Gestão empresarial: o que é, como aplicar e resultados concretos!

Gestão empresarial: o que é, como aplicar e resultados concretos!

Gestão empresarial: o que é, como aplicar e resultados concretos!

Toda empresa de sucesso tem uma gestão empresarial de excelência por trás. Quer entender melhor sobre esse assunto para colocar em prática no seu negócio? Então vem ver!

Tempo de Leitura: 5 minutos

Gestão empresarial é um termo que parece ser muito rebuscado, mas na verdade ele precisa ser do interesse de todos, não importa se você é empresário, gestor ou colaborador.

Você sabia que uma gestão empresarial pode definir o futuro de uma empresa? Se ela se dedicar a desenvolver os pontos certos, uma empresa pode decolar rumo ao sucesso, e é claro que o contrário também é verdadeiro.

Nesse post, vamos te explicar exatamente o que é o conceito de gestão empresarial, quais são os tipos e como aplicá-la no seu negócio para buscar bons indicadores. Boa leitura!

Conheça a Casa do Desenvolvedor

O que é gestão empresarial?

Gestão empresarial é o conjunto de todas as estratégias que visam o pleno funcionamento de uma empresa. Para isso, o foco são sempre bons resultados em todas as áreas, mas principalmente, na receita.
Para uma empresa ter sucesso, todas as suas engrenagens precisam funcionar, além de ser fundamental existir harmonia com a sociedade e a natureza. Tudo precisa coexistir de forma sustentável.

Como levar a gestão empresarial para o meu negócio?

Primeiramente, é preciso entender que não basta ser o dono da empresa para conseguir gerir o negócio. Um gestor é um profissional como qualquer outro, e nem sempre o dono da empresa tem o know-how necessário para desempenhar as funções de gestão.

Para isso, a gestão empresarial deve ser considerada uma necessidade e, mais do que isso, uma prioridade na lista de necessidades. Muitos negócios acabam falindo por conta de uma gestão empresarial inadequada ou até mesmo inexistente.

Se a sua empresa não pode arcar com os custos de contratar um profissional para ocupar a posição de gestor do negócio, você pode terceirizar essa demanda. Existem outras empresas que se dedicam à gestão de negócios ou ainda autônomos que prestam esse tipo de serviço.

Tipos de gestão empresarial

Por mais que a gestão empresarial tenha objetivos semelhantes, existem alguns tipos diferentes de gestão empresarial que podem se adaptar melhor a cada empresa. Selecionamos alguns deles para te explicar melhor:

Gestão meritocrática

Esse é um tipo baseado na meritocracia. Quando um funcionário apresenta bom desempenho, ele é reconhecido por isso. Isso cria um clima de competitividade entre o time, pois eles serão bonificados de acordo com os resultados que apresentarem.

Gestão democrática

Nesse tipo de gestão, o foco é no desenvolvimento de todos os colaboradores comandados por um líder. Existe mais horizontalidade e a competição só é estimulada se for algo saudável e que visa o crescimento de todos.

Gestão autoritária

O tipo de gestão autoritária tem bases bastante conservadoras. Aqui, somente uma pessoa é responsável por tomar todas as decisões, e elas geralmente são tomadas sem ouvir o restante da equipe. É um modelo que vem perdendo força ao longo dos anos.

Práticas de gestão empresarial

Para colocar a gestão empresarial em prática, é preciso ter alguns pontos em mente. Não somente em mente, claro. É preciso agir! Dá uma olhada em alguns desses pontos:

Planejamento e metas

Nada funciona sem planejamento, nem mesmo a tarefa que parece ser mais banal. Vamos usar um exemplo simples para você entender: quando você vai fazer um almoço, você precisa pensar no cardápio, comprar os ingredientes, preparar todos esses ingredientes, pensar em como servir… Enfim, são vários passos até ter o almoço pronto servido às pessoas.

Quando falamos de planejamento em gestão empresarial, é a mesma coisa. O gestor de um negócio precisa saber traçar um planejamento com todos os objetivos que foram identificados e, a partir daí, criar metas para atingir esses objetivos.

Inovação e tecnologia

A ajuda da tecnologia é sempre bem-vinda se ela for usada com sabedoria. Ela diminui falhas humanas, automatiza processos e melhora os índices de proatividade da equipe. 

