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Já ouviu falar em inovação aberta? Essa metodologia diz respeito à colaboração e crescimento mútuo e pode levar seu negócio mais longe. Entenda!


Inovação aberta ou “open innovation” é um conceito que tem a inovação não só no nome, mas em sua essência. Esse modelo de negócio e estratégia se baseia no poder da colaboração e rende resultados incríveis!

Proposto por Henry Chesbrough, ele tem como foco a resolução de problemas, a otimização do desenvolvimento de produtos ou serviços e o aumento da eficiência dos processos de inovação nas empresas e organizações.

E como aqui na TecnoSpeed nós estamos sempre de olho nas tendências e melhores soluções para fazer o seu negócio crescer, elaboramos este post para te apresentar tudo o que você precisa e vai gostar de saber sobre inovação aberta. Vamos lá?

Entenda mais no Banner de Open Innovation

O que é inovação aberta?

De forma geral, a abordagem tradicional das empresas é de que o conhecimento deve ser mantido internamente a qualquer medida, ideia ou inovação deve acontecer de dentro para fora, a partir de recursos próprios do negócio.

Já quando falamos em inovação aberta, a proposta é contrária: trata-se de uma abordagem orientada pela conexão e trabalho em parceria com pessoas, equipes e empresas externas à organização na tentativa de ampliar as possibilidades que serão colocadas à mesa e criar um verdadeiro ecossistema de inovação. 

Ou seja, a inovação aberta nos mostra como a perspectiva de uma participação externa pode auxiliar no desenvolvimento de soluções inovadoras e que o desenvolvimento da sua Software House e de novas soluções pode ocorrer através do compartilhamento de ideias e experiências.

Essas partes externas podem envolver clientes, fornecedores, institutos de pesquisa, órgãos públicos, startups e outras empresas, mas o objetivo é gerar valor a partir da colaboração e expansão dos limites da empresa em trocas descentralizadas e horizontais.

Características da Inovação Aberta

  • Integração de recursos internos e externos
  • Processo ágil e horizontal
  • Colaborar > competir
  • Pluralidade de profissionais envolvidos
  • Foco no resultado
  • Objetivos e metas claras
  • Comunicação fluida e transparente
  • Ambiente seguro para criação.

Tipos de inovação aberta

Confira os tipos de inovação aberta!
Entender qual são os tipos de inovação aberta garante que a sua empresa escolha a mais eficaz. | Imagem: Unsplash.

Existem dois tipos principais de inovação aberta: a de entrada (inbound open innovation) e a de saída (outbound open innovation).

A inovação aberta de entrada ocorre quando a empresa ou organização interessada em inovar busca agentes externos com este propósito, a fim de encontrar propostas, serviços e/ou produtos inovadores oferecidos por terceiros, sejam eles pessoas ou empresas. 

Já na inovação aberta de saída, há um posicionamento mais ativo. Ela acontece quando a organização se propõe a colaborar e trabalhar em soluções para clientes, fornecedores ou empresas terceiras, sem a necessidade de já possuir uma solução adequada a oferecer.

Há ainda a chamada inovação aberta mista, que consiste na união de empresas, pessoas ou instituições com um problema em comum com o objetivo de desenvolverem uma solução integrada que gere benefícios para todos os envolvidos.

Inovação aberta vs Inovação fechada

A inovação fechada se refere ao processo mais tradicional utilizado em P&D dentro das empresas, em que pesquisas, ideias e inovações são desenvolvidas internamente e longe do alcance dos possíveis concorrentes.

Em contrapartida, a inovação aberta contempla o uso de recursos internos e externos para potencializar o fluxo de ideias e o nível dos resultados. Ela, ao contrário do que a maioria das pessoas possam pensar, tem muito menos a ver com oferecer conhecimento de graça e muito mais com crescimento e benefício mútuo.

Exemplos de inovação aberta

Exemplos de inovação aberta!
Aqui você encontra alguns exemplos de projetos de negócios. | Imagem: Unsplash.

Que tal dois exemplos de projetos e negócios que fazem uso do mindset de inovação aberta? Olha só:

Cubo 

O Cubo Itaú é um centro de empreendedorismo e comunidade fundado em 2015, que abriga 125 startups e funciona como incubadora e espaço de inovação. Neste Hub, as empresas passam por um processo de seleção e curadoria, e estão conectadas de forma a gerar negócios e oportunidades entre elas.

