Exemplos de dashboards: confira agora os mais populares

Métricas dinâmicas e interativas: saiba como os exemplos de dashboard são importantes para o funcionamento da sua empresa!


Com novos modelos de negócios, aumento da concorrência e transformação digital, o cenário do empreendedorismo no Brasil está cada vez mais desafiador.

A função do empresário, diferente do que muitos imaginam, vai além de ser a cara do business, mas também de trazer novidades, que auxiliam o quadro de colaboradores em suas funções.

Você já pensou em exemplos de dashboards para deixar o serviço mais dinâmico e interativo? Essa é uma opção muito interessante!

Por isso, pensando em você e na sua empresa, vamos explicar o que é esse sistema, além da importância dele dentro de um negócio.

Para concretizar o que explicamos, daremos também exemplos de dashboards, onde elas se aplicam em um empreendimento e como ela ajuda o empresário dedicado.  

Ficou interessado no assunto? Continue aqui e entenda com detalhes sobre o assunto. Boa leitura! 

PlugDash: dashboard personalizável, inteligente e dinâmico.

O que é dashboard?

Você, empresário, muito provavelmente já escutou esse nome em algum lugar. A dashboard é um sistema interativo, que apresenta as métricas da sua empresa através de um painel dinâmico e descomplicado. As configurações são reguladas pela própria empresa, a fim de que se adequem aos resultados e objetivos daquela reunião ou momento.

Sim, sabemos que é comum a confusão desse modelo com sistemas do Pacote Office, por exemplo. Muitas pessoas acreditam que os exemplos de dashboard são semelhantes a um PowerPoint, visto que esse meio também cria apresentações e utiliza gráficos, layouts, entre outros. Porém, não é a mesma coisa!

Esse sistema é totalmente adequado aos resultados empresariais, com configurações criadas para essa finalidade. Além disso, ele funciona como uma API, que se integra ao seu software para complementar as funções oferecidas por ele. 

Qual a importância desse sistema?

Muito se discute hoje em dia sobre o uso de dashboards. Os empresários estão cada vez mais intrigados com esse sistema, buscando opiniões sobre o uso dela e dos benefícios gerados para a organização como um todo.

Mas, afinal, qual a importância desse sistema? Simples! Imagine que você tem uma empresa em que os funcionários precisam passar por reuniões semanalmente. Mesmo que o colaborador seja extremamente empenhado, ao acompanhar as métricas através de um papel ou slide, tudo se transforma antiquado e pouco rentável. 

Os exemplos de dashboard são algumas maneiras de tornar a análise dos resultados de uma empresa e a busca por novas medidas mais interativas e dinâmicas. Processos cansativos, que não instigam o trabalhador, automaticamente tornam o processo muito menos interessante — para ambas as partes. 

Exemplos de dashboard: 3 modelos essenciais

Agora que já entendemos o que é dashboard e a importância dela para uma empresa, precisamos explicar para você, empresário, algumas formas de adotá-la ao seu software e disponibilizá-la em várias situações de trabalho.

Para você que é ligado e até mesmo trabalha com a área de tecnologia, esta é, sem dúvidas, uma ótima maneira de tornar o serviço mais dinâmico e rentável. 

  • Dashboard para computador

O primeiro entre os exemplos de dashboard está na versão para computador. Independente de qual seja o seu ramo, como indústria, varejo ou apenas um pequeno escritório, a comunicação descomplicada que esse sistema traz é muito mais agradável e fácil de entender.

Durante as reuniões, ao invés de somente haver o acompanhamento dos dados em papéis ou planilhas, a dashboard para computador surge para mostrar todas as métricas em sua tela e de maneira simultânea e dinâmica, para que todos acompanhem os resultados e medidas necessárias para o futuro. 

  • Dashboard para TV

Para as empresas que fazem reuniões mais extensas ou que possuam equipes maiores — que exijam lugares compartilhados para transmitir as informações — existe também a dashboard para TV.

Além de ser compatível com qualquer sistema, esse tipo de apresentação faz que os colaboradores consigam se comunicar melhor e chegar a acordos mais unidos. Os layouts dinâmicos e descomplicados facilitam a vida desses funcionários, ajudando até mesmo na tomada de decisão e insights criativos.

  • Dashboard para mobile 

Quem disse que o smartphone não é um aliado para o empresário? Infelizmente muitas empresas acreditam que os celulares atrapalham o serviço, enquanto outras desfrutam dos benefícios que esse pequeno aparelho traz, como a opção de dashboard para mobile.

Agora, além de acompanhar no computador e na TV, também é possível analisar as métricas através de exemplos de dashboard em celulares, com uma interface totalmente adaptada para esse tipo de aparelho e para prender a atenção do colaborador. Esse é um investimento efetivo para o negócio dos dias de hoje!

Como encontrar um sistema que me atenda?

Até aqui, então, entendemos quase tudo sobre dashboard. Porém, a maior dúvida entre os empresários é de como encontrar um sistema no mercado que os atenda de maneira completa e eficaz.

Para isso é necessário, antes de tudo, que o sistema seja compatível com todas as linguagens de programação, já que essa API precisa se juntar ao software da empresa para funcionar. Além disso, quanto maior forem os exemplos de dashboard, como as opções para mobile, TV e computador, melhor ainda é esse serviço!

Por isso, aqui na TecnoSpeed você encontra o PlugDash, um sistema completo, que filtra as informações necessárias para as suas métricas e personaliza layouts descomplicados, com gráficos e dados muito bem estabelecidas. Essa API é melhor opção para você no mercado!

Conheça o PlugDash

Conclusão

Antes de encerrarmos o nosso artigo precisamos de um pequeno resumo de tudo que foi discutido até aqui. Entendemos o que é a dashboard definitivamente, já que esse nome é muito falado no mercado e pouco explicado, além da importância dela para o funcionamento eficaz de uma empresa.

Para isso trouxemos alguns exemplos de dashboard para você, empresário, que está pensando em aplicar esse sistema no seu negócio. Claro, não poderíamos deixar de lado o nosso PlugDash, a API que melhor atende o mercado nos dias de hoje!

Formado em Comunicação em Multimeios. Analista de Marketing da TecnoSpeed, focado em produção de conteúdos para mídias digitais.

Artigos relacionados