Se a sua empresa ainda não conta com a ajuda de um sistema de gestão, os famosos ERPs, está na hora de considerar essa questão. Existem diversas opções com funcionalidades interessantes que podem poupar muito tempo e energia no seu dia a dia.

Também é importante ficar de olho no campo da inovação para identificar tendências promissoras para o seu negócio. Ter uma gestão empresarial que está sempre de olho nas atualizações é super importante!

Preocupação com os colaboradores

Os funcionários são a parte mais importante de qualquer organização. Sem eles, nada é possível, então é preciso valorizar essas pessoas. Um profissional que trabalha com respeito, conforto e motivação entrega melhores resultados e ajuda no crescimento da empresa.

Investir na qualificação dos profissionais, especialmente no time de gestão, também é algo que não pode ser negligenciado. Pense nisso como investimento e não como gasto, já que todo o conhecimento adquirido pelos colaboradores será utilizado dentro da empresa.

Pesquise cursos de aperfeiçoamento e ofereça aos colaboradores. Conhecimento nunca é demais e eles irão aproveitar muito essa oportunidade! 

Os impactos de uma ótima gestão empresarial

E, claro, que com todos esses pontos acima, uma empresa pode colher bons frutos. Você já parou para pensar nos resultados que uma gestão empresarial de excelência pode trazer para um negócio?

Aumento de receita

Quando as práticas de gestão empresarial estão bem alinhadas com todas as áreas da empresa, o aumento de receita é uma consequência natural. Isso é resultado de ações bem planejadas, com metas claras e um time engajado. Tem tudo para dar certo!

Maior visibilidade

Conforme uma empresa cresce, ela vai ganhando visibilidade no mercado. Clientes e concorrentes começam a notar mais o seu negócio, o que é ótimo, mas também pode ser desafiador. Mais uma vez, a gestão empresarial se mostra peça fundamental para guiar as ações frente às consequências da expansão.

Credibilidade

Para os colaboradores que estão na organização, uma gestão empresarial de qualidade transmite mais confiança e segurança. Mas isso também pode ser sentido “do lado de fora”. 

É só pensar como consumidor: qual supermercado te passa mais credibilidade? Um pequeno mercado que está sempre bagunçado e faltando produtos ou uma grande rede de supermercados com processos automatizados e organizados?

Desenvolvimento pessoal

No âmbito pessoal, todos saem ganhando quando se relacionam com uma empresa que se preocupa com sua gestão. Colaboradores trabalham mais felizes, mais motivados e mais engajados. Os donos e sócios, que acompanham o crescimento de suas organizações, conseguem sentir que estão no caminho certo.

Mais uma vez, os clientes dessa empresa, seja em negócios B2B ou B2C, também passam a admirar essa empresa, fazendo disso uma fonte de inspiração. A gestão empresarial, como o próprio nome sugere, impulsiona empresas, mas também é fundamental no relacionamento com as pessoas.

Programa Software House de Sucesso

Agora o nosso recado é com você que é gestor ou proprietário de Software House: sabia que nós da TecnoSpeed podemos te ajudar a levar a sua empresa a um próximo nível? E o melhor de tudo: de graça!

O Programa Software House de Sucesso tem tudo o que você precisa saber para lançar o foguete do seu negócio rumo aos resultados surpreendentes. Juntamos toda a nossa experiência de anos impulsionando Software Houses do Brasil todo para formar uma comunidade sólida e confiável. E você? Vai ficar de fora dessa? Clique no botão aqui embaixo para conhecer!

Conseguiu enxergar a importância de uma gestão empresarial de qualidade? Outro ponto que deve estar lado a lado com o gerenciamento de uma empresa é a saúde das finanças de qualquer negócio. Pensando nisso, que tal dar uma olhada nesse conteúdo sobre controle financeiro?

Karina Harumi
Karina Harumi
UX Designer, Analista SEO e Analista WEB na TecnoSpeed e Casa do Desenvolvedor, focada em experiência do usuário e performance. Uma boa experiência é tudo. ♡

1 Comment

  1. […] livre das hierarquias existentes em uma empresa. Quer entender um pouco mais sobre esse tipo de gestão? Vem, vamos te […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo