Tempo de Leitura: 4 minutos

Você sabe quais são as vantagens do pix para Software Houses? Então vem com a gente e compreenda tudo que você precisa saber!


O Pix completou um ano de seu lançamento, superando expectativas e caindo no gosto do consumidor brasileiro. Com quase 350 milhões de chaves cadastradas, já representa 72% das operações, considerando TED, DOC, TEC, boleto e cheque!

O motivo de tanto sucesso? Experiência do usuário. O Banco Central acertou em cheio o desejo dos brasileiros de encontrar uma forma fácil, prática e barata de pagar contas, fazer compras e transferir dinheiro.

Porém, apesar de a grande maioria das chaves criadas e das transações realizadas diariamente serem por pessoas físicas, as empresas também se beneficiaram com o novo meio de pagamento.

Quer saber como funciona e quais são as vantagens do Pix para empresas? Siga a leitura!

Como funciona o Pix para empresas?

Provavelmente você já realizou uma transação Pix para fazer uma compra e, na verdade, a empresa de quem você estava comprando pode até ter preferido oferecer esse meio de pagamento.

É cada vez mais comum, quando falamos em pagamentos à vista, as próprias empresas oferecerem descontos ou incentivarem, de alguma forma, o consumidor a realizar o pagamento com o Pix, por conta de todas as vantagens da utilização deste meio de pagamento.

Hoje, para uma empresa, há quatro formas principais de receber pagamentos via Pix: 

  • Por Chave Pix – a partir do cadastro da chave na instituição financeira em que tem conta, é mais usado em transferências de dinheiro, não em compras
  • Por QR Code Pix – código que pode ser escaneado no checkout de compra, quando o cliente for efetuar o pagamento (físico ou online)
  • Por Pix Copia e Cola – código alfanumérico gerado junto com o QR Code que pode ser usado como substituto quando não for possível escanear o QR Code (como no caso de checkout mobile)
  • Em breve: NFC (Near Field Communication) – por meio de dispositivos que possuam essa tecnologia, como smartphones e smartwatches, e através da própria chave Pix.

Ou seja, tudo o que uma empresa precisa fazer para receber pelo Pix, é ter uma conta transacional (corrente, poupança ou de pagamento) mantida em um prestador de serviços financeiros, como um banco, uma fintech ou uma plataforma de pagamentos que seja participante do Sistema de Pagamentos Instantâneos – SPI.

Quais as vantagens do uso do Pix para empresas?

Uma das maiores vantagens do Pix é sem dúvida sua agilidade.

Com este meio de pagamento, sua empresa pode receber pagamentos instantaneamente, em cerca de apenas 10 segundos, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Incluindo feriados e finais de semana.

A vantagem se torna ainda mais atrativa frente ao prazo de recebimento dos outros meios de pagamento à vista.

Uma outra grande vantagem do Pix é em relação às baixas taxas de utilização.

É possível afirmar que o Pix é o meio de pagamento mais barato para empresas, isso porque além de utilizar menos intermediários, a única taxa do Pix é relativa às transações realizadas; dispensando qualquer custo extra caso não seja usado ou o pagamento não, seja concluído por algum motivo.

A velocidade, característica do Pix, também entra como vantagem principalmente por ajudar empresas de todos os setores na conciliação financeira e na contabilidade, facilitando esse processo.

Vantagens do Pix para Software Houses

Como qualquer empresa, as Software Houses também se beneficiam das vantagens que citamos acima!

Dentro desse cenário, podemos destacar outras 4 vantagens que o PIX proporciona às Software Houses, sendo elas:

  • Única Integração para recebimento via diversas formas de pagamento: Pix, carteiras digitais, cartões, vouchers, entre outros
  • Solução democrática: disponibilização de diversas PSPs na mesma integração
  • Habilitação Simples: segue o modelo de habilitação das demais carteiras digitais
  • Sem custos adicionais na licença do TEF.

Entretanto, isso não significa que o Pix seja melhor ou pior do que os outros meios de pagamento, como cartão e boleto.

O que importa é que você esteja alinhado com as expectativas dos seus clientes e ofereça diversas opções de meios de pagamento, com o objetivo de melhorar a experiência do usuário da hora do pagamento e aumentar suas taxas de conversão.

