Inovação na tecnologia: por que é importante estar de olho nas tendências

Sabia que você pode atrair novos clientes ao inovar e apostar em tecnologia? Entenda melhor do que se trata o conceito de inovação na tecnologia e como isso pode alavancar o seu negócio.


Duas palavras bastante conhecidas: inovação e tecnologia. Mas o que elas significam juntas? Como posso aplicar esse conceito ao meu negócio? Qual é a hora certa de ir atrás da inovação?

Muitas perguntas, nós sabemos. Mas também temos as respostas. Para entender melhor do que se trata a inovação no campo da tecnologia, é só continuar rolando a tela. Boa leitura!

Conheça a suíte de aplicativos móveis do PlugMobile.

Inovação na tecnologia

Todo ano, novas tendências surgem, seja de comportamentos, de produtos, de diretrizes… Tudo muda e é preciso acompanhar esse ritmo para não ficar para trás. A inovação na tecnologia significa apostar nessas tendências para este campo, que é um dos que tem ritmo mais acelerado quando o assunto são tendências.

Depositar fichas em inovação nem sempre é fácil, isso exige adaptações que podem ser dolorosas para qualquer empresa, mas esse é um caminho que tem grandes chances de dar no sucesso e no crescimento.

Quando devo inovar?

Quando faz sentido para a sua empresa e principalmente para o seu público. A pergunta é certa: “quando devo investir”, e não “se devo investir”. É  preciso ter sabedoria para entender o momento certo de inovar, porque, dependendo da inovação, pode ser muito cedo para inovar. Por exemplo, se uma empresa está acostumada a emitir cobranças por meio de boleto e, de uma hora para outra, resolve aceitar somente Pix.

Isso pode causar descontentamento entre os clientes, que ainda não tiveram tempo para processar e se acostumar com a inovação.

Também vale a pena prestar atenção no contrário: empresas que só aceitam dinheiro em espécie e cheques, por exemplo, podem estar fadadas à falência porque não inovaram na hora certa.

Resumindo, tudo é sobre timing. Conhecer o mercado, seus concorrentes e seu público é a melhor forma de saber quando apostar em uma inovação e quando ela pode esperar um pouco mais.

Por onde começar?

Por onde começar a Inovação na tecnologia? Veja tudo nesse artigo!

Por onde começar a Inovação na tecnologia? Essa é uma das perguntas mais frequentes entre as software houses. | Imagem: Unplash – Amy Hirschi

Beleza, você já entendeu que investir em inovação tecnológica é importante, mas por onde começar? Nós preparamos algumas dicas para te dar um norte:

Análise de processos

Identificar quais processos precisam ser revistos é fundamental. Existe alguma coisa que ainda não foi automatizada? Qual processo ainda atrasa a produtividade da sua equipe? Nesse sentido, é importante ouvir seus colaboradores para identificar esses gargalos.

Correr atrás do prejuízo

Percebeu muito tarde que uma inovação precisava ser feita? Calma, nem tudo está perdido, afinal, antes tarde do que nunca, não é mesmo? Faça uma análise cirúrgica do mercado e de seus concorrentes e veja em quais pontos você pode implementar inovações e faça isso o quanto antes.

Trace objetivos

Cada empresa sabe qual objetivo faz mais sentido, mas imaginamos que todo mundo quer manter seus clientes, correto? Mais do que isso, conquistar novos clientes. Trace objetivos bem definidos para chegar até essas pessoas, seja por meio de publicidade, oferecendo novos produtos e soluções inovadoras, solucionando uma dor… O foco em manter os clientes atuais e conquistar clientes novos deve ser o principal objetivo.

Tenha a mente aberta

Como falamos no começo dessa conversa, inovar exige adaptações e uma mente aberta, por parte de seus gestores e de toda a equipe. É difícil abandonar uma forma antiga de fazer algo e começar a fazer de uma forma diferente, mesmo que isso traga benefícios.

Ter a mente aberta e estar ciente de que nem sempre vai ser fácil é o primeiro passo, isso exige flexibilidade e resiliência. Algumas coisas vão dar certo e outras não, isso faz parte do jogo, mas o importante é sempre estar preparado para esses cenários.

