Um HUB de Integração faz toda a diferença para as lojas online. Veja o porquê e como implementar essa feature no seu sistema de gestão!
Um HUB de Integração é, cada vez mais, uma ferramenta indispensável para negócios que vendem online. Afinal, estamos vivendo a Era dos Marketplaces e, dentro da estratégia de múltiplos canais de vendas, quem não se organiza, sai no prejuízo.
Portanto, é fundamental não só conhecer esse tipo de recurso, mas pensar em formas de integrá-lo às suas soluções. Assim, seus clientes poderão usufruir dos benefícios que um HUB de Integração pode oferecer sem precisarem buscar outro fornecedor confiável.
Além disso, sua Software House tem muito a ganhar com essa feature: diferencial competitivo, argumentos de venda e valor agregado. Então, sem mais delongas, venha compreender todas as possibilidades e vantagens do HUB de Integração!
O que é um HUB de Integração?
O termo “HUB” pode ser traduzido como “eixo”, “núcleo”, “ponto central”; ou seja, ele está ligado à ideia de conexão. Desse modo, quando falamos em HUB de Integração, nos referimos a uma ferramenta integradora, uma plataforma que reúne diversas funcionalidades.
Tais funcionalidades podem ser derivadas de outras plataformas e de diferentes processos, áreas e demandas. E o foco desse tipo de solução são lojas online que realizam suas vendas em múltiplos canais e marketplaces.
Portanto, um HUB de Integração é um recurso centralizador, de organização e sistematização da operação de uma marca. Ele conecta processos e recursos como:
- Cadastro de produtos;
- Gestão e unificação de estoque;
- Gerenciamento de pedidos;
- Emissão de notas fiscais;
- Emissão de etiquetas;
- Plataformas de pagamento;
- Sistemas de frete;
- Monitoramento de entregas;
- Geração de relatórios;
- Gestão de preços e taxas;
- Integração de dados e processos;
- Automação da logística;
- Configurações e padronizações em massa;
- Criação e gestão de anúncios e campanhas.
Resumindo: um HUB de Integração é fundamental para quem quer manter uma operação transparente, organizada e com o mínimo de erros e prejuízos. E fazer tudo isso com o melhor custo-benefício que for possível, claro!
O HUB é o melhor amigo do lojista e uma oportunidade que você, gestor de Software House, não pode ignorar. Afinal, o trabalho de um desenvolvedor e de qualquer solução tecnológica é facilitar a vida das pessoas. E os recursos e vantagens de um HUB de Integração são exatamente o que seus clientes que vendem online precisam.
Você vai mesmo deixá-los buscar essa solução em outro fornecedor? E perder a chance de aumentar o valor, a atratividade e o lucro da sua empresa? Continue lendo para entender mais a fundo essa possibilidade…
Por que integrar um HUB de Integração ao meu ERP?
As múltiplas funcionalidades que um HUB de Integração pode contemplar são, sem dúvidas, mais do que motivo suficiente para implementá-lo. No entanto, as vantagens podem ser muito mais práticas, detalhadas e vastas do que isso.
Olha só o que ter um HUB de Integração anexo ao seu sistema ERP pode permitir e representar:
Gerenciamento massivo de múltiplos canais em um único lugar
Vender em múltiplos canais pode ser complexo e demandar um grande esforço para sincronizar o estoque e processos logísticos. No entanto, com um HUB de Integração fica fácil gerenciar os pedidos, o estoque e toda a operação de venda.
Tudo acontece de forma automatizada, otimizada e assertiva, a gestão é centralizada e as medidas podem ser massificadas. Ou seja, seu cliente poderá através do seu ERP ter uma gestão de vendas online unificada em uma única tela. E, assim, operar com mais segurança, transparência e produtividade, e menos esforço, custo e desperdícios.
Velocidade no cadastro de novos produtos em todas as plataformas
Uma das etapas que mais toma tempo na hora de adotar uma estratégia multicanal é cadastrar os produtos em cada uma das plataformas de vendas. Além de demorada, essa tarefa também é repetitiva e, por isso, extremamente passível a erros.