Endeavor Brasil

A Endeavor e o seu programa Scale-Up são outro exemplo. Ela é uma organização sem fins lucrativos que acelera novos negócios por meio da inovação aberta. Desde 2017 acontece uma nova edição por ano do Scale-Up que já acelerou mais de 2780 empreendedores e conta com alguns dos executivos mais importantes do mercado.

Quais os benefícios da inovação aberta?

Confira quais os benefícios da inovação aberta!
Entenda os benefícios da inovação aberta e implemente na sua Software House. | Imagem: Unsplash.

Agora que você já conhece melhor do que se trata a inovação aberta, vamos explorar juntos os benefícios desse tipo de abordagem estratégica e os porquês vale a pena dar uma chance para ele na sua Software House:

Maior público, mais conhecimento

Com a ideia circulando entre mais pessoas, com uma equipe mais diversa e maior trabalhando em cima do projeto e um ambiente horizontal e positivo para a inovação, o conhecimento disponível para o desenvolvimento será maior e as chances de se obter um resultado fora do comum e mais completo e eficiente são exponenciais.

Redução de custos

Ao invés de reter todos os talentos, criativos e profissionais que você gostaria ou precisaria ter na sua equipe de inovação, pesquisa e desenvolvimento, com a inovação aberta você pode contar com os melhores e maiores parceiros que imaginar com muito menos custo. Sem contar que a agilidade e eficiência desse modelo também geram economia.

Envolvimento dos clientes no processo P&D

Ninguém melhor do que o seu cliente para falar sobre as suas próprias dores, experiências e demandas, não é mesmo? Com a inovação aberta, você poderá trazê-lo para dentro do processo de desenvolvimento e fazer entregas muito mais sincronizadas com as expectativas e necessidades dele, além de fazê-lo se comprometer com o projeto.

Fortalecimento de branding

Ao abrir as portas da sua empresa ou suas ideias para o mundo, sua marca com certeza irá mais longe. Ao obter parceiros para co-criar e tirar projetos do papel, você também irá ganhar divulgação espontânea do seu negócio. E tudo isso contribui para o fortalecimento do branding da sua Software House ou organização.

Parcerias lucrativas

Dentro do universo da inovação aberta também é possível cruzar com diversos tipos de profissionais e negócios, dos mais variados segmentos. Isso significa que essa é uma excelente oportunidade de cruzar com investidores, ampliar o seu networking e, quem sabe, até estabelecer parcerias lucrativas durante e após o desenvolvimento de certo projeto.

Viu só quantas vantagens a inovação aberta pode lhe oferecer? E que tal colocar isso em prática tendo a TecnoSpeed como parceira? Estamos lançando o Speedlab, nosso laboratório de inovação que atua com open innovation e pode ajudar a sua Software House a ir mais longe. Saiba mais acessando e se inscrevendo no link abaixo:

Venha para o Speedlab!

Se tem um spoiler que nós podemos te dar é que juntos seremos capazes e vamos criar soluções que vão transformar o cenário de Software Nacional! E para começarmos bem essa parceria, não deixe de ler também nossas melhores dicas sobre inovação na tecnologia.

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De forma geral, a abordagem tradicional das empresas é de que o conhecimento deve ser mantido internamente e qualquer medida, ideia ou inovação deve acontecer de dentro para fora, a partir de recursos próprios do negócio. Já quando falamos em inovação aberta, a proposta é contrária: trata-se de uma abordagem orientada pela conexão e trabalho em parceria com pessoas, equipes e empresas externas à organização na tentativa de ampliar as possibilidades que serão colocadas à mesa e criar um verdadeiro ecossistema de inovação.  Ou seja, a inovação aberta nos mostra como a perspectiva de uma participação externa pode auxiliar no desenvolvimento de soluções inovadoras e que o desenvolvimento da sua Software House e de novas soluções pode ocorrer através do compartilhamento de ideias e experiências. Essas partes externas podem envolver clientes, fornecedores, institutos de pesquisa, órgãos públicos, startups e outras empresas, mas o objetivo é gerar valor a partir da colaboração e expansão dos limites da empresa em trocas descentralizadas e horizontais.
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