Mercado de Certificado Digital cresce 52,29% no ano

A crise da COVID-19 sem dúvidas afetou muitos setores, mas também abriu espaço para novas oportunidades e formas de negócio, como é o caso do mercado do Certificado Digital. Entenda esse crescimento e como sua software house pode se beneficiar a partir dele.


Os Certificados Digitais são uma tecnologia de identificação digital atribuída tanto às pessoas físicas quanto pessoas jurídicas para validar operações realizadas online, as quais podem variar entre transações comerciais ou bancárias, assinatura de contratos e documentos, acessos em sistemas, entre outras. 

A certificação traz agilidade e segurança para as partes envolvidas em operações como essas citadas. Além disso, é por meio de um Certificado Digital que se dá o acesso à diversos serviços públicos, como a NF-e, o e-CAC e o eSocial. 

Tudo isso justifica o aumento do número de adeptos e o crescimento exponencial desse mercado. Quer descobrir mais potencialidades dos Certificados Digitais, como a área vem crescendo e que oportunidades isso pode trazer à sua software house? Então vamos juntos!

O que são as autoridades de registro?

Primeiro, vamos compreender brevemente o processo de aquisição de um Certificado Digital. Em termos gerais, a certificação é emitida e gerenciada por uma autoridade certificadora (AC), submetida à ICP-Brasil, e validada por uma autoridade de registro (AR).

As autoridades de registro são, portanto, responsáveis pela integração entre o usuário e a AC, identificando os solicitantes, encaminhando às solicitações à AC e realizando a manutenção dos registros das operações. 

Como identificar uma autoridade de registro?

A AR pode ser um órgão ou entidade de direito público ou pessoa jurídica de direito privado, desde que esteja em conformidade com as obrigações estabelecidas pela ICP-Brasil:

  • estar quite com todas as obrigações tributárias e encargos sociais instituídos por lei; 
  • atender aos requisitos relativos à qualificação econômico-financeira conforme a atividade a ser desenvolvida; 
  • atender às diretrizes e normas técnicas da ICP-Brasil relativas à qualificação técnica  ou contratual aplicáveis aos serviços a serem prestados;
  • estar operacionalmente vinculados a, pelo menos, uma AC ou candidato a AC; 
  • ter sede administrativa, instalações operacionais e recursos de segurança física e lógica compatíveis com a atividade de registro.

As AR oficialmente cadastradas podem ser identificadas na Lista de Autoridades de Registro da ICP-Brasil.

Aplicações do Certificado Digital

Depois de entender o processo e entidades envolvidas na emissão das certificações, é preciso saber como ela pode ser utilizada. Assim, você consegue mostrar ao seu cliente todas as vantagens de investir em um produto que contemple essa tecnologia.

Uma das principais aplicações está ligada aos serviços públicos disponíveis no Portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte), que inclui funções como consultas, declarações, regularizações e cadastros fiscais. A lista completa dos serviços públicos validados via Certificado Digital no e-CAC está disponível no site da Receita Federal.

Além disso, a certificação também pode ser utilizada para assinar documentos digitalmente, como contratos, inquéritos, prescrições médicas, e acessar outros diversos programas, sistemas e iniciativas, conforme a lista divulgada pelo ITI.

Impactos da COVID-19 na emissão de Certificados Digitais

Agora é possível validar o certificado digital via videoconferência. | Foto: Pexels

A validação da solicitação das certificações pela AR antes devia obrigatoriamente ser realizada de forma presencial. Porém, considerando a atual situação pandêmica mundial e o distanciamento social como uma medida essencial de segurança, essa obrigação foi revogada através da Instrução Normativa nº 2, de 20 março de 2020 e adotou-se a possibilidade de validação dos certificados digitais via videoconferência

A implantação deste tipo de homologação facilitou a aquisição de Certificados e aproximou essa tecnologia dos usuários e dos negócios. Segundo dados do ITI, o total de emissões deste ano já é de +52,29% com relação ao ano passado, o que se traduz em 2.872.436 certificados emitidos. E a estimativa é bater o número de 6.319.011 de emissões em 2020.

Paralelamente, com o home office sendo aderido por muitas empresas, criou-se espaço e demanda para que mais soluções digitais fossem adotadas a fim de auxiliar nos processos e na gestão dos negócios. Isso novamente reforça e dá continuidade à tendência de crescimento do mercado de certificação digital.

Parceria de Certificado Digital da TecnoSpeed

E todo esse crescimento é uma super oportunidade para a sua software house alcançar melhores resultados. Quer saber como? 

A TecnoSpeed tem uma proposta de Parceria de Certificado Digital e com ela você não precisará investir muito tempo ou dinheiro para entrar no mercado de certificação digital. 

Confira as vantagens de investir nessa oportunidade junto com a gente:

Sua solução mais completa

A possibilidade de oferecer o serviço de certificação junto com seus produtos de software com certeza será um diferencial! Você mostrará que está atento às tendências do mercado e sempre em busca de entregar mais valor para os seus clientes.

Praticidade e benefícios para seu cliente

Com todas as aplicações que o Certificado Digital possui, seus clientes ganharão tempo, praticidade, segurança e até mais dinheiro, por poderem oferecer melhores soluções ao seu público e ao mesmo tempo terem seus custos e processos otimizados.

Aumento do Ticket Médio

Agregando o serviço de certificações, sua carteira é ampliada, sua entrega se torna mais completa, a confiabilidade do cliente aumenta, e tudo isso pode gerar um aumento do ticket médio da sua software house, garantindo a saúde financeira do seu negócio.

Sem fronteiras para o networking

Além da possibilidade de incluir esse serviço combinado com a venda dos seus softwares, você também pode fornecer apenas os certificados de forma isolada. Como o Certificado Digital identifica e garante a autenticidade de pessoas físicas ou jurídicas em transações, a venda de certificações te colocará em contato direto com tomadores de decisão, encurtando o caminho para você divulgar e vender outras soluções que a sua software house oferece.

Por fim, com a implementação da validação de Certificados Digitais via videoconferência, os seus potenciais clientes deste mercado não estarão restritos à sua localidade e você poderá atender demandas de qualquer lugar do Brasil.

Não espere mais, aproveite já essa oportunidade que trará benefícios para você, seu negócio e o negócio do seu cliente!

Parceria Certificado Digital

Formado em Comunicação em Multimeios. Analista de Marketing da TecnoSpeed, focado em produção de conteúdos para mídias digitais.

Artigos relacionados