Processo seletivo eficiente em TI: indo além das fronteiras

Veja como levar um processo seletivo eficiente para sua Software House
Tempo de Leitura: 4 minutos

Para descobrir como conduzir um processo seletivo eficiente de profissionais de TI, leia nosso artigo. Vamos compartilhar nossa experiência aqui na TecnoSpeed e dar as dicas que usamos para encontrar os candidatos ideias


Você sabe como conduzir um processo seletivo eficiente na sua empresa de tecnologia?

É uma prática comum entre as software houses buscar mão de obra fora da cidade de origem da matriz. Então, para garantir que só os profissionais mais preparados e alinhados aos valores da empresa serão contratos, é preciso apostar em um bom recrutamento. 

Pensando nisso, montamos este artigo especialmente para você. Vamos trazer algumas dicas para um processo seletivo eficiente com base nas nossas práticas internas. Confira!

O que perguntar para os candidatos em uma entrevista de emprego? | Podcast Além do Software #003

Defina o que você quer

Primeiro, é preciso definir os objetivos do processo seletivo. Qual o perfil de profissional que você precisa para compor o time? Essa etapa é fundamental para nortear as seguintes. 

Sabendo o que você busca, é possível criar uma descrição de vaga muito mais assertiva e que trará os perfis mais adequados para o processo. Não esqueça de incluir o local da vaga e indicar que parte do processo será feito online. Assim, você amplia o leque de pessoas que podem se inscrever. 

Na vaga, escreva também quais são as competências que você espera desse profissional, tanto técnicas como comportamentais. Afinal, a pessoa terá que se integrar à cultura da empresa e você precisa saber quais valores regem a equipe para buscar alguém que se enquadre no time. Então, não negligencie esse trabalho anterior.

Entrevista e competências

Uma vez que os objetivos do processo seletivo estão definidos e você fez uma triagem dos perfis, é hora da entrevista. Se você busca candidatos fora da sua cidade, faça as primeiras etapas do processo online. Assim, só terá que se deslocar até a empresa quem já estiver para ser aprovado. Então, combine um dia e um horário com seus candidatos para realizar as entrevistas online. 

Aqui na TecnoSpeed, durante qualquer processo seletivo, levamos dois critérios em consideração para avaliar os candidatos: competências técnicas e competências comportamentais. Na decisão final, a última pesa mais.  

A parte técnica é mais fácil de desenvolver, principalmente se estamos falando de um cargo júnior. Agora, o comportamental é uma bagagem de muitos anos que o candidato carrega, mais difícil de mudar. Se ele tem o ímpeto de trabalhar e aprende rápido, o conhecimento técnico é logo adquirido.

Para analisar o aspecto comportamental, durante a entrevista, damos preferência às perguntas abertas, que dão a oportunidade de estabelecer uma conversa com o candidato. Elas enriquecem a entrevista e oferecem mais ferramentas para o recrutador entender o perfil de pessoa que está aplicando para a vaga.

Agora, quando precisamos de um profissional pleno ou sênior, para termos um processo seletivo eficiente, ele costuma demorar um pouco mais. Afinal, nunca abrimos mão das competências comportamentais e, neste caso, a pessoa também precisa ter a parte técnica bem desenvolvida. 

Para nos ajudar a preencher as vagas, às vezes recorremos a algumas plataformas de recrutamento, como a Revelo e a GeekHunter, focadas em profissionais de tecnologia. 

Testes

Mais uma vez, os testes que você vai aplicar durante a seleção devem ser online para contemplar candidatos de diferentes regiões. Além disso, eles precisam avaliar tanto as competências técnicas como as comportamentais. 

Alguns só podem ser aplicados por psicólogos registrados, mas há opções que o recrutador pode utilizar mesmo se não tiver essa formação e que também são bastante eficientes, como o DISC.

Na etapa final da seleção, você pode aplicar um teste mais técnico pedindo para o profissional desenvolver um código. Se ele passar, você pode chamá-lo para explicar qual foi o raciocínio usado para chegar nesta resolução. É assim que nós fazemos aqui na empresa.

Não tenha pressa

Encontrar bons profissionais, ainda mais na área de TI não é nada fácil e exige tempo e empenho dos recrutadores. Além disso, um aspecto muito importante para garantir a atração e retenção de talentos é investir em uma marca empregadora. Isso é, construir uma reputação para a sua empresa de que ela é um ótimo lugar para trabalhar. 

