imagem abaixo:

Sequência de envio dos eventos do eSocial

Quais são os Eventos do eSocial

Veja a definição e a lista dos eventos do eSocial, com a definição dos tipos de eventos e links para a documentação e o layout de cada um deles. Esta lista foi atualizada em março de 2019, na versão 2.5 do eSocial


Eventos Iniciais

Esses eventos contém informações sobre o empregador, como classificação fiscal e estrutura administrativa. Os dados enviados nestes eventos são aproveitados em eventos periódicos e não-periódicos. No momento da implantação do eSocial na empresa, deve-se enviar eventos deste tipo para cadastramento inicial dos vínculos dos empregados ativos.

Na versão 2.2 do eSocial, existia o evento “S-2100: Cadastramento Inicial do Vínculo”. Com a versão 2.3 do layout, as informações contidas neste evento foram absorvidas pelo evento “ S-2200: Admissão do Trabalhador”. Assim sendo, o S-2100 foi removido e restou somente um Evento Inicial:   


Eventos de Tabela

Complementando os eventos iniciais, os Eventos de Tabelas incluem informações importantes, que se repetem em diversos eventos periódicos e não-periódicos, aparecendo várias vezes no layout.

Devem ser transmitidos imediatamente após os Eventos Iniciais, pois as informações aqui contidas são imprescindíveis para a composição do restante dos eventos do eSocial.

Uma vez enviadas as informações para preenchimento destas tabelas, é necessário mantê-la perfeitamente atualizada, enviando eventos de retificação conforme ocorram alterações.

Os Eventos de Tabelas possuem um campo chamado “data de início de validade” e “data de fim de validade” que estabelecem a validade das informações. Sempre que necessário enviar um evento de alteração das tabelas, deve-se alterar a data de validade.

Os Eventos de Tabelas são:


Eventos Não-Periódicos

Como o nome sugere, são eventos que acobertam acontecimentos que não tem uma data pré-fixada para acontecer, relacionados à direitos e deveres trabalhistas, previdenciários e fiscais.

Por exemplo, a admissão de um novo empregado, alteração salarial, acidente de trabalho, demissão, entre outros eventos sem periodicidades fixas para ocorrer.

Os Eventos Não-Periódicos são:


Eventos Periódicos

Eventos Periódicos são eventos relacionados à acontecimentos com datas fixas para acontecer, como por exemplo, a folha de pagamentos.

Os Eventos Periódicos são:


Prepare-se para a EFD-Reinf e o eSocial!

Seu software está preparado para as próximas etapas do eSocial e da EFD-Reinf?

Sabemos que o desenvolvedor de software precisa estar sempre atualizado sobre os documentos fiscais, e nem sempre isso é uma tarefa fácil.

Por isso a TecnoSpeed preparou um Webinar gratuito para o dia 24 de Maio, às 10 horas.

Abordaremos tudo o que você precisa saber sobre a EFD-Reinf e os eventos periódicos do eSocial para as empresas do Grupo 3, bem como os principais desafios de implementar o eSocial e a EFD Reinf no seu Software.

Clique no banner abaixo para inscrever-se de graça!

Webinar eSocial EFD-Reinf

Formado em Marketing. Redator do Grupo TecnoSpeed. Escreve artigos e conteúdos para TecnoSpeed DF-e, Certificados Digitais e WiFire.

Artigos relacionados