Integração de sistemas legados, problema ou solução?

Os sistemas legados são importantes para deixar o seu software competitivo, veja mais vantagens aqui.
Tempo de Leitura: 4 minutos

Caio Klein, importante empresário na área de integração de soluções, fala um pouco sobre como se beneficiar da integração de sistemas legados. Aprenda agora mesmo sobre como fazer essa integração.


Há quem ame e quem odeie fazer a integração de sistemas legados. Isso porque, além de dificultar o processo de adesão de softwares, a integração com sistemas legados pode levar bastante tempo e exigir estruturas precárias para contemplar as soluções demandadas pelo cliente. Saiba mais sobre o que foi tratado por Caio Klein em relação à integração dos sistemas legados e como ele chegou ao resultado atual.  

Aprenda sobre o trabalho home office, participe do programa Software House de Sucesso

Por que os softwares precisam se integrar?

O cenário atual no mundo da tecnologia mostra o diferencial que é se ter uma forma de integração de seu software. O valor dos softwares está justamente nessa integração, pois facilita o trabalho dos clientes com outras soluções, que fazem sentido quando estão conectadas ao ERP. O cliente não quer contratar todas as soluções novamente, ele quer algo mais prático. Por isso a integração se torna fundamental para a valorização de seu software.

Integração por solicitação do cliente

Existem diversas soluções para os diversos mercados, e o seu cliente com certeza aderiu a alguma delas. Ter a sensação de que o processo todo começa de novo é uma das maiores dores dos clientes de software. Por isso, uma das primeiras demandas do cliente é saber com quais soluções o software oferecido se integra. Esse é um trabalho árduo para o desenvolvedor ou empreendedor da área, pois é preciso se articular para adequar seu software às soluções que o cliente apresentar, integrando-o a sistemas legados.

Expectativa, tempo de entrega da integração

É preciso atender às expectativas do cliente, por isso é fundamental trabalhar no tempo de entrega da integração com as soluções solicitadas. Como a maioria dessas soluções não está pronta, esse é um dos maiores desafios que podem fazer o diferencial do seu software.

A maioria das soluções para integração de softwares legados é formada por soluções improvisadas (puxadinhos digitais)

Há soluções sofisticadas de integração de software no mercado, mas elas são exceções. A maioria das soluções de integração de sistemas legados é uma adequação para funcionar na solução em que for preciso. Conhecidos como “puxadinhos digitais”, essas soluções são insuficientes em termos de facilidade de manutenção, segurança e confiabilidade.

Exemplo da Sky.one: ERP e CRM

Caio Klein explica como identificou a demanda de uma solução de integração de softwares legados. Tudo começou com a necessidade em integrar determinados dados. Com a falta de uma solução prática e segura, a empresa projetou um “puxadinho”, ou seja, improvisou uma solução.

A integração entre o ERP e o CRM era necessária para fazer coisas básicas dos processos da empresa, como fornecer o billing. A primeira solução encontrada foi bem improvisada, utilizando Google Sheets, tendo o sistema de billing rodando com uma pessoa validando os dados, e com um processo cheio de possibilidades de erros.

Os maiores problemas desse improviso para integrar os softwares é que ele não era seguro e não possibilita acompanhamento em tempo real por ter várias etapas nebulosas, manuais e que requerem tempo. Como falado antes, o tempo de integração é fundamental para o seu software. Por isso, Caio Klein afirma que essa solução os ensinou, na realidade, sobre o que não fazer.

Atualização manual semanalmente

A solução encontrada não deixa de ser uma integração, mas também não era o cenário ideal. O cenário ideal seria de uma API com integração em tempo real. Monitorar esses procedimentos inseridos manualmente também era um desafio, além dos vários problemas de segurança por não se ter os dados criptografados de ponta a ponta. 

Percebeu-se, então, uma demanda generalizada no mercado de soluções de integração. Várias outras empresas enfrentavam o mesmo problema de integração. Esse problema tende a aumentar, pois há um grande crescimento das soluções de software e é preciso aprender a se integrar com eles.

75% das integrações dos clientes estão no mesmo cenário

Se você acha que a integração de softwares legados é um problema, talvez você esteja olhando pela perspectiva da dificuldade imposta pela integração. De fato, 75% das integrações estão em situação similar ao exemplo citado por Caio na TecnoUpdate: simplesmente improvisadas. Por isso, investir em um sistema de integração mais sofisticado pode te abrir muitas portas no mercado.

36% em crescimento de software houses e soluções digitais

Além de 75% das empresas estarem nessa etapa da integração, há um crescimento constante de software houses e soluções digitais às quais seu software precisará se integrar. Por isso, a integração é um problema se você não tiver a ferramenta certa. A solução apresentada pelo Caio Klein foi a IntegraSky. Ela permite uma integração mais intuitiva, simples e que você consiga mais rapidamente estar integrado às mais diferentes soluções. 

IntegraSky

É uma arquitetura moderna baseada nas melhores práticas de LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Além disso, é uma solução dinâmica e intuitiva que lida com dados em trânsito. É uma solução de IPaaS em que os usuários são operadores e não controladores dos dados. O IntegraSky não exige mais uma linguagem para programar, resolvendo os problemas de maneira rápida e prática. É orientada para gráficos, e não códigos mais difíceis. Além disso, sua arquitetura moderna é baseada no Privacy by Design. Outra vantagem é que é uma solução livre de programação complexa.  

Benefícios  

  • Segurança e criptografia
  • Padronização Técnica
  • Monitoramento, confiabilidade, velocidade da integração
  • API para o ERP integrado (possibilidade para os parceiros colocarem isso no mercado através do sistema de integração)
  • Você não precisa começar do zero e começar um software a cada vez que precisa fazer uma integração.

Velocidade da Integração

Essa solução torna mais fácil acompanhar todas as execuções processadas. A integração se torna muito mais simples nesse ecossistema de soluções. Exemplo disso é a solução financeira que permite acessar vários serviços em um único lugar. O valor do seu software aumenta muito conforme ele consegue se integrar com outras soluções.

Dessa forma, se você estava na dúvida sobre integrar softwares delegados, a resposta é: sim, integrar é fundamental e não precisa ser um problema se você tiver a solução certa a seu favor.

Quer saber mais sobre as novas tecnologias e sobre as tendências para o mercado de softwares? Assine a nossa newsletter para ficar por dentro de tudo do meio tecnológico e tirar as suas maiores dúvidas.


Caique Barbosa
Caique Barbosa
Formado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, com Especialização em Marketing. Atua na TecnoSpeed como Coordenador de Marketing.

Comments are closed.

Pular para o conteúdo