Tempo de Leitura: 5 minutos

Você é um(a) freelancer? Sabe qual é a diferença entre freelancer e PJ? Essa é uma nova maneira de emprego, que vem crescendo muito. Confira


O mercado de trabalho atual nos traz inúmeras possibilidades de atuação. Independente da carreira, as profissões estão em constante transformação e o mercado se modifica com o passar do tempo e com a modernização da sociedade.

Com certeza, alguém do seu ciclo de pessoas, já passou pelo cargo de freelancer em alguma área de trabalho. Ser freelancer tem se tornado um formato de trabalho muito recompensado nos dias de hoje, seja para conquistar uma graninha extra ou, até mesmo, por gostar de ter um trabalho paralelo, que traga um bom retorno financeiro para colaborar com as contas no final do mês. Mas, ser freelancer vai muito além de um extra. Existem inúmeras pessoas que optam por ter este modelo como seu trabalho original e fixo, organizando sua própria agenda de afazeres com maior liberdade em suas atividades.

Nós estamos falando sobre os freelancers, um termo em inglês que determina uma maneira diferente de trabalho, mais conhecidos também como autônomos, que trabalham em diversas empresas oferecendo também serviços remotos.

Nesse artigo, nós iremos abordar muitas situações e ideias para todos compreenderem o que é o trabalho de um freelancer, principalmente, para quem tem o interesse em trabalhar dessa maneira. Continue aqui com a gente e você entenderá quais os segmentos que um freelancer pode prosseguir, onde se candidatar como freela e onde contratar freelancers também!

Conheça A Casa do Desenvolvedor.

O que é Freelancer? 

Como falamos ali acima, o freelancer nada mais é do que um profissional autônomo que trabalha de maneira livre, sem grandes vínculos empregatícios e em várias empresas, às vezes, simultaneamente. O freelancer é um dos profissionais mais liberais dentro de qualquer segmento que ele atue e o mercado digital favorece muito esse trabalho!

É uma atividade como qualquer outra, com prazos, datas e boa remuneração, dependendo do ramo. Mais conhecido como “Freela”, o apelido do termo freelancer em inglês, tem se tornado um modo de vida para diversos profissionais.

O freelancer trabalha por conta própria, prestando serviços para as outras empresas e, neste ramo, é possível encontrar pessoas que trabalhem como redatoras, web designer, jornalistas, programadores, profissionais de marketing, tudo isso por meio da internet. Ou seja, se você tem um computador disponível e bons conhecimentos em alguma área, sem dúvida, você já pode se tornar um freela. 

Mas, o que faz um Freelancer? 

A maioria dos freelancers, atualmente, trabalham com atividades voltadas à tecnologia. É uma ótima opção para quem deseja ter liberdade de trabalho e conseguir realizar as suas funções, mesmo distante do local empresarial. 

Como faço para calcular o valor de trabalho?

Entenda como calcular o valor do seu trabalho como freelancer!
É muito importante saber calcular, o preço que vai cobrar pelo seu trabalho. | Imagem: Pexels.

Para calcular esse trabalho, é necessário que você tenha muita atenção, noção dos valores da sua área, valorização do seu tempo de carreira e, principalmente, amor próprio com a sua função. É necessário enxergar o valor da sua função, para que você não perca dinheiro, nem faça nada mais barato só porque o vizinho faz um preço menor por serviço, ou porque o seu cliente é um grande amigo seu.

Calcule sempre as suas despesas e o seu tempo de produção, afinal, você é a pessoa que vai arcar com todos os custos, seja para reuniões, viagens ou qualquer outra tarefa que irá sofrer gastos de equipamentos, mão-de-obra, tempo, insumos, recursos, materiais e outros mais. Fique sempre de olho no preço de mercado referente à sua área, pois o valor a ser cobrado depende muito de cada profissão que será exercida no momento.

Como o freelancer recebe um pagamento?

Normalmente um freelancer recebe seus pagamentos por meio de trabalhos prestados, como horista, semanal, mensal, ou pelo custo do projeto executado naquele tempo em contato com a empresa, com emissão de notas, no caso do Microempreendedor Individual (MEI). Novamente, não se esqueça: valorize sempre o seu trabalho.

Diferenças entre freelancers. 