Pix na recorrência

Em cobranças recorrentes, a facilidade do cliente pagar pelo Pix faz com que esse tipo de cobrança seja muito mais eficiente, tanto para quem paga, como para quem recebe. Afinal, o pagamento é liberado instantaneamente, enquanto em outras formas de pagamento, como boleto e cartão de crédito, existe um tempo de análise e compensação.

Outro aspecto importante do Pix na recorrência é a diminuição da inadimplência, e também a facilidade na reativação dos serviços em caso de suspensão por falta de pagamento.

Como oferecer o Pix através de uma plataforma de pagamentos?

A melhor forma de oferecer o Pix sendo uma Software House, é através de uma plataforma de pagamentos, que possui a tecnologia necessária para você oferecer a melhor experiência de compra para o seu cliente.

A iugu, por exemplo é uma Instituição de Pagamentos autorizada pelo Banco Central a oferecer o Pix como solução de pagamento para as empresas.

Desde o lançamento do Pix, os clientes da iugu já podem oferecer com toda segurança e facilidade boletos, cartões e Pix em suas empresas, e contar com todos os benefícios de:

  • Dashboard exclusivo para acompanhar as transações com facilidade
  • Transações em tempo real
  • Receber dinheiro em até 10 segundos
  • Pagamentos para qualquer banco ou instituição financeira
  • Gastos menores com transferências
  • API simples e com segurança certificada pelo Banco Central.

Quanto custa receber pelo Pix?

Segundo o Banco Central, as tarifas devem ser definidas pelas próprias instituições financeiras, podendo ser fixas ou percentuais.

Desde então, bancos e fintechs estão regulando suas taxas de acordo com o que julgam ser mais vantajoso. A prática mais comum que se observa até o momento é a cobrança de uma taxa percentual sobre as transações recebidas nas vendas pelo Pix.

A maioria dos grandes bancos está cobrando até 1,49% sobre as vendas dos clientes Pessoa Jurídica quando utilizam o Pix como forma de cobrança.

Já as taxas das fintechs, como a iugu, estão mais atrativas, em torno de 0,99%.

Novas funcionalidades do Pix

Desde o seu lançamento, o Banco Central estipulou uma agenda de lançamentos de novas funcionalidades do meio de pagamento que se tornou o mais querido do Brasil.

Veja o que está por vir:

  • Pix Saque: permite ao usuário sacar recursos (até R$ 500) em estabelecimentos comerciais ou prestadores de serviços
  • Pix Troco: ao pagar por meio do Pix, o usuário poderá fazer a previsão de um “troco” em espécie e retirar o dinheiro (até R$ 500)
  • Pix por aproximação: Consiste no uso de smartphones para pagamentos por aproximação em maquininhas em estabelecimentos
  • Pix Offline: possibilitará a utilização do Pix mesmo em situações em que pagador e/ou recebedor esteja sem conexão com a internet
  • Pix Garantido: permitirá agendar pagamentos, reservando o respectivo valor da conta do pagador até a data do vencimento da cobrança, facilitando o parcelamento de compras
  • Débito automático no Pix: Funcionalidade para facilitar pagamentos recorrentes por meio do Pix.

Além disso, em breve o Pix também poderá ser incorporado a diversos aplicativos como o WhatsApp e apps de controle financeiro, serviços, dentre outros negócios que se homologarem no Bacen como Iniciadores de Pagamentos.

Como você viu, ainda existe muito espaço para o Pix crescer e as empresas que oferecem esse meio de pagamento tem tudo para melhorar a experiência do cliente em seu processo de compra.

Para saber tudo sobre o Pix, baixe agora mesmo o Kit Pix e tenha acesso a diversos conteúdos sobre o novo meio de pagamento e suas funcionalidades para empresas!

Summary
Como funciona o Pix para empresas?
Article Name
Como funciona o Pix para empresas?
Description
Provavelmente você já realizou uma transação Pix para fazer uma compra e, na verdade, a empresa de quem você estava comprando pode até ter preferido oferecer esse meio de pagamento. É cada vez mais comum, quando falamos em pagamentos à vista, as próprias empresas oferecerem descontos ou incentivarem, de alguma forma, o consumidor a realizar o pagamento com o Pix, por conta de todas as vantagens da utilização deste meio de pagamento
Author
Publisher Name
TecnoSpeed
Publisher Logo
8 ComentáriosFechar comentários

Deixe um comentário

Localização

Tecnospeed ©  2022. Feito com ❤ pelo time Tecnospeed.