Identidade digital: entenda essa tendência e como ela pode ajudar os brasileiros

Já ouviu falar em identidade digital? Essa é uma tendência que vai estar cada dia mais presente na rotina das pessoas e pode impactar positivamente processos legais e burocráticos. Saiba mais sobre o DNI e quais são suas promessas.


A digitalização de produtos e serviços já é uma realidade que até pouco tempo atrás ainda parecia distante. Com o rápido avanço das tecnologias, quem deixou de lado essa nova necessidade da sociedade, acabou perdendo espaço.

O mesmo aconteceu com o governo federal, que se viu nesse contexto e começou a desenvolver um aplicativo para centralizar os principais documentos dos cidadãos.

Essa não foi a primeira tentativa de facilitar a vida dos brasileiros. Um novo modelo de RG que centraliza outros documentos já é uma realidade, mas ele só existe em versão física e nem todos os estados aderiram ao novo modelo.

O aplicativo, que será responsável por carregar a nova identidade digital, ainda não está disponível para download, mas as expectativas são positivas e ele deve estar entre nós em breve.

Entenda em detalhes como funciona o documento, quem pode emiti-lo e quais são as vantagens do novo sistema, que promete trazer agilidade, praticidade e conforto para os brasileiros. Acompanhe a leitura!

O que é a identidade digital?

Também chamada de DNI (Documento Nacional de Identificação), a identidade digital é um documento que reúne o CPF, o Título de Eleitor, Certidão de Nascimento e outros documentos em um só lugar, acessível por um aplicativo de celular disponibilizado na Apple Store e também na Play Store. Cada pessoa terá um QR Code em sua conta para garantir a autenticação desses documentos e evitar fraudes.

A identidade digital não substitui todos os documentos, uma vez que ainda não ocorreu a nacionalização do sistema, muitos órgãos e instituições ainda exigem os documentos separados.

A implantação do DNI ainda não ocorreu de forma definitiva e as datas de lançamento foram adiadas diversas vezes por vários motivos, o mais recente deles foi a pandemia do coronavírus, que interrompeu alguns processos necessários para que isso acontecesse. Ainda não se sabe ao certo quando o DNI estará disponível para download. 

Quem pode utilizá-la?

Você sabe as facilidades que a identidade digital irá trazer para você? Confira aqui.

Apesar de não estar disponível em todo território nacional, a identidade digital promete trazer muita agilidade e praticidade para os brasileiros. | Imagem: Pexels

Todo cidadão que tem a cédula de identidade impressa em papel moeda pode se cadastrar na ferramenta. Tendo a carteira de identidade em mãos, é só baixar o aplicativo e fazer o cadastro, o processo deve ser bem intuitivo e rápido.

A princípio, o cidadão que desejasse baixar o aplicativo precisaria ter cadastro biométrico no sistema da Justiça Eleitoral, já que esta é a base de dados utilizada pelo sistema, mas em meados de 2019 o governo federal informou que todos os brasileiros, cadastrados ou não no sistema da Justiça Eleitoral, poderão emitir o novo documento.

Como funciona a identidade digital?

É preciso baixar o aplicativo na Play Store ou na App Store, quando ele estiver disponível, e fazer um cadastro por meio do leitor biométrico ou por uma senha de 6 dígitos. Depois desse cadastro, o sistema informará um posto de atendimento próximo ao seu endereço para colher os dados da biometria e foto, caso esses ainda não tenham sido feitos em algum momento anterior.

Vale lembrar que, de acordo com dados da Justiça Eleitoral, mais de 90 milhões de brasileiros já possuem esse cadastro, uma vez que foram realizadas campanhas nas últimas eleições para estimular os brasileiros a fazerem essa adequação. 

Com todo o procedimento feito, um novo número de 9 dígitos será gerado, que é o DNI (Documento Nacional de Identificação).

Para que ela pode ser usada?

