Saber as regras de preço para calcular o valor do seu produto pode ser um desafio, sabendo disso, preparamos esse artigo para te ajudar nessa tarefa.
Para você que vende ou quer vender em marketplaces, é necessário conhecer como ajustar as regras de preço conforme a plataforma. Saber como aplicar a precificação nos canais de venda é imprescindível, ainda mais quando a sua empresa atua em múltiplos canais.
Sendo assim, a melhor estratégia é analisar as condições oferecidas por cada canal e, de posse dessas informações, tomar uma decisão personalizada, isto é, a que melhor se encaixa nas regras de preço de cada marketplace.
Esse não é um trabalho simples, mas com as melhores ferramentas você terá uma configuração assertiva nas regras do e-commerce.
Como ter lucro em marketplaces? Vamos falar de precificação
A fim de alcançar o desejado lucro usando as plataformas de marketplaces, antes de tudo, é importante pensar em como aplicar a precificação em canais de venda de forma assertiva.
Se a sua ideia é simplesmente repetir seus preços em todos os marketplaces, esqueça, pois essa atitude não gerará lucro, podendo, inclusive, ocasionar sérios problemas.
Para conseguir saber a precificação do seu produto em cada marketplace você deve estar atento a esses pontos:
- Considerar os custos do anúncio em cada canal;
- Analisar as condições de frete oferecidas pelo marketplace;
- Verificar a comissão de cada página que você utilizar.
De posse dessas informações você conseguirá estabelecer o valor do seu produto anunciado, seguindo as regras de preço em cada marketplace que queria anunciar.
Precificação para marketplace e regras de preço no e-commerce
Todo processo de precificação requer um aprofundamento nas regras de preço de cada plataforma. Tais regras não são apenas exigências, elas podem e devem ser usadas como forma de estratégia em sua precificação nos canais de vendas.
A formação de preços no e-commerce depende de vários fatores. Entre eles, podemos destacar:
Oferta da marca
O que sua marca tem a oferecer, qual valor ela agrega, por que o consumidor deve buscar a sua marca.
Público alvo
Entender qual o tipo de consumidor que você deseja atrair, não só para precificação dos produtos, mas para toda a estratégia de sua loja virtual.
Preço da concorrência
Avaliar o que os outros players estão fazendo é uma boa estratégia de regras de e-commerce, pois dessa maneira você torna o seu negócio mais competitivo.
Margem de lucro
Aqui não existem regras de preço, mas nem por isso você deve colocar uma taxa irrealista em suas mercadorias. O importante é analisar esse fator dentro do contexto junto aos outros componentes já apresentados.
Valor agregado
É uma variante difícil de se tangibilizar, pois pode mudar conforme o público alvo. Porém, aqui o valor não está no produto em si, mas sim no que as pessoas estão dispostas a pagar. Um exemplo disso está em bolsas de grife, onde as pessoas pagam pelo valor da marca.
Planejamento estratégico da sua empresa
Você deve estar sempre atento a todas as regras de preço em cada marketplace que deseja colocar suas mercadorias e, desse modo, traçar um plano estratégico para isso. Aplicando os fatores destacados acima, seu negócio estará apto para realizar todas as regras do e-commerce pretendido.
Precificar em canais de vendas de maneira correta não só traz vantagens como é fundamental para a saúde financeira do seu negócio.
Configuração de regras de preço para marketplaces
Após estabelecer sua estratégia de precificação pelas regras do e-commerce, para que você tenha uma melhor margem de lucro, é necessário realizar uma configuração de preços.
É possível que você configure todas as regras individuais de forma manual, mas com o avanço no número de vendas e estando atendendo em vários canais, fica impossível continuar dessa maneira, pois o processo se tornará lento e complexo demais.
Se sua rotina consiste em fazer cálculos manuais para a precificação em seus canais de vendas, entenda agora como utilizar a automatização,através de um ERP, é a melhor estratégia para otimizar seu trabalho de precificação nos canais em que sua empresa atua.
Ferramenta para automatização
Agora que você já tem noção do que é preciso para as regras de preço funcionarem em seu e-commerce, vamos falar de forma mais operacional.
Você viu que empregar os anúncios e as regras de preço em cada marketplace de forma manual se torna algo bastante inviável a partir do momento em que suas vendas crescem. Essa é a condição para se investir em um hub que integre seus marketplaces automaticamente.
Esse hub promoverá a integração entre seus canais de marketplaces, mas para isso você deve escolher uma solução robusta e estável, que acompanhe seu crescimento.
Cada marketplace tem suas regras de preço específicas, e seu e-commerce não pode ignorar essas diferenças e simplesmente replicar o valor em todas as plataformas em que sua empresa atua.
Analisando as regras de cada canal para definir as suas estratégias, e com o uso de ferramentas adequadas, você terá suas configurações assertivas e operações aprimoradas.
Conheça o Plug4Market
Através do Plug4Market, seu e-commerce terá um parceiro que o ajudará a transformar o seu ERP em uma verdadeira ferramenta de gestão de vendas on-line.
Com a capacidade de integração em mais de trinta canais de vendas entre marketplaces e e-commerces, o Plug4Market facilitará a automatização da sua empresa. Acesse o nosso site e venha conhecer mais dessa poderosa ferramenta:
A maneira como você precifica os seus produtos é muito importante para seu marketplace. No que diz respeito a esse processo, fazê-lo de modo assertivo ajuda a empresa a conhecer seus custos e aumentar lucros.
Nesse artigo, vimos que muitos fatores influenciam no valor final do seu produto, e que quando estamos presentes em muitos e-commerces, tais fatores se tornam ainda maiores.
Com o avanço tecnológico crescendo a cada dia, e as distâncias se encurtando, as empresas precisam se superar e tornarem-se mais competitivas para atraírem mais clientes.
Mas agora você sabe que não está sozinho, e que contar com um hub de integração é a solução para muitos de seus problemas. Portanto, automatizar a precificação em canais de venda proporcionará a sua empresa um diferencial junto à concorrência.