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Você sabe como as APis podem ser grandes aliadas na geração de novos negócios? Vem entender com a gente, neste artigo!


Em um cenário de transformação digital acelerada, é natural que as ferramentas que possibilitem integrações e automações ganhem cada vez mais relevância. E essa é a pura definição das APIs. Por permitirem a automação do negócio e integrarem dados e sistemas, as APIs acabam trazendo vantagens competitivas essenciais para as empresas, influenciando diretamente no crescimento dos negócios.

Há inúmeros exemplos de como as APIs podem fazer diferença na criação de novos negócios, aumentando o alcance das empresas, reduzindo custos e obtendo maior eficiência. Na área de comunicação, atendimento ao cliente, vendas, desde a aquisição até o pós-venda, sem dúvidas uma delas se destaca: o WhatsApp Business API. 

Neste artigo, mostraremos os motivos para investir no WhatsApp Business API e como ele pode ser um grande aliado na geração de novos negócios. Confira!

Como integrar o WhatsApp ao seu negócio

Em uma pesquisa recente sobre mensageiria móvel no Brasil, constatou-se que o WhatsApp está presente em 99% dos smartphones brasileiros. Além disso, 93% dos entrevistados afirmaram que abrem o aplicativo diariamente, sendo que 5% responderam que acessam quase todos os dias. Certamente, não há como ignorar a dimensão que o WhatsApp alcançou dentro do país. Mas como isso impacta em novos negócios?

Outro estudo mostrou que 84% dos consumidores que usam mensageiria, fazem isso para tirar dúvidas no processo de decisão de compra. Já, desses, 74% buscam trocar mensagens com as empresas para realizar compras e 76% utilizam para procurar suporte. Para suprir as necessidades das empresas que buscam, justamente, a interação com esses consumidores, o WhatsApp disponibiliza duas versões diferentes da tradicional.

Sendo assim, além do WhatsApp padrão, utilizado pelo público em geral para troca de mensagens entre pessoas físicas, as empresas podem contar com o WhatsApp Business e o WhatsApp Business API para aproveitar as oportunidades de negócio que a plataforma oferece. 

Lembrando que a versão padrão não possui recursos que tenham como objetivo a utilização para negócios e não é pensada para proporcionar uma interação entre clientes e prospects com funcionários de uma empresa.

Antes de entrar no WhatsApp Business API e mostrar como essa API é uma grande aliada na geração de novos negócios, vamos mostrar rapidamente a diferença entre as versões para a empresa. 

WhatsApp Business: o primeiro passo para empresas

Compreenda o WhatsApp Business: o primeiro passo para empresas!
É necessário para aqueles vendedores e empresas o WhatsApp Business. | Imagem: Pexels.

O WhatsApp Business é um primeiro passo para a empresa ou vendedor que quer profissionalizar o seu atendimento pela plataforma. Assim como a versão para usuários finais, também está disponível para download nas mesmas plataformas de aplicativos. Com ele, se consegue acrescentar mais informações ao perfil, como e-mail, segmento, horário de funcionamento e descrição do negócio.

Além disso, no WhatsApp Business, a empresa tem acesso ao recurso de respostas rápidas, cadastrando algumas respostas padrão. Assim, quando for conversar com o consumidor, é preciso somente selecionar a resposta cadastrada. Outra opção são as respostas automáticas de boas-vindas ou de aviso de horário comercial. 

É uma possibilidade inicial para empresas que buscam mais recursos na plataforma, permitindo que o canal de comunicação gere uma boa experiência aos consumidores. 

Contudo, há algumas limitações, como a disponibilidade somente em um smartphone ou Web WhatsApp, restringindo o atendimento a uma única pessoa. Por isso, o WhatsApp Business API acaba sendo recomendado para empresas que buscam outras vantagens na geração de novos negócios.