Quando falamos em inovação na tecnologia, as mudanças precisam ser para melhor, então se, mesmo com a mente aberta esse processo estiver sendo muito árduo, é melhor repensar para identificar onde está o problema. E, claro, a partir daí buscar soluções. 

Procure ajuda especializada

Existem muitas soluções prontas hoje em dia, principalmente na internet, mas existem profissionais e empresas que vão te ajudar a investir em inovação. Às vezes a solução para os seus problemas ou para o crescimento da sua empresa está onde você menos espera, então vale a pena ter uma visão externa para te ajudar a pontuar isso.

PlugMobile

As software houses, mais do que qualquer ramo de negócio, precisam estar por dentro das inovações na tecnologia. Não é novidade que a mentalidade mobile first é uma super tendência, não é mesmo? Então por que não levar isso aos seus produtos e soluções?

O PlubMobile possibilita que você tenha aplicativos personalizáveis e integrados ao seu software, tudo de forma simples, rápida e intuitiva. É tão rápido que o processo todo de integração dura menos de 1 hora. 

Continue a leitura para conhecer cada um dos plugs:

PlugDash

É o aplicativo de dashboards, um painel inteligente e bonito que pode ser integrado ao seu software. Seu cliente consegue visualizar gráficos e indicadores importantes ao seu negócio, sem precisar ficar lendo e interpretando planilhas complexas. E sabe o melhor de tudo isso? Tudo é atualizado em tempo real e completamente personalizável à realidade do seu cliente.

PlugFoods

O PlugFoods é o aplicativo de comanda eletrônica para restaurantes, bares, cafés e casas de show. Com ele, seus clientes vão dar adeus à comanda de papel que causa tanta dor de cabeça. Quem não tem uma história ruim com isso que atire a primeira pedra!

O garçom anota os pedidos no tablet ou celular e todas as informações do pedido são transmitidas em tempo real à cozinha e também ao caixa. Além dessa facilidade, tudo pode estar conectado, até mesmo o estoque do restaurante.

PlugSales

É o app que vai dar um boom na força de vendas do seu cliente. Ele facilita a emissão de pedidos e, com poucos toques, o vendedor envia todos os detalhes da compra ao seu software. Assim, a equipe pode trabalhar de qualquer lugar, diminuindo a burocracia e aumentando a produtividade.

Quer saber mais sobre o PlugMobile? O Daniel vai te ajudar com esse vídeo aqui embaixo:

A inovação é uma aliada, não uma inimiga. Entendendo isso, você vai ver como seu negócio vai alavancar, proporcionando o seu crescimento e também o crescimento de seus clientes.

Agora, que tal dar uma olhada nas tendências de Business Intelligence para não perder de vista as possibilidades de inovação?

Summary
Quando devo inovar?
Article Name
Quando devo inovar?
Description
Quando faz sentido para a sua empresa e principalmente para o seu público. A pergunta é certa: “quando devo investir”, e não “se devo investir”. É  preciso ter sabedoria para entender o momento certo de inovar, porque, dependendo da inovação, pode ser muito cedo para inovar. Por exemplo, se uma empresa está acostumada a emitir cobranças por meio de boleto e, de uma hora para outra, resolve aceitar somente Pix. Isso pode causar descontentamento entre os clientes, que ainda não tiveram tempo para processar e se acostumar com a inovação. Também vale a pena prestar atenção no contrário: empresas que só aceitam dinheiro em espécie e cheques, por exemplo, podem estar fadadas à falência porque não inovaram na hora certa. Resumindo, tudo é sobre timing. Conhecer o mercado, seus concorrentes e seu público é a melhor forma de saber quando apostar em uma inovação e quando ela pode esperar um pouco mais.
Author
Publisher Name
TecnoSpeed
Publisher Logo
Formada em Publicidade e Propaganda. Cria conteúdos para o PlugMobile, a solução mobile da TecnoSpeed.

Artigos relacionados