Como o sistema ainda não está implementado definitivamente, ele ainda não pode ser usado. Mas as expectativas são que ele possa ser utilizado da mesma forma que hoje usamos os documentos em papel. Veja alguns exemplos:

Votar

Assim como já é possível com o e-Título, será possível votar nas eleições municipais e nacionais com a identidade digital, sem precisar apresentar o título de eleitor na versão física, em papel. Isso irá significar agilidade e também será uma possível solução para a perda ou extravio desse documento. Como é uma cédula que se usa pouco, é bastante comum que ela seja perdida.

Fazer cadastros

Dependendo do cadastro, costumam solicitar muitos documentos além dos que já sabemos de cor, como é o caso do RG e do CPF. Será possível ter em um lugar só todos os outros números e apresentá-los no aplicativo caso sejam solicitados. Fazer cadastros em bancos, consultórios e outros lugares ficará muito mais fácil e rápido.

Apresentar em viagens

Para fazer viagens dentro do território brasileiro ou pelo mercosul, não é preciso apresentar passaporte, somente o RG já é suficiente. Com a identidade digital, o processo de check-in nas viagens aéreas será muito mais rápido e seguro, já que a possibilidade de fraude é quase inexistente.

Outro ponto positivo é que a identidade digital não sofre com os desgastes do tempo, problema muito recorrente com os documentos de papel, que podem rasgar ou manchar. 

Portar menos documentos

Como os documentos mais importantes estarão em um mesmo aplicativo de celular, o problema de andar por aí com a carteira cheia também vai acabar. Isso significa uma melhora significativa não só no conforto, mas também para os casos de roubo e perda. Hoje, o processo de emitir novos documentos é burocrático e moroso, demandando de um tempo que poucos têm.

Parceria Certificado Digital

Ofereça Certificado Digital para seus clientes

No âmbito empresarial, a identidade digital já é uma realidade mais palpável. É cada vez mais necessário agilizar processos que antes só podiam ser feitos presencialmente e com alto gasto de recursos, como transporte, papel e, claro, o tempo.

A identidade digital é uma tendência que traz mais segurança e aumenta o controle de fraudes, auxiliando os processos internos e também com clientes e fornecedores das empresas. Nesse cenário, os certificados digitais se mostram indispensáveis para amparar o avanço da tecnologia que atingiu as empresas.

Quer saber mais sobre o universo dos certificados digitais e como eles podem ajudar sua empresa? Nós da TecnoSpeed podemos te auxiliar a oferecer esses e outros serviços, entregando aos seus clientes: segurança, confiabilidade e agilidade.

Com a Parceria de Certificado Digital da TecnoSpeed, sua empresa pode integrar uma rede com centenas de software houses para aprimorar seus produtos e receber informações muito valiosas sobre as diretrizes mais atualizadas quando o assunto é certificado digital.

Entre em contato com a gente e entenda como funciona essa parceria que vai trazer muito sucesso à sua software house e, consequentemente, ao negócio dos seus clientes!

Summary
O que é a identidade digital?
Article Name
O que é a identidade digital?
Description
Também chamada de DNI (Documento Nacional de Identificação), a identidade digital é um documento que reúne o CPF, o Título de Eleitor, Certidão de Nascimento e outros documentos em um só lugar, acessível por um aplicativo de celular disponibilizado na Apple Store e também na Play Store. Cada pessoa terá um QR Code em sua conta para garantir a autenticação desses documentos e evitar fraudes. A identidade digital não substitui todos os documentos, uma vez que ainda não ocorreu a nacionalização do sistema, muitos órgãos e instituições ainda exigem os documentos separados. A implantação do DNI ainda não ocorreu de forma definitiva e as datas de lançamento foram adiadas diversas vezes por vários motivos, o mais recente deles foi a pandemia do coronavírus, que interrompeu alguns processos necessários para que isso acontecesse. Ainda não se sabe ao certo quando o DNI estará disponível para download. 
Author

Artigos relacionados