Então, um processo seletivo eficiente começa bem antes de você publicar uma vaga. A valorização das pessoas tem que fazer parte da cultura da empresa. Só assim é possível chamar os melhores profissionais para integrar o seu time. Nós adotamos essa postura e buscamos sempre dar o devido reconhecimento aos nossos colaboradores porque sabemos que, sem eles, a TecnoSpeed não seria o que é hoje. 

Use a tecnologia a seu favor

Como grande parte do processo seletivo será feito online, você precisa usar a tecnologia a seu favor. A área de recursos humanos já conta com diversos dispositivos interessantes e inovadores para conduzir os processos. 

A tendência é que a presença da tecnologia fiquei ainda mais forte nos próximos anos, com inteligência artificial e ciência de dados para avaliar os candidatos e otimizar o recrutamento. No entanto, não podemos esquecer de humanizar o processo seletivo. Afinal, as pessoas são o que mais importam dentro de um empresa e é preciso garantir que elas sejam valorizadas e recebam um acolhimento humano. 

Diversidade cultural

Quando estamos falando de processos seletivos além das fronteiras, é preciso valorizar muito a diversidade cultural que eles envolvem. Do ponto de vista do recrutador, ele precisa gostar de trabalhar com diferentes perfis de pessoas, porque este trabalho envolve entrar em contato com personalidades distintas e é preciso ter habilidade para lidar com isso. 

A diversidade cultural enriquece muito o processo seletivo, porque diferentes pessoas apontam diferentes soluções para os mesmos problemas e têm competências comportamentais muito distintas. 

Além disso, uma vez que o profissional é contratado, o recrutador e toda a equipe precisam garantir a inclusão desse candidato dentro do ambiente corporativo. Se ele for de uma outra cidade ou estado, o time tem que estar empenhado em mostrar as redondezas, dar dicas sobre como viver na cidade e etc. 

Formação do profissional

Embora saibamos que a faculdade pode desempenhar um papel importante na formação de um candidato, ela nem sempre garante que essa pessoa é a mais adequada para o cargo. Cada vez mais a graduação tem sido menos exigida por grandes empresas de tecnologia, como a Google, e esta deve ser uma tendência. 

Afinal, existem diversos cursos técnicos que dão boas ferramentas para o desenvolvedor. Além disso, a capacidade dele de realizar o trabalho acaba dependendo mais do esforço que ele tem para aprender do que a formação propriamente dita. Buscamos sempre olhar para o profissional como um todo e valorizá-lo por suas competências e capacidade de aprendizado.

Muitas vezes, o candidato não teve uma educação formal, mas tem bastante experiência na área de desenvolvimento, está de acordo com os valores da empresa e desempenha um excelente trabalho. Em casos como este, não há motivos para não contratá-lo.  

O que não fazer em processo seletivo eficiente

Ao longo dos anos, fomos adquirindo alguns aprendizados importantes para o nosso processo de recrutamento. Muitas das nossas estratégias funcionaram e adotamos até hoje, mas outras nem sempre deram certo. O que, no final, contribuiu para construirmos um processo seletivo eficiente que atrai e retém talentos. 

Agora, pensando em o que não fazer, nossos principais conselhos são:

    • Não coloque muitas etapas no processo seletivo, como vários testes e formulários online;
    • Não demore para retornar ao candidato e nem deixe de dar feedback sobre o processo.

Um processo seletivo eficiente precisa ser enxuto, porque muitas vezes o candidato está participando de mais de um. E se ele for um talento, ter um recrutamento demorado pode fazer com que ele vá para outra empresa. 

Para manter o profissional interessado na vaga, dê feedbacks constantes sobre o desempenho dele durante a seleção. Além de tudo, isso humaniza as relações entre empresa e candidato, fundamental para construir um relacionamento duradouro.

Em nosso podcast, trazemos conteúdos como este de hoje que envolvem os profissionais de tecnologia. Afinal, somos a casa do desenvolvedor e falar para você é o nosso propósito. Então, acompanhe o nosso Podcast Além do Software para ficar por dentro dos assuntos mais comentados do mercado de TI. 

Esperamos você!


Geison Durães
Geison Durães
Formado em Comunicação em Multimeios. Analista de Marketing da TecnoSpeed, focado em produção de conteúdos para mídias digitais.

Comments are closed.

Pular para o conteúdo