Tempo de Leitura: 4 minutos

Descubra todo o potencial do laboratório de inovação, uma ferramenta que irá potencializar o seu negócio. Conheça o Speedlab!


Inovar é algo que toda empresa quer e precisa, principalmente para se diferenciar em mercados competitivos e diante de clientes cada vez mais exigentes como os que existem nos dias de hoje.

Pensando nisso, muitos negócios enfrentam o desafio que é conciliar as demandas padrão e rotineiras do mundo do empreendedorismo com essa necessidade e desejo por investir em inovação.

E se este é o seu caso, nós temos uma excelente sugestão e solução para isso: já ouviu falar em laboratório de inovação? Não? Não tem problema! Neste post, te explicamos o que é, como funciona e, porque essa é uma boa ideia, além de como você pode aplicá-la por aí. Vem com a gente!

O que é laboratório de inovação?

Entenda o que é laboratório de inovação!
O laboratório de inovação é essencial para a sua empresa. | Imagem: Unsplash

Começando pelo começo, um laboratório de inovação é um espaço ou ferramenta empresarial projetada para proporcionar condições favoráveis para tirar projetos do papel, ou seja, é um ambiente fértil para inovar e fazer acontecer. 

Isso é possível a partir da criação de um cenário que incentiva a criatividade e colaboração entre as pessoas, com boas práticas de gestão do conhecimento, geração de ideias, prototipação, estratégia, agilidade, desenvolvimento e execução.

A forma como esse laboratório irá funcionar depende muito dos objetivos e da organização da empresa, mas a ideia central é oferecer suporte e incentivo para solucionar problemas, internos ou não, e pensar fora da caixa para obter resultados.

Aqui na TecnoSpeed, por exemplo, temos o Speedlab. Nele, existe um ponto de encontro e troca entre todos os parceiros da nossa rede e seu funcionamento gira em torno de um foco, que também é o propósito da nossa existência: fortalecer o desenvolvedor de software nacional e fazer mais softwares com menos esforço.

Ou seja, nosso laboratório de inovação e todas as ideias cultivadas nele têm como plano de fundo esse mindset e desejo de tornar o mercado da tecnologia e a atuação das Software Houses ainda mais forte, significativa e funcional.

Ele também funciona a partir de um modelo de inovação aberta, em que outras organizações e pessoas dentro das possibilidades de desenvolvimento de soluções, englobando desde startups até centros de pesquisa e desenvolvimento, podem se envolver e contribuir. 

Tudo isso permite uma potente soma de expertises, assim como a divisão dos riscos e a multiplicação dos resultados. Mas também é perfeitamente possível estabelecer um laboratório de inovação para outros segmentos, com outros modelos ou configurações com relação aos participantes e focos de criação.

Principal objetivo

O objetivo principal de um laboratório de inovação é gerar mudanças, sejam elas em forma de novos produtos, serviços, ferramentas e negócios ou mesmo reformulações de processos. Valem movimentações incrementais ou disruptivas!

Como um laboratório de inovação influência sua empresa?

Veja como um laboratório de inovação influencia sua empresa!
Com o laboratório de inovação a Software House ganha mais criatividade e novos projetos dos colaboradores. | Imagem: Unsplah.

Um laboratório de inovação é mais que um incentivo do gestor para todos trabalharem de forma mais criativa e trazerem ideias, sugestões e apontamentos que poderiam gerar melhorias, é um espaço paralelo e específico para criação e desenvolvimento de projetos, que podem, sim, estar conectados com a organização, mas também ir além.

Isso significa que trabalhar com um laboratório de inovação é levar mais liberdade, autonomia e valor aos seus colaboradores, pois eles realmente poderão contribuir com ideias que refletem suas dores e/ou interesses.

Além disso, um laboratório de inovação é mais um espaço de crescimento, aprendizado, integração e expansão multidisciplinar e multipotencial, pois abre espaço para oportunidades e lacunas que poderiam estar no ponto-cego dos gestores e sócios de um negócio, parcerias com outros profissionais, organizações e investidores, enfim… todo mundo sai ganhando – muito!

Por onde eu preciso começar?

Confira por onde você preciso começar!
Um começo já é cocriar com o Speedlab o seu laboratório de inovação. | Imagem: Unsplash.

O primeiro passo para investir nos laboratórios de inovação é querer. Sem o desejo real e palpável de inovar, ficará muito mais difícil fazer essa ideia acontecer. Em seguida, se você já está pensando que precisará de um espaço e um time específico para isso, te dizemos que não necessariamente.

Se quiser pegar um atalho e potencializar ainda mais as suas chances de inovar no seu negócio, que tal cocriar com a gente? Você pode se tornar nosso parceiro no Speedlab e trazer suas demandas para serem desenvolvidas com toda a nossa comunidade e recursos.

Para começar, portanto, você precisará identificar um problema. E essa identificação pode vir de qualquer lugar: de colaboradores, clientes e desenvolvedores de software. A partir daí, o processo de criação colaborativa começa.

Primeiro, desenvolvemos estudos de mercado, pesquisas e entrevistas, com objetivo de reduzir incertezas e decidir de fato como o projeto irá avançar. Em seguida, será a hora de ter ideias, testar e desenvolver. 

E então, também iremos validar soluções com parceiros e aprender com nossos erros e acertos, com muita autonomia e liberdade para que as melhores e mais inovadoras soluções possam ganhar vida!

Essa é a tendência no mundo

Não, essa não é uma ideia nova ou nossa. Os laboratórios de inovação são uma metodologia utilizada por grandes organizações em todo o mundo, como a OMS, por exemplo. 

Colaborar e compartilhar fazem parte da realidade atual e trazer isso para os negócios é inevitável e muito benéfico. Pessoas são inspiradas por desafios e conexões com outras pessoas, e é isso que o laboratório de inovação proporciona!

Na verdade, ela tem tudo a ver com a cultura “maker” e do “learning by doing”, com as metodologias ágeis e o design thinking. Conceitos que vêm guiando não só o mercado tech, mas os mais diversos segmentos e só tendem a se manter crescendo.

Se você curtiu a ideia e não vê a hora de tornar o seu negócio parte desse movimento, te convidamos a participar dos projetos futuros do Speedlab e vir compartilhar demandas, ideias e experiências com a gente e a nossa comunidade:

Vem conhecer a Speedlab!

E então, pronto para tirar cada vez mais ideias do papel? Temos a certeza de que com a nossa parceria no Speedlab poderemos criar coisas incríveis juntos e ajudar a revolucionar o mercado de TI. Vamos nessa?

Summary
O que é laboratório de inovação?
Article Name
O que é laboratório de inovação?
Description
Um laboratório de inovação é um espaço ou ferramenta empresarial projetada para proporcionar condições favoráveis para tirar projetos do papel, ou seja, é um ambiente fértil para inovar e fazer acontecer.  Isso é possível a partir da criação de um cenário que incentiva a criatividade e colaboração entre as pessoas, com boas práticas de gestão do conhecimento, geração de ideias, prototipação, estratégia, agilidade, desenvolvimento e execução. A forma como esse laboratório irá funcionar depende muito dos objetivos e da organização da empresa, mas a ideia central é oferecer suporte e incentivo para solucionar problemas, internos ou não, e pensar fora da caixa para obter resultados.
Author
Publisher Name
TecnoSpeed
Publisher Logo
5 ComentáriosFechar comentários

Deixe um comentário

Localização

Tecnospeed ©  2022. Feito com ❤ pelo time Tecnospeed.