PJ – MEI

O regime para a pessoa jurídica é totalmente diferente do contrato de uma pessoa que trabalha como CLT, ou seja, em regime em carteira (CLT) a pessoa na qual é contratada, talvez não possa trabalhar como freelancer, pelo simples fato de que ela tem todos os direitos reservados dentro dos processos trabalhistas, ou mesmo pelo tempo que um contrato CLT demanda do profissional.

Já o padrão de trabalho para uma pessoa PJ, é aquele que tem a sua própria empresa registrada, mesmo quando a empresa é ele mesmo (pessoa física) e trabalha com todos os seus direitos reservados de prestador de serviços. O freelancer PJ presta seus serviços para outras empresas e não possui vínculo empregatício.

Contrato temporário

Alguns freelancers atuam por período de contrato até que determinada atividade seja concluída. Muito parecido com este é o contratado por projetos. Uma vez que o projeto / tempo de serviço é finalizado, o profissional fica livre para o próximo desafio, seja na mesma empresa ou em outras.

Contrato por dia de trabalho ou horista

Além das outras formas de trabalho, existem os que trabalham por dia de atuação ou por hora de serviço, ou seja, recebem por cada dia ou hora trabalhados, dentro de determinada empresa, ou por quantos dias / horas ele demanda para completar um projeto.

Em suma, um freelancer é remunerado por um único trabalho, enquanto que o profissional PJ presta um serviço contínuo e recebe o salário pelo período que durar o seu contrato.

Onde posso divulgar meus trabalhos e conseguir freelancer?

Qual plataforma divulgar o meu trabalho? Vem com a gente e descubra!
Saber onde divulgar o seu trabalho e portefólio é essencial. | Imagem: Pexels.

Existem algumas plataformas de acesso para que você consiga divulgar os seus trabalhos como freelancer, inclusive, saiba que aqui, na TecnoSpeed, desenvolvemos uma plataforma exatamente para divulgar o trabalho de freelancers de inúmeras áreas de atuação. Esta plataforma é o Portal de Freelancers da Casa do Desenvolvedor.

Você não precisa necessariamente ser um desenvolvedor para cadastrar o seu portefólio na plataforma, nós ampliamos as possibilidades e incluímos diversos outros segmentos como o que você atua! Então, se você é um(a) freelancer, é só se cadastrar e conferir quais opções que possuímos ali no HUB e aproveitar para divulgar o seu trabalho!

Com o nosso portal, você tem um espaço especial para você! Além de cadastrar o seu job, você pode procurar por oportunidades freelas, e também procurar por um freelancer, caso você também precise de um 😉 Ter uma plataforma única para você poder exibir o que tem a oferecer é primordial para encontrar oportunidades exclusivas e com maior segurança, inclusive, as empresas podem entrar em contato com você pela plataforma.

A Casa do Dev

A Casa do Desenvolvedor é um ambiente que vai te auxiliar a entrar em contato com o mundo tecnológico, de forma mais precisa, segura e rápida. Além dos jobs, você ainda terá acesso a cursos, palestras e eventos, conhecer sobre o mundo dos softwares e poder se atualizar dentro da sua área de atuação.

É de fácil acesso e ótimo para quem deseja lapidar sua capacitação. Nossos cursos são exemplares e te ajudam a se qualificar para se candidatar às vagas que estão disponíveis por ali.

Portal de Freelancer

Conclusão

Ser freelancer é extremamente válido e pode te trazer experiências únicas! O portal Hub é uma ótima oportunidade para quem deseja ter grande liberdade para trabalhar e está a procura de novos horizontes.

Nós, da TecnoSpeed, acreditamos muito nesse modelo de trabalho, valorizamos e apoiamos a todos que estejam envolvidos em suas áreas como freelancer! Aproveite o nosso portal Hub o máximo que conseguir! 😉

Summary
O que é Freelancer?
Article Name
O que é Freelancer?
Description
O freelancer trabalha por conta própria, prestando serviços para as outras empresas e, neste ramo, é possível encontrar pessoas que trabalhem como redatoras, web designer, jornalistas, programadores, profissionais de marketing, tudo isso por meio da internet. Ou seja, se você tem um computador disponível e bons conhecimentos em alguma área, sem dúvida, você já pode se tornar um freela. 
Author
Publisher Name
TecnoSpeed
Publisher Logo
3 ComentáriosFechar comentários

Deixe um comentário

Localização

Tecnospeed ©  2022. Feito com ❤ pelo time Tecnospeed.