Software house e inovação: veja como preparar seu ERP para o pós-crise

A inovação é a chave para combater a crise nas empresas, tornando o seu ERP um instrumento para gerar resultados!


Com a crise causada pelo coronavírus, sua software house muito provavelmente se adaptou ao modelo de trabalho home office. Esse é um caminho natural, uma vez que os clientes passam a diminuir o uso dos ERPs devido à paralisação. Ou seja, a demanda por suporte também reduz bastante.

O momento agora é ideal para que a sua equipe se concentre em executar as ideias que estavam paradas por falta de tempo. É hora de pensar em novas funcionalidades no software e em inovação dos produtos e serviços.

Investir nesse caminho é um ponto de partida para que o pós-crise não tenha tanto impacto nos negócios. O setor de tecnologia tem nas mãos, mais do que nunca, a chance de direcionar os novos rumos do mercado, que passa a ter mais visibilidade da importância de se digitalizar.

É nesse contexto que a sua software house precisa desenvolver ideias e inovação para o mercado, gerando resultados para sair da crise de forma consistente e eficaz.

Afinal, um ERP que proporciona funcionalidades diversificadas consegue levar os seus clientes da maneira adequada à automação. Confira neste artigo os benefícios de evoluir seus projetos e dicas para implementar nos negócios!

Conheça a suíte de aplicativos móveis do PlugMobile.

Veja a importância da inovação para combater a crise

Diante de momentos difíceis, as empresas buscam formas para se reerguer e recuperar as vendas que deixaram de ser efetuadas. Após a paralisação, a inovação será muito importante para esse fim, ajudando a melhorar as movimentações de caixa.

Novas ideias trazem várias vantagens, que vão desde a aceleração de processos até a redução de custos. Além disso, a recuperação de resultados permite que a economia volte a crescer no geral, trazendo de volta pelo menos parte dos empregos perdidos neste momento tão crítico.

Sabemos que nada será como antes. As empresas devem se reinventar e buscar novas formas de oportunidades, como o investimento em aplicativos móveis para seus negócios. Por isso, a automação e a digitalização serão cada vez mais relevantes para o mercado, tal como apostar em inovação.

E como um ERP moderno pode contribuir? Para a software house, claramente é um atrativo para atrair novos clientes e ganhar relevância de mercado, além de fidelizar a carteira atual.

Entre tantas vantagens, separamos uma lista com os principais benefícios que a inovação pode proporcionar ao seu produto!

1. Aceleração de processos

Um dos pontos centrais do ERP da sua software house é a vantagem de acelerar os processos dos clientes. Quanto mais inovador ele for, melhor será para reduzir a perda de tempo nas tarefas, diminuindo erros e retrabalhos.

A menor interferência humana nas tarefas permite maior eficiência, porque o sistema se encarrega das atividades repetitivas. O sistema tem capacidade para processar dados em questão de minutos, gerando relatórios mais precisos e rápidos, por exemplo.

2. Colaboradores focados nas estratégias

Enquanto o sistema se encarrega das tarefas repetitivas, a equipe ganha tempo para criar estratégias, ações e projetos. Ou seja, a sua software house disponibiliza um produto inovador que, por sua vez, também permite ao cliente desenvolver inovação.

Além disso, os profissionais ficam mais motivados para trabalhar, sabendo que não mais terão que lidar com as atividades monótonas da rotina e poderão investir no seu desenvolvimento de carreira. É um ganho para todas as pontas do processo.

3. Redução de custos

Em uma crise, a primeira atitude das empresas é cortar gastos, no intuito de diminuir os prejuízos. A partir da inovação, é possível encontrar maneiras de reduzir as despesas da operação sem que isso impacte nos resultados.

A tecnologia apropriada permite melhorar o caixa ao mesmo tempo em que possibilita o crescimento da produção, favorecendo a lucratividade. Dessa forma, um bom ERP pode ser apresentado como uma forma de inovação relevante para os clientes, mostrando que o investimento se paga com resultados.

4. Segurança de dados

Muitas empresas deixam de investir em soluções de TI com medo das vulnerabilidades dos sistemas. Por isso, o ERP da sua software house deve estar preparado com o melhor da inovação no tocante à segurança.

