Veja como ter um sistema de delivery que cria o seu cardápio online, recebe pedidos para entrega pelo Whatsapp e muito mais! Saiba tudo nesse artigo.
Especialmente no setor de alimentação fora de casa, as vendas por sistema de delivery no Brasil vem aumentando gradativamente já há alguns anos. Entretanto, nos últimos meses, as orientações de isolamento social impostas pela crise do coronavírus alavancaram ainda mais o setor.
Investir quase que exclusivamente em vendas para entrega tem sido a solução para grande parte das empresas. Porém, muitos ainda cometem o erro de criar um sistema de delivery totalmente dependente dos grandes marketplaces (iFood, Rappi…).
Embora entreguem uma experiência agradável para o cliente final, esses apps trazem uma série de desvantagens para os restaurantes: cobram taxas de serviço/comissões altas, e intermediam os dados e a comunicação com o usuário final.
Nesse cenário, o cardápio digital com sistema de gestão integrado surge como uma solução operacional que dá mais autonomia aos restaurantes, aumenta a lucratividade das vendas e as possibilidades de comunicação com clientes.
Quer saber mais sobre as vantagens dessa solução e qual é a relevância dela no momento atual? Confira a seguir.
Reinventando o Food Service
O setor de alimentação fora do lar tem sido um dos segmentos mais impactados pela pandemia. De acordo com dados da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), o faturamento das empresas do país chegou a cair até 70% nos primeiros meses da crise.
A queda nas vendas presenciais, porém, veio junto a um aumento nas vendas para delivery. Em entrevista para o Huffpost Brasil, o aplicativo de entregas Rappi afirmou que registrou um aumento de 30% no número de pedidos, logo no primeiro mês da quarentena.
Este cenário obrigou muitas empresários a se reinventaram. Até negócios que ainda não tinham a venda para entrega como estratégia, encontraram no delivery uma solução para minimizar os impactos da crise.
Com isso, bares restaurantes, lanchonetes e mercados estão investindo em sistema de delivery para tentar equilibrar os impactos financeiros. E apesar dos desafios de implantar uma nova logística de vendas — que envolve entregadores, embalagens, adaptações na gestão da cozinha…) —, o formato já está se mostrando eficiente para equilibrar os impactos financeiros.
Criatividade nos modelos
A criatividade tem sido um ponto fundamental no planejamento do sistema de delivery e existem alternativas adequadas para quase todo perfil de restaurante.
Enquanto alguns optam pelo tradicional, entregando o produto ou prato já pronto para o consumo, outros apostam em vender versões de pratos congelados, kit de ingredientes ou alimentos pré-cozidos para que o cliente finalize o preparo em casa.
E além do delivery, outros modelos de venda como o drive-thru e o takeaway (retirar no local) também estão ganhando espaço. Vale avaliar a logística, infraestrutura e investimento que fazem mais sentido para cada negócio.
Aplicativos de entrega: taxas e concorrência
Com o aumento de estabelecimentos vendendo para delivery, uma queixa comum feita por empresas já familiarizadas com os grandes aplicativos tem ganhado voz: as taxas cobradas são muito altas, podendo chegar a 27% do valor do produto.
Nessas condições, ainda que o restaurante consiga manter o volume de vendas que tinha no atendimento presencial, a margem de faturamento cai significativamente.
Outro ponto de desvantagem apontado frequentemente por empresários que usam os apps é a concorrência alta que faz com que negócios cadastrados na plataforma passem semanas sem ter nenhum pedido registrado.
Por conta disso, é importante também avaliar com cuidado a plataforma escolhida para as vendas. Em muitos casos, o investimento em um sistema de cardápio online ou aplicativo próprio aliado a uma ação de divulgação traz mais resultados.
Conheça o Cardápio Digital WiFire
Para sistema de delivery: conheça o Cardápio WiFire
Pensando em soluções para atender a demanda crescente do delivery, muitos administradores encontram nos aplicativos de mensagens, como o Whatsapp, uma opção de canal de vendas.
Entretanto, apesar do custo baixo, o processo de venda feito todo pelo Whatsapp pode se tornar longo e confuso — tomando mais tempo e esforço operacional da equipe, além de ser bem menos prático para o usuário final.
Sendo assim, o cardápio digital é a solução para unir a experiência de usuário dos grandes marketplaces à autonomia e custo baixo da venda por mensagem.
Com o Cardápio WiFire, o restaurante cadastra produtos, personaliza a identidade visual, divulga o link entre e já está pronto para receber pedidos. O cliente final seleciona lá mesmo o que deseja comprar. O pedido pode ser administrado em um sistema de gestão próprio ou enviado para o Whatsapp com apenas um clique.
Nossa ferramenta tem planos sem taxas de serviço ou comissão sobre a venda, além de possibilitar que cada estabelecimento tenha acesso aos dados de cadastro dos seus próprios clientes.
Para saber mais sobre o Cardápio WiFire, acesse o site e entre em contato com a nossa equipe.