Entretanto, o HUB de Integração é uma forma de solucionar essas questões. Ele centraliza o cadastro dos produtos e automatiza a sincronização dos itens para todas as plataformas integradas.
Em outras palavras, você cadastra uma única vez e replica os produtos nas contas e canais de vendas que quiser.
Além disso, qualquer atualização também pode ser feita somente no HUB e aplicada para a rede de plataformas cadastradas.
Geração de relatórios de todos os pedidos da tela do seu sistema
Outra funcionalidade valiosa do HUB de Integração é reunir informações sobre a operação e jornada de compra. Desse modo, ele pode servir como ferramenta de monitoramento e garantir que o seller acompanhe os pedidos, vendas por canal e demais dados estratégicos da sua loja.
Tudo isso é interessantíssimo para identificar gargalos, pontos de melhoria, padrões e oportunidades direto no sistema. Além de manter o alinhamento e controle da operação para fins administrativos ou prestar contas e suporte aos seus consumidores.
Emissão de etiquetas de despacho
Mais um dos processos operacionais repetitivos que podem ser integrados e automatizados por meio do HUB de Integração é a emissão de etiquetas de despacho.
As informações podem ser sincronizadas automaticamente a partir dos documentos fiscais e as etiquetas geradas diretamente no sistema. Isso significa o fim do preenchimento manual, da despadronização entre os canais e do vai-e-vem de abas e plataformas.
No fim, esse processo obrigatório fica muito mais simples e seguro para os colaboradores, lojistas e negócios, independentemente do segmento.
Estoque unificado e centralizado
O fluxo de vendas e a gestão do estoque podem se tornar um verdadeiro caos se o lojista não mantiver um controle preciso das entradas e saídas da loja. É impossível vender em múltiplos canais sem um estoque integrado e uma gestão centralizada dele.
Por isso, contar com um HUB de Integração conectado ao seu ERP é não só uma escolha inteligente, mas necessária para garantir um estoque verdadeiramente unificado. Afinal, o estoque está diretamente ligado à gestão de insumos, as compras, o financeiro e vários outros departamentos e processos.
E o ERP pode ser justamente a peça que vai conectar tudo isso e permitir que a loja funcione como um ecossistema organizado, harmonioso e sustentável. Você consegue perceber o quanto isso é fundamental para o sucesso de qualquer marca? Pois é!
Como um HUB de Integração pode ajudar sua Software House?
Indo adiante no processo de conhecer a oportunidade que o HUB de Integração representa para o seu negócio, esse tipo de recurso te ajuda:
Facilitando a integração com inúmeros canais de venda online
Por se tratar de um HUB, essa ferramenta já contempla diferentes plataformas de venda, dentre e-commerces e marketplaces. Portanto, implementar um HUB de Integração no seu software é como pegar um atalho e integrar inúmeros canais de venda de uma só vez. Quer dizer: não é só seu cliente que tem a vida facilitada por essa feature.
Gerando economia de tempo e dinheiro
O que significa não precisar integrar canal por canal para ter as principais plataformas de venda conectadas ao seu ERP? Isso mesmo: menos tempo, esforço e dinheiro gasto pela sua Software House.
Um HUB de Integração é sinônimo de otimização e custo-benefício. É uma solução que te entrega o máximo de valor e possibilidades, com o mínimo de esforço. Tem como achar isso uma má ideia?
Estabelecendo um painel de gerenciamento centralizado e completo
Seu ERP tem como foco estruturar e otimizar a gestão do negócio dos seus clientes, certo? Quando ele é um lojista, ele precisará de muito mais do que um bom módulo financeiro, fiscal e de estoque. Foi-se o tempo em que vender presencialmente bastava e que um sistema que atendesse essa demanda também.
E um HUB de Integração vai te ajudar a implementar um painel de gerenciamento centralizado e completo, alinhado às necessidades mais atuais de seus clientes que vendem online.
