O atendimento via WhatsApp já é parte da rotina das empresas e o próximo passo é otimizar a experiência do cliente no WhatsApp. Confira o porquê e como!
Já falamos aqui sobre como vender pelo WhatsApp se tornou uma realidade e até mesmo uma demanda do mercado nos dias atuais. O aplicativo há tempos não é mais uma mera ferramenta de comunicação, mas uma ferramenta de marketing, relacionamento e negócios.
Nesse sentido, pensar na experiência do cliente no WhatsApp se tornou uma demanda.
Afinal, é preciso buscar formas de se diferenciar da concorrência e driblar os desafios de manter uma comunicação clara, personalizada e profissional em uma ferramenta digital tão popular e pautada na agilidade.
E existem estratégias capazes de te ajudar não só a superar essas dificuldades, mas transformá-las em oportunidades para seu negócio. Por isso, venha entender o que é experiência do cliente, sua importância e como garantir uma boa experiência via WhatsApp. É só continuar a leitura até o final!
O que é a experiência do cliente?
Entenda a importância da experiência do cliente no WhatsApp.
Falar em experiência do cliente significa falar de todo o conjunto de ações e estratégias de interação e relacionamento do consumidor com a marca. A experiência depende de todos os pontos de contato da empresa – loja fÃsica, e-commerce, redes sociais, e-mail, telefone – e das diferentes etapas da jornada do cliente – do primeiro contato ao pós-venda.Â
Cada vez mais, os consumidores estão em busca de uma experiência diferenciada e de qualidade, e estão dispostos a tomar suas decisões de compras baseados nisso e até a gastar mais para obter esse tipo de entrega.
Portanto, podemos entender a experiência do cliente como uma demanda que não pode ficar de fora das prioridades de um negócio que deseja ter sucesso e se destacar em seu segmento. Dentro dela, cabem estratégias de comunicação, conteúdo, atendimento, oferta, unboxing, operação, pós-venda e suporte.
Qual a importância da experiência do cliente?
Uma boa experiência do cliente é importante porque ela está diretamente ligada aos resultados de vendas, à receita da organização e à reputação da marca.
Estar no digital já é necessidade e não mais uma tendência; a competitividade no online é ainda maior, considerando que as barreiras fÃsicas e territoriais não são mais um fator impeditivo; e quem não se diferencia oferecendo uma experiência única, positiva e completa ao cliente, acaba ficando para trás.
Como superar as expectativas?
Na hora de superar as expectativas dos consumidores, o céu é o limite. Lembrando sempre que não existe receita pronta, cada negócio precisa encontrar as estratégias que mais fazem sentido para seu público, segmento e marca.Â
É possÃvel pensar, por exemplo, em medidas mais práticas, como a configuração de respostas automáticas que agilizam o atendimento e não deixam seus clientes sem retorno; ou de um catálogo, que permite que o cliente consulte os produtos e preços com autonomia e rapidez.Â
Ou, ainda, em ações de fidelização personalizadas, como mensagens de aniversário, cupons atrelados a datas especiais, pesquisas de satisfação e conteúdos segmentados a partir do funil de vendas ou perfil do consumidor.
Como garantir uma boa experiência do cliente no WhatsApp?
No Brasil, o WhatsApp é o aplicativo de comunicação mais utilizado pela população ‒ está baixado em 99% dos smartphones brasileiros ‒ e no mundo ele já soma mais de 2 bilhões de usuários.Â
Então, é fundamental adotar medidas para atender seus clientes com agilidade, qualidade e autenticidade via WhatsApp. E você pode fazer isso a partir dessas dicas:
1. Utilize o WhatsApp Business
O WhatsApp Business é a versão corporativa do mensageiro e a que deve ser utilizada para uma comunicação mais eficiente e profissional, e uma experiência mais organizada e personalizada.
Isso porque ele permite gerenciar uma conta comercial, cadastrar uma série de dados sobre o seu negócio (horário de funcionamento, endereço, catálogo de produtos) e, ainda, conta com recursos valiosos para as suas ações de relacionamento e vendas através do aplicativo, como automações e filtragem de mensagens.
2. Ofereça um atendimento ágil e amigável
No WhatsApp, a comunicação precisa ser rápida. Os clientes esperam uma resposta quase que instantânea por conta da dinâmica do aplicativo e isso pode ser decisivo na hora de realizarem suas compras. Pensando nisso, para a experiência do cliente ser positiva é essencial ficar atento às mensagens e buscar a melhor solução para retorná-las o quanto antes e com eficiência.
Além disso, é importante lembrar que o WhatsApp é um canal de comunicação pessoal para o seu cliente. Por isso, a comunicação pelo aplicativo também deve ser amigável, direto ao ponto e, principalmente, permitida pelo usuário. Ou seja, sempre peça a autorização de seus clientes e prospects para contatá-los via WhatsApp.
3. Configure e conte com chatbots
Conectado com a dica anterior, contar com um chatbot para otimizar o seu atendimento via WhasApp é outra ideia valiosa. Assim, é possÃvel reunir o melhor dos dois mundos: atendimento rápido e personalizado, mesmo que o volume de mensagens e clientes seja grande.
Hoje em dia, a inteligência artificial evoluiu muito e são capazes de realizar o primeiro contato com os clientes e muitas vezes até solucionar a demanda trazida por eles sem que você precise intervir.Â
Portanto, vale investir nessa estratégia para facilitar a vida dos seus consumidores e a sua. Elencando as principais dúvidas relacionadas aos seus produtos e marca, escolhendo uma ferramenta de confiança, configurando o chatbot com atenção e usando-o em conjunto com suas outras ações pensando em experiência, seu negócio vai ter muito sucesso e retorno!
4. Insira em sua estratégia a fidelização dos clientes
Sabia que também é possÃvel utilizar o Whats para fidelização de clientes? E isso é mais uma excelente forma de otimizar a experiência do cliente no WhatsApp.
Aqui, estamos falando de ações de pós-venda, customer success e relacionamento, como pedir feedbacks, oferecer suporte, enviar cupons de desconto para uma nova compra, lembretes de renovação de assinatura, mensagens personalizadas e outros tipos de ofertas e conteúdos especiais que vão gerar conexão e satisfação. Pense nisso!
5. Integre uma API de WhatsApp ao seu ERP
E se o WhatsApp Business é o passo básico para uma experiência de qualidade, a integração de uma API de WhatsApp ao seu ERP é a escolha fundamental para ir além e oferecer um atendimento diferenciado.
Com esse tipo de recurso, fica muito mais fácil gerenciar grandes volumes de mensagens, configurar respostas automáticas e chatbots, realizar disparos de mensagens e campanhas, e construir um relacionamento que vai encantar seus clientes.Â
Tudo em um só lugar, integrado com as outras funcionalidades do seu sistema e com a possibilidade de uso simultâneo de múltiplos usuários!
Como um sistema integrado ao Whatsapp pode fortalecer a experiência do cliente?
O PlugMessage é a API de WhatsApp da TecnoSpeed e a melhor forma de integrar o seu sistema com o WhatsApp.Â
Com ela, você leva todas as funções do aplicativo para o seu ERP e ainda pode criar soluções exclusivas baseadas no Whats e nas necessidades do seu cliente para enriquecer ainda mais sua entrega e seu software.
São mais de 20 features, como catálogo de produtos; envio de boletos por e-mail; registro de cobrança; agendamento de revisão em veÃculos e muito mais, com uma única integração.Â
Partiu levar a experiência dos seus clientes e dos clientes dos seus clientes para outro nÃvel? Se quiser mais dicas, confira também o nosso guia para WhatsApp Marketing!