Por que uma Software House precisa do mobile?

Em 2018 o Brasil ocupou o 5º lugar no ranking mundial de utilização de smartphones – App Annie. Aproximadamente foram realizadas 200 bilhões de downloads de soluções mobile no mundo todo.


Muitas soluções têm o usuário de desktop em foco quando são desenvolvidas. Por conta disto, a perspectiva do mobile acaba sendo desconsiderada. O grande problema é que a empresa deixa de multiplicar a sua base de usuários. Não podemos esquecer que o consumo de serviços via celular é uma tendência irreversível de mercado.

Negligenciar este filão significa que a desenvolvedora perde uma oportunidade segura de aumentar seus lucros. E deixa, igualmente, de aprimorar a relação com os seus clientes. É claro que estes são aspectos mais generalistas, e que não dimensionam a importância das soluções móveis. Quer saber por que a sua empresa deve considerar investir na mobilidade? Confira neste artigo!

Por que uma Software House precisa de aplicativo?

Toda empresa, independentemente do tipo de serviço ou produto oferecido, quer reter clientes. Melhorar o atendimento e a satisfação do público é o caminho para atingir esse objetivo. Realizar esta meta, contudo, inclui adotar as principais tendências de consumo e estratégias de mercado, como a mobilidade corporativa.

Ademais, tenha em vista que o Brasil possui um grande potencial de consumo mobile. E a perspectiva é que este mercado se expanda ainda mais no futuro próximo. É por isto que muitos projetos de software e soluções para web adotam o conceito do Mobile First atualmente. Ou seja, a arquitetura de desenvolvimento dá prioridade aos dispositivos móveis.

Este tipo de estratégia é motivado pela adoção massiva de smartphones por consumidores e empresas. Lembremos que estamos nos referindo a um fator que transformou a relação entre público e tecnologia na última década. É por esta razão que as software houses devem considerar esta solução como um meio de tornar a empresa escalável e lucrativa. Poucos recursos possibilitam este resultado com tanta segurança quanto os aplicativos.

Aumente o reconhecimento da sua marca

Quando uma desenvolvedora faz a divulgação dos seus produtos, é sempre uma vantagem estar presente em diversos lugares. O mesmo deve ocorrer com as soluções oferecidas pela empresa. Se um software pode ser acessado de diferentes dispositivos, incluindo os móveis, é natural que isto aumente o reconhecimento da marca.

Você deve levar em conta que os usuários passam cada vez mais tempo no celular – e não apenas por lazer, mas também por trabalho. Ter o seu app neste ambiente oferece comodidade e aumenta os fatores de exposição e interação com o seu produto. Outra razão de por que uma Software House precisa de aplicativo é que este pode ser um canal de marketing.

Muitas vezes a correria do dia-a-dia faz com que o cliente tenha menos contato com a sua empresa. Um aplicativo pode servir para reduzir este distanciamento. Basta enviar notificações e mensagens atualizando os clientes sobre fatores como promoções. Esta proximidade e constância é fundamental para melhorar o relacionamento com os seus usuários.

Mais informações sobre o cliente e aumento da fidelização

Um fator de grande relevância que o mobile proporciona e que devemos ressaltar é a coleta de dados. Muitos detalhes importantes sobre o comportamento do cliente só podem ser percebidos neste canal. Ele facilita inclusive a avaliação do grau de satisfação do consumidor com relação aos seus produtos.

Por fim, a soma dos benefícios descritos anteriormente tem como resultado, maior fidelização dos clientes. E é fácil entender o motivo: um app facilita o acesso às soluções da empresa e se alinha com as demandas dos usuários. Ao mesmo tempo, aprimora a comunicação, fortalecendo o relacionamento entre as partes.

Pode ser que além de questionar por que uma Software House precisa de aplicativo, você também esteja carregando outra dúvida. Esta: é necessário programar novamente a solução para o mobile? Com o PlugMobile não! Você poderá transportar qualquer linguagem de programação para o ambiente móvel facilmente. Acesse o nosso site e descubra mais a respeito desta solução.

Conheça os principais indicadores de vendas.

Formado em Comunicação em Multimeios. Analista de Marketing da TecnoSpeed, focado em produção de conteúdos para mídias digitais.

Artigos relacionados