Gerando valor a partir de personalização
Algumas soluções de HUB de Integração também são White-Label, ou seja, permitem que você inclua a sua marca na interface da aplicação.
Isso é uma grande vantagem, pois agrega valor à sua Software House e aos seus produtos. Tanto diante dos clientes quanto da concorrência e do mercado como um todo.
Permitindo uma integração via API
Outra oportunidade e vantagem que alguns HUBs oferecem é a integração via API. Esse formato de aplicação torna a implementação ainda mais rápida, simples e conveniente. Os dados são sincronizados com segurança e agilidade, e, principalmente, a estabilidade do seu sistema não é afetada. Vale ficar de olho e buscar por essa facilidade!
Viu só quantos pontos significativos? Sua Software House sai na frente ao optar por um recurso como o HUB de Integração. E não para por aí…
Como um HUB de Integração pode ajudar seus clientes?
É claro que não podemos deixar de destacar os benefícios concretos que um HUB de Integração traz aos seus clientes. Esse recurso ajuda os usuários do seu ERP:
Otimizando processos
Você já viu que um HUB de Integração agrega várias plataformas de venda e centraliza e automatiza inúmeros processos, certo? Tudo isso significa a otimização de diversas tarefas que integram a rotina do seu cliente.
Tanto porque a centralização facilita o fluxo de trabalho e aumenta a produtividade quanto porque a automatização poupa tempo e previne erros. O que torna a operação mais assertiva e eficiente de forma geral.
Gerando economia de tempo e aumento de produtividade
Assim como toda otimização, a utilização de um HUB de Integração ajuda seus clientes a poupar tempo e recursos. Sem contar que eles se livram de tarefas repetitivas e demoradas, podendo focar em outras demandas e ser mais produtivos.
Criando um cenário seguro e organizado para eles crescerem em escala
A centralização da gestão e otimização dos processos garantem um ambiente favorável para o crescimento exponencial da loja e marca. A operação automatizada e integrada permite que o lojista mantenha o mesmo controle e qualidade vendendo três ou seis dígitos.
E a fluidez, eficiência e transparência obtidas a partir dessa ferramenta também rendem recursos financeiros e condições para tomar melhores decisões e obter mais resultados.
Além disso, um HUB de Integração é uma ferramenta escalável e facilmente adaptável. O que possibilita que as marcas que o utilizam estejam sempre atualizadas e alinhadas com as tendências do mercado.
Permitindo o controle total dos anúncios nos canais de venda
Outro grande desafio da venda multicanal é gerenciar os anúncios de cada canal de venda. Porém, essa é mais uma tarefa que o HUB solucionará para seus clientes. Com ele, não é preciso alternar entre as plataformas para criar e gerenciar anúncios. Tudo é feito de forma direta e centralizada no sistema.
Assim, os lojistas podem acompanhar suas campanhas de perto e gerenciá-las e compará-las com muito mais eficiência e comodidade.
Garantindo o fulfillment dos principais canais de venda
As principais plataformas de e-commerces e marketplaces do mercado num só lugar e totalmente integrados e operacionalizados. Ou seja, o lojista vai ter recursos e suporte para todo o processo de venda, da produção até a entrega do produto ao consumidor final, independente da origem das compras.
Integrando o estoque
O HUB também vai garantir que seu cliente não sofra com furos no estoque e tenha seu negócio prejudicado por falta de sincronização entre os seus canais de vendas. Com esse recurso, o estoque, os pedidos e toda a logística vai estar conectada e alinhada.
Facilitando a gestão do markup de preços para cada canal
Por fim, outra grande facilidade do HUB está ligada ao markup de preços. Cada plataforma tem suas políticas, custos e taxas, e sem uma boa gestão dos preços de custo e de venda, o seu cliente pode sair no prejuízo. Com o HUB de Integração, no entanto, fica fácil visualizar, calcular e organizar esse detalhe conforme as particularidades dos canais.
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