SEFAZ apresenta problemas de comunicação e retorna mensagem de certificado inválido

Atualização 01/04/2019

Para solucionar o caso:

  1. Vá em executar, digite certmgr.msc para abrir a interface de certificados.
  2. Remover todos os certificados de Autoridade de Certificação de Raiz Confiáveis.
    Corrigir mensagem de certificado inválido da SEFAZ.
  3. Faça o download desse arquivo.
  4. Execute como Administrador o InstaladorCadeiaV2.exe.
    Corrigir mensagem de certificado inválido da SEFAZ.
  5. Clique em Instalar e aguarde até que o processo seja finalizado.
    Corrigir mensagem de certificado inválido da SEFAZ.
  6. Teste novamente a comunicação com a SEFAZ.

Caso ainda não funcione, vá em Opções da Internet, na aba Avançadas, desabilite as configurações:

  • Avisar quando houver incompatibilidade de endereços de certificado.
  • Verificar revogação de certificados do servidor.
  • Verificar se há certificados revogados do fornecedor.

Salve, reinicie a máquina e teste novamente.


Nesta quinta-feira, 28 de Março de 2019, a SEFAZ apresentou problemas em sua comunicação, retornando a seguinte mensagem: o certificado fornecido não é válido –  URL: https://nfe.sefaz.go.gov.br/nfe/services/NFeAutorizacao4?wsdl SOAPAction:http://www.portalfiscal.inf.br/nfe/wsdl/NfeAutorizacao4/nfeAutorizacaoLote

A mensagem foi retornada pelos servidores da SEFAZ de Goiás, Paraná e Mato Grosso do Sul, e até o momento da publicação desta nota o problema não foi apontado em outras UFs. Este cenário foi identificado para os documentos de NFe e NFCe.

A equipe da TecnoSpeed entrou em contato com a Secretaria de Estado da Fazenda, que informou um problema interno em seus servidores. A recomendação passada por eles é de que se gere notas em contingências, mas não foi passado um prazo para solucionar a situação.

Solicitamos um envio por parte deles, para que pudéssemos enviar para nossos clientes, mas isso não foi autorizado. Portanto, em caso de dúvidas, recomendamos um contato direto com a SEFAZ, que saberá quais as orientações mais indicadas para lidar com o problema.

Saiba como e quando utilizar a Contingência Offline da NFCe e consulte também a nossa Documentação.

Formada em Comunicação e Multimeios e pós-graduanda em Marketing, Criatividade e Inovação. Redatora do Grupo TecnoSpeed. Escreve artigos e conteúdos para a TecnoSpeed Fintech e para o PlugMobile.

Artigos relacionados