Inovação em software não se trata apenas do que a Software House pode fazer, mas também de como proporcionar novas soluções ao usuário. Continue conosco e saiba mais!
A inovação em software é tema certo nas reuniões de uma software house. Afinal, é preciso apresentar novidades para novas abordagens e fomentar as vendas, certo dev?
Em recente pesquisa, realizada pela Tecnospeed com 101 empresários, mais de 50% dos entrevistados afirmaram que essa é a maior dificuldade. E isso independe do negócio ser uma micro, pequena ou média empresa.
Mas, você sabia que esse desafio pode ser vencido com alguns diferenciais de inovação em software para destacar a sua empresa? Inovação não se trata apenas do que a Software House pode fazer, mas também de como proporcionar novas soluções ao usuário. Continue conosco e saiba mais!
Trabalhar com software é respirar inovação
Ganhando cada vez mais destaque no mercado, diariamente surgem novas empresas de software que podem representar uma ameaça ao seu negócio. É possível que ofereçam os mesmos serviços que os da sua empresa e tentem até conquistar os seus clientes.
Por esse motivo, inovar, buscar um lugar de destaque e ser reconhecido pelos seus diferenciais é de extrema importância. Mas, lembre-se, também é fundamental ter um atendimento que entenda todos os questionamentos e dores do cliente para você conseguir solucionar estes apontamentos.
E, para conseguir solucionar os problemas dos seus clientes, é importante:
- Conhecer seu público: para desenvolver um serviço personalizado, é fundamental ter um amplo conhecimento do público que irá fechar contrato com o seu software, solucionar seus problemas e antecipar a solução;
- Marketing: apostar em um bom posicionamento nas redes sociais e uma boa estratégia para impulsionar a divulgação e facilitar o processo de venda. Com isso, é importante entender que o marketing da sua software house não é um custo e sim um investimento que ajudará a qualificar os seus leads.
Esses são pontos essenciais para se adequar ao mercado das software houses, além de se reinventar para estar na competitividade do mercado.
Inovação em software e seus desafios
Entender as demandas do cliente e suas necessidades é um caminho recíproco. Principalmente durante o desenvolvimento de atualizações ou novas funcionalidades do seu software. Porém, até chegar a perfeição e atender com excelência, existe um longo caminho com altos e baixos a ser percorrido.
Dentre os desafios econômicos que você deve ficar atento e que possam fazer parte do dia a dia do seu cliente, estão:
Venda de produção
Fazer o cliente entender que adquirir o produto da sua software house é adquirir uma solução para diversos problemas empresariais que ele possa ter atualmente. Entretanto, aplicando a inovação em software, você conseguirá fornecer uma gestão de vendas mais prática e automatizada. Dessa forma, sua empresa crescerá no mercado, já que as atenções poderão estar voltadas a outras demandas tecnológicas.
Alta demanda de suporte
O setor do suporte ao cliente é, sem dúvidas, o que precisa de uma atenção redobrada dos colaboradores e gestores. É preciso que os problemas dos consumidores da ponta sejam solucionados com agilidade e qualidade, sem demoras em filas de espera que geram insatisfação ao cliente.
Esse setor, portanto, também precisa da alta efetividade da sua tecnologia para tornar todos esses processos do cliente mais ágeis e com menos esforços.
Como inovar seu software de maneiras inesperadas?
Como vimos ao longo deste artigo, ter a inovação em software é essencial para conquistar mais vendas. E, para alavancá-las, é fundamental que haja qualidade no atendimento e boa comunicação na própria empresa.
Todavia, isso ainda não é o suficiente para se destacar no mercado! Conheça algumas dicas que separamos para que você possa implementar a inovação em software:
Oferecer uma versão do software por tempo limitado
Despertar o interesse no seu cliente para ele fechar o contrato com você é essencial para o seu negócio. Por essa razão, oferecer uma versão de teste por tempo limitado ou uma com menos funcionalidades, mas disponível full time, é uma estratégia muito utilizada por empresas de software que desejam conquistar o novo cliente.
Idealizar um setor de customer success
Com a área de sucesso do cliente (customer success), você poderá entender se os clientes estão satisfeitos com as soluções disponíveis no seu software. Além disso, possibilita a análise dos resultados do cliente para ensiná-lo a dominar a sua tecnologia e tirar os melhores benefícios.
Trabalhar com banco de dados
Essa também é uma forma de se destacar no mercado e trazer inovação em software. Pois, através de soluções prontas disponíveis no banco de dados e do Software ERP para dashboard mobile, é possível produzir relatórios, dashboards em tempo real, realizar uma integração diretamente com o seu software, além de extrair os dados, gerar análises e inteligência de dados para o seu cliente.
Indicar Certificado Digital
Além do mais, você, gestor, pode idealizar um canal de venda dentro do software de um produto ou serviço que o seu cliente precisa. Por exemplo, disponibilizar a aquisição de Certificado Digital, por link de indicação no seu software.
Com isso, a contratação ocorreria no próprio sistema, com a intermediação da sua software house (indicador), sem a necessidade do cliente buscar sozinho e realizar orçamento com outras empresas para adquirir o certificado digital.
Indique certificado digital para seus clientes
A procura pela certificação digital tem crescido significativamente. Seus clientes, uma hora ou outra, irão se deparar com a necessidade dessa ferramenta, essa tendência é inevitável.
Nesse cenário, é melhor que a sua empresa esteja preparada para oferecer todo o suporte que ele precisa. Afinal, você não quer que ele bata na porta da concorrência, não é mesmo?!
Confira esse artigo em nosso blog e veja, em detalhes, porque você deve indicar o certificado digital para seus clientes.
Diante de tantas informações, podemos perceber a importância de ter inovação em software para conseguir se destacar da melhor forma possível no mercado.
É uma oportunidade incrível para oferecer soluções facilitadas aos clientes da sua software house. E o melhor, sem a necessidade de contratação de mão-de-obra especializada, sem investimentos astronômicos e sem complicações.
Com a tecnologia a seu favor, você oferece, cada vez mais, serviços de qualidade para os seus clientes.