WhatsApp Business API e a geração de novos negócios 

Por sua vez, o WhatsApp Business API permite um aumento na quantidade de clientes finais a serem atingidos e, consequentemente, na geração de novos negócios. Isso porque não é dependente do aplicativo ou Web WhatsApp, possibilitando o atendimento múltiplo a partir de um único número. Além disso, é integrado a soluções que a empresa já utiliza, permitindo a automação de processos. Vamos ver mais sobre isso.

Para exemplificar, separamos três casos de uso que podem impactar positivamente na geração de novos negócios.

1. Notificações de entregas

O primeiro deles é nas vendas on-line e nas transportadoras. Atualmente, grandes varejistas já fazem uso desse recurso para gerar uma boa experiência ao consumidor. Ou seja, quando a compra é realizada e o pedido despachado, a pessoa recebe uma mensagem avisando do processo.

Além da mensagem de status de envio, é possível ir além e entrar em contato para perguntar se o consumidor está disponível em determinado dia e horário. Isso faz com que o cliente não se frustre com uma entrega que não foi bem-sucedida e gera uma economia de recursos para a empresa.

2. Chatbots

Outra possibilidade é a configuração de um chatbot, podendo ser ativo ou receptivo. No caso acima, por exemplo, o chatbot já poderia entrar em contato com outras opções de horário caso a pessoa não estivesse disponível na primeira opção apresentada. 

Também se consegue utilizar os chatbots para automatizar comunicações e ampliar a geração de novos negócios, pois acabam proporcionando escalabilidade ao atendimento. Os chatbots possuem benefícios importantes:

  • aumentam a disponibilidade e agilidade no atendimento
  • permitem a automação de processos e diminuição de custo operacional
  • o fato de ter várias tecnologias em um único lugar  permite a criação de inúmeras jornadas.

Veja na prática como é a construção de um caso de uso de chatbot WhatsApp para Black Friday.

3. Transbordo

Outra opção é oferecer um atendimento via chatbot, mas que em determinado ponto da jornada aconteça o transbordo para um funcionário.  Com isso, o atendente terá acesso a todo histórico do cliente e conseguirá continuar a conversa sem ruídos.

Com as vantagens e casos de uso do WhatsApp Business API, além de oportunidades de novos negócios para empresas, há uma grande demanda de integração entre sistemas. Assim, empresas especializadas podem aproveitar para integrar a API do WhatsApp com outros softwares que façam sentido, como CRMs, ferramentas de RH, cobrança, entre outros. 

No TecnoUpdate, a ZENVIA e a Soublox mostram como uma integração com o WhatsApp Business API criou uma nova ferramenta que amplia ainda mais a geração de novos negócios. Assista aqui!

Sobre a Zenvia

Com atuação em toda a América Latina e mais de 10 mil clientes, a ZENVIA é movida pelo propósito de criar um novo mundo de experiências, por meio de uma plataforma que empodera as empresas a gerarem experiências únicas de comunicação para seus clientes. No Mundo ZENVIA, acreditamos que a evolução tecnológica e a experiência humana, combinadas, são capazes de unificar a comunicação em toda a jornada do consumidor e nos canais de sua preferência. Para saber mais, acesse o nosso site e confira os nossos perfis no LinkedIn, Facebook, Instagram, YouTube e Twitter.  

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Em uma pesquisa recente sobre mensageiria móvel no Brasil, constatou-se que o WhatsApp está presente em 99% dos smartphones brasileiros. Além disso, 93% dos entrevistados afirmaram que abrem o aplicativo diariamente, sendo que 5% responderam que acessam quase todos os dias. Sendo assim, além do WhatsApp padrão, utilizado pelo público em geral para troca de mensagens entre pessoas físicas, as empresas podem contar com o WhatsApp Business e o WhatsApp Business API para aproveitar as oportunidades de negócio que a plataforma oferece.  Lembrando que a versão padrão não possui recursos que tenham como objetivo a utilização para negócios e não é pensada para proporcionar uma interação entre clientes e prospects com funcionários de uma empresa.
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