Existem várias tecnologias que reforçam esse ponto. A computação em nuvem, por exemplo, é uma forma de assegurar que os dados terão sempre um backup para evitar perdas de informações. Além disso, permite que as decisões possam ser tomadas de qualquer lugar, graças ao próximo item desta lista: a mobilidade.

5. Mobilidade de dados

Quanto mais funcionalidades o ERP da sua software house proporciona ao cliente, mais satisfeito ele fica. E esse ponto é impulsionado quando a plataforma permite que os dados sejam acessados de qualquer lugar, com uma versão de aplicativo móvel.

Nos tempos atuais, não podemos falar em inovação sem envolver a mobilidade de dados. Um aplicativo ou mesmo a plataforma em nuvem permite que as informações estejam disponíveis e acessíveis sempre que necessárias, não importa se o profissional está na empresa ou não.

Esse ponto se faz essencial para que as empresas estejam mais preparadas para enfrentar situações de crise como essa, em que o home office e a digitalização dos negócios têm tamanha importância para o mercado.

Como aplicar a inovação nos serviços da sua software house?

Para que essas vantagens estejam presentes no seu ERP, a sua software house precisa aproveitar o momento para focar nas funcionalidades adequadas. E, para identificá-las, você precisa estar atento ao mercado, suas demandas e necessidades. Separamos a seguir 4 dicas para você investir em inovação na sua software house.

1. Valide ideias junto ao cliente

Entender o que seu cliente precisa traz boas referências para investir em inovação. A validação das necessidades e do que pode ajudar a melhorar os processos é um passo importante para solucionar as dores e adequar o seu software aos processos do mercado.

Converse com os gestores, valide informações e identifique os problemas que eles encontram nos processos. Dessa maneira, você poderá proporcionar uma melhor experiência com o seu produto!

2. Aplique as informações na solução de problemas

A etapa de validação é só o primeiro passo para entender o que pode ser melhorado nos ERPs da sua software house. Com a coleta das informações, você será capaz de entender quais funcionalidades são essenciais na solução dos problemas dos clientes.

Um exemplo é a necessidade de facilitar os pagamentos e a geração de notas. Ao integrar APIs de qualidade, o seu produto se torna uma ferramenta para reduzir a rejeição de documentos, expandir as formas de recebimento e inclusive melhorar o acompanhamento dos pedidos.

3. Facilite o preenchimento de dados

Outra necessidade das empresas é facilitar a vida do cliente final. Por isso, eles precisam de plataformas que captem somente os dados necessários nas transações.

Reavalie o seu ERP e verifique se os formulários de preenchimento estão adaptados para acelerar os processos de pagamento e cadastramento das informações. Você vai permitir que os resultados do seu cliente sejam impulsionados por uma maior rapidez nas vendas.

4. Tenha parceiros confiáveis

Para facilitar o desenvolvimento do seu ERP, a sua software house pode contar com empresas de tecnologia especializadas em desenvolver APIs e aplicativos integráveis. Além de otimizar o trabalho da sua equipe, poderá contar com funcionalidades confiáveis e seguras.

Os benefícios dessa estratégia vão desde a melhor experiência para o seu cliente até um reforço para a inovação do produto. Com parceiros de qualidade, você ganha reforços para criar funcionalidades novas e atrativas.

Solução PlugMobile

A TecnoSpeed está aqui para isso. Os nossos produtos permitem melhorar o seu ERP de forma rápida, garantindo o preparo da sua solução para o período pós-crise, quando as demandas por tecnologia voltam em peso.

O PlugMobile é um dos nossos atrativos. A API está preparada para integrar qualquer software, independente da linguagem. As funcionalidades vão desde o auxílio na força de vendas até a digitalização de comandas.

Está pronto para levar inovação aos seus clientes? Conheça o PlugMobile e integre já na sua plataforma!

Formado em Comunicação em Multimeios. Analista de Marketing da TecnoSpeed, focado em produção de conteúdos para mídias digitais.

Artigos relacionados