Emitir documentos fiscais requer muita atenção por parte da gestão de uma empresa, pois um erro pode causar muitos problemas. Saiba mais!
Para que uma boa gestão aconteça é necessário muita atenção, especialmente na hora de emitir documentos fiscais. Afinal de contas, eles são uma comprovação das transações ocorridas em um negócio.
A emissão deste tipo de documento é uma das necessidades básicas de um ERP. Por isso, é primordial ser cauteloso no momento de desenvolver soluções neste sentido, pois uma empresa que não arrecada e não tem os seus registros fiscais corretos, pode sofrer várias sanções, desde multas até interdição total de um empreendimento.
Além de comprovarem as transações, a emissão de documentos fiscais é uma exigência de vários órgãos públicos, dentre eles a Secretária da Fazenda de seu estado. Por meio desses itens você garante que os impostos advindos das transações comerciais dos seus clientes estão sendo pagos corretamente.
Portanto, desenvolver um software fiscal, emitir notas e demais documentos desta natureza é algo sério, que deve considerar um conjunto de regras que podem variar conforme as legislações de cada estado.
Sendo assim, ter dificuldades na hora de emitir documentos fiscais pode resultar em muitos problemas e dor de cabeça. Por isso, a fim de evitar esse contratempo, é de suma importância que você conte com um recurso mais que essencial: a automatização dessas emissões através do ERP, facilitando o dia a dia dos seus clientes.
Documentos fiscais eletrônicos: o que são e para que servem?
Os documentos fiscais eletrônicos são um tipo de “arquivo” que comprovam se uma empresa está agindo de maneira legal, pagando os seus impostos em dia e contribuindo da maneira correta.
Isto é, além de ser uma obrigação para qualquer empresa, também serve para garantir que suas obrigações com o Fisco estão certas e podem ser comprovadas através desses documentos eletrônicos.
Sendo assim, para que uma empresa não corra nenhum risco, é preciso estar sempre atento às obrigações contábeis e garantir uma boa gestão na hora da emissão dos documentos fiscais. Dessa forma, o seu negócio terá a convicção de que tudo está correto na hora de prestar contas.
Esses tipos de documentos fiscais são muito importantes para fins de comprovação no caso de uma organização passar por uma fiscalização. Por isso, é sempre bom manter as informações arquivadas de maneira prática e segura.
Quais os tipos de documentos fiscais eletrônicos existem?
No Brasil, temos vários tipos de documentos fiscais, e a própria legislação tributária brasileira é complexa e cheia de siglas e particularidades. Veja agora alguns dos tipos de documentos fiscais mais importantes para sua empresa:
Nota Fiscal eletrônica (NF-e)
Tem por função o registro da transação entre empresa e seus clientes, sendo um dos documentos fiscais mais utilizados no Brasil.
Nota Fiscal ao Consumidor eletrônica (NFC-e)
É utilizada para registros de vendas presenciais para consumidor final.
Nota Fiscal de Serviço eletrônica (NFS-e)
Possui uso exclusivo para empresas prestadoras de serviços, e seu uso é totalmente digital.
Nota Fiscal Avulsa (NFA-e)
Semelhante a NF-e, é emitido através da SEFAZ por produtores primários, pessoas físicas e até mesmo pelos MEIs.
Conhecimento de Transporte eletrônico (CT-e)
Surgiu como substituto para vários documentos fiscais, visto que o antigo CTRC possuía uma versão diferente para cada modal.
Conhecimento de Transportes para Fretamento e Outros Serviços (CT-e OS)
Usado nas operações de transportes que anteriormente utilizavam a Nota Fiscal de Serviço de Transporte – NFST.
Manifesto de Documentos Fiscais de Eletrônico (MDF-e)
Usado para a fiscalização da Receita Federal nos postos de controle, unificando em um único documento, todos os demais referente a carga transportada (NF-e, CT-e)
Qual a importância de emitir documentos fiscais?
Como dito antes, a emissão de documentos fiscais é muito importante para a saúde financeira de uma empresa, pois é através dela que é feita a contabilidade do seu negócio.
Sendo assim, sua principal missão é manter um registro das operações e também observar se todos os impostos foram recolhidos.
Dessa forma, um empreendimento consegue cumprir suas obrigações contábeis e o contador pode fazer o registro nos livros contábeis para o momento da prestação de contas.
É possível emitir vários tipos de documentos fiscais de forma automática?
Para emitir documentos fiscais de forma automática é necessário que sua empresa possua um sistema de gestão integrado ao seu ERP. Desse modo, os dados podem ser cadastrados de maneira rápida, prática e segura.
O ERP também tornará o seu trabalho mais organizado e garantirá um maior controle sobre a emissão.
A Suíte de Componentes: um contrato e diversos documentos emitidos
O mercado de desenvolvimento está cada vez mais competitivo, e cada elemento que gere um diferencial é importante para que uma solução se torne mais interessante e completa para os usuários.
Portanto, que tal garantir mais competitividade no seu sistema adquirindo uma suíte de componentes que implemente perfeitamente as principais rotinas de emissão de documentos fiscais no seu ERP?!
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Por isso, profissionais com essa experiência costumam ser caros e concorridos no mercado da programação. Além de que, dependendo do tamanho do projeto, pode ser necessário mais de um destes especialistas.
Portanto, considerar portar para o seu sistema uma solução já pronta e homologada pode representar um ganho financeiro e aumento de competitividade do seu ERP, além de garantir mais tranquilidade para os usuários no momento da emissão de documentos fiscais.
