Os 5 principais gargalos de venda do seu cliente

Entenda como o gargalo de vendas pode influenciar os resultados do seu cliente e saiba qual a melhor forma de resolvê-lo.


O termo gargalo de vendas começou a ser empregado na década de 1980, com o objetivo de reconhecer situações pontuais que resultam em atrasos ou prejuízos durante o processo de negociação com o cliente.

Esses empecilhos, entretanto, se fazem presentes até os dias de hoje, sendo importante identificá-los para se buscar formas de evitar que comprometam o desenvolvimento do negócio do seu cliente.

Então, se o negócio dele tem passado por dificuldades, é muito provável que ele esteja enfrentando um gargalo de vendas – e o pior de tudo, sem fazer ideia do que isso realmente significa.

O que é gargalo de vendas?

O gargalo de vendas é uma dificuldade ou impedimento que compromete a eficiência do processo de vendas. Isto é, são pequenos entraves que o seu cliente pode enfrentar diariamente, e que trazem riscos ao negócio dele.

Surgindo de problemas internos ou externos, com ele as vendas não fluem, retardando não apenas as metas, mas também desperdiçando dinheiro e afetando a produtividade da sua equipe.

5 gargalos de venda enfrentados pelo seu cliente

Que as empresas buscam a estabilidade, a gente sabe! Mas como conquistá-la quando tudo parece perdido? Para uma dúvida como essa, é importante que seu cliente se atente às seguintes situações:

1. Mão de obra despreparada

De nada adianta esforços incríveis se seu cliente prefere manter uma equipe de vendedores desqualificada e sem experiência. Em um mercado cada vez mais competitivo, o atendimento de qualidade é determinante para o fechamento de novas vendas.

2. Falhas na gestão de recursos

Administrar uma empresa não é simples, isso porque qualquer descuido pode comprometer sua saúde financeira. Do mesmo modo, uma má gestão dos recursos humanos também pode resultar em insatisfação dos funcionários e rotatividade do pessoal.

3. Não conhecer sua concorrência

Um dos grandes desafios para sobreviver à competitividade do mercado é saber lidar com a concorrência. Então, quando seu cliente não conhece quem faz parte desse quadro, fica praticamente impossível desenvolver boas estratégias de venda.

4. Pouco investimento em automação

Não investir em aplicativos de força de vendas, por exemplo, atrapalha o desenvolvimento da equipe de vendedores do seu cliente, assim como a organização da empresa dele. Resultado? Menos flexibilidade no atendimento e mais processos burocráticos.

5. Leads desqualificados

Os leads são a razão do processo de vendas. Mas se seu cliente não investe em Marketing Digital, eles provavelmente não terão potencial para fechar negócio. Isso porque alguns leads precisam ser um pouco mais nutridos por conteúdos, para chegar às etapas finais.

Como resolver essa situação?

Para solucionar o gargalo de vendas do seu cliente é importante que ele, primeiramente, consiga identificar o problema para visualizar melhor a situação.  Do contrário, todos os esforços e recursos empregados serão em vão.

Assim, analisar todos os aspectos do negócio, de forma prática e realista, é essencial. A fim de reconhecer as principais frustrações antes que elas virem uma imensa dor de cabeça.

Saiba o que é um gargalo de vendas e como evitá-lo.

Formada em Comunicação e Multimeios e pós-graduanda em Marketing, Criatividade e Inovação. Redatora do Grupo TecnoSpeed. Escreve artigos e conteúdos para a TecnoSpeed Fintech e para o PlugMobile.

Artigos relacionados