Visualização de dados: porque integrar dashboards mobile ao seu software desktop e como fazer isso de forma simples e eficiente!
Os dados estão em tudo. Vivemos cercados de um oceano de informações e geramos uma quantidade astronômica de novos dados todos os dias.
E como é possível administrar e não ficar perdido no meio disso tudo? A resposta é rápida e clara: visualização de dados.
Cada vez mais organizações e segmentos estão entendendo o poder das visualizações de dados e usando esse tipo de recurso como solução para guiar suas análises, decisões e estratégias.
O que faz todo o sentido, pois quando se vê melhor, se pensa e age melhor também.
Se data science, data driven, data quality, BI, dashboards e gráficos eram coisa de cientista ou apenas dos profissionais da tecnologia ou da estatística, agora qualquer pessoa tem contato com esse universo todos os dias e todo negócio precisa e deve usar dados e visualizações de dados ao seu favor.
Vamos, então, entender mais sobre isso? A seguir, você confere o conceito de visualização de dados, sua história, aplicações, vantagens e, claro, como esse tipo de recurso pode beneficiar sua software house e os usuários do seu ERP!
Qual o conceito de visualização de dados?
Visualização de dados nada mais é do que a representação visual e compilada de informações. Essa representação pode ser feita através de diagramas, gráficos, mapas e outros tipos de imagens.
Outro conceito interessante para a visualização de dados é a integração entre a ciência de dados, a comunicação e o design.
Assim, é possível facilitar e agilizar a compreensão de padrões ou cenários complexos, que envolvem um grande volume de informações.
Segundo Edward Tufte, estatístico americano e professor de Yale, uma visualização de dados de sucesso ocorre quando “ideias complexas são comunicadas com clareza, precisão e eficiência”.
Em outras palavras, a visualização de dados é a arte e ciência de transformar uma quantidade enorme de dados brutos e complexos em informações significativas, intuitivas e úteis, trazendo mais clareza e assertividade para a tomada de decisões.
Onde começou a visualização de dados?
A visualização de dados definitivamente não é uma prática nova. Desde o século XVII, temos registros do uso de mapas e diagramas para compreender dados. Agora, se formos tentar remontar a história da visualização de dados, teremos alguns grandes marcos.
O consenso é que tudo começou com William Playfair, que ficou conhecido como o “pai da estatística” ao inventar a linha, a barra e o gráfico no final de 1700. O gráfico de pizza surgiu logo em seguida, no início dos anos de 1800.
Também temos a contribuição da enfermeira de guerra e jornalista de dados, Florence Nightingale. Ela ficou conhecida por diagramas “coxcomb” ou “rose” que elaborou para lutar por melhores condições hospitalares e salvar vidas de soldados.
Outro nome de destaque é Charles Minard, o engenheiro civil francês que trabalhava com representação de dados numéricos em mapas e foi quem elaborou o mapa da invasão de Napoleão à Rússia, em 1812.
A partir desse pontapé histórico e com a evolução tecnológica, a visualização de dados se estabeleceu oficialmente e se desenvolveu. De lá para cá, o número de informações aumentou exponencialmente, assim como a demanda por análises e a complexidade e eficiência desse processo.
E a previsão é que essa evolução progressiva e acelerada continue nos próximos anos, trazendo inovação, facilidade e outros ganhos do futuro.
Onde se aplica?
As aplicações da visualização de dados são muito amplas, quase infinitas! Só de pensar que vivemos na era da informação e cerca de 2 quintilhões de bytes de dados são gerados diariamente fica fácil de entender o quão versátil este segmento é e pode ser.
Na ciência, os gráficos e ferramentas de visualização de informações são fundamentais para a construção e perpetuação do conhecimento. Na gestão empresarial, eles dão vida aos KPIs, tornam o monitoramento mais fácil e preciso, e otimizam a tomada de decisões.
No varejo, a visualização de dados é essencial para o controle de estoque e das vendas. Na indústria, para o controle da produção. E no transporte, da logística.
E a lista continua… temos dados em formato visual presentes na saúde, no jornalismo, no marketing, na gestão de pessoas e até nas coisas do nosso cotidiano, como os smartwatches, redes sociais, o app do banco, do investimento e até o que você usa para monitorar seu sono!
Vantagens da visualização de informações
Dá para imaginar que essa aplicabilidade resulta em várias vantagens, né? E é isso mesmo! A visualização de dados traz:
Assertividade
Isso porque ela traz várias vantagens, como a garantia de análises mais completas e precisas, resultando em informações mais assertivas.
Agilidade
Além disso, a visualização de dados proporciona agilidade na análise e identificação de padrões, respostas, gaps e oportunidades, permitindo uma atuação mais rápida e eficaz.
Paperless
Outra vantagem da visualização de dados é a redução no uso de papel, pois a representação visual de um grande volume de informações dispensa a necessidade de imprimir relatórios.
Mobilidade
Por fim, trabalhar com dados visuais e digitais garante mobilidade, acessibilidade e interatividade, permitindo que as informações sejam analisadas em qualquer hora, dispositivo ou lugar, o que facilita a tomada de decisões.
Fácil consumo
A visualização de dados é democrática e didática, permitindo que até o analista mais leigo possa compreender as informações que ele contempla. O que é um ganho imenso em termos de transparência e comunicação.
Modernização
Investir em soluções de visualização de dados é essencial para qualquer negócio que queira se manter atualizado, relevante e à frente dos seus concorrentes, pois essa é uma tendência que veio para ficar.
Essa é não só uma vantagem, mas uma demanda dos usuários. Afinal, quem é empreendedor não tem tempo a perder e precisa estar sempre em movimento para fazer seu negócio ir mais longe.
Vamos nos aprofundar mais neste assunto, então? A seguir, falaremos do conceito de mobilidade, de dashboards mobile e entender como e porque levar dashboards mobile para seus softwares desktop?
O que é mobile?
Mobile vem de mobilidade, ou seja, refere-se à possibilidade de acessar a internet e realizar tarefas de forma móvel. Isso acontece através dos dispositivos eletrônicos portáteis, que não têm fio ou local fixo, diferente dos dispositivos desktop.
Ou seja, o universo mobile envolve o uso de smartphones, tablets, notebooks, ultrabooks, smartwatches, GPS e outros dispositivos deste tipo. O conceito é bem amplo, mas já se pode afirmar com tranquilidade que a mobilidade passou do status de tendência para o de recurso indispensável.
Tanto para quem vende quanto para quem consome, independentemente da área de atuação ou do porte, mobile não é diferencial mas requisito. Falaremos disso melhor no próximo tópico…
Se a sua empresa possui desenvolvimento próprio internamente, veja e compartilhe este vídeo:
Qual a importância do mobile para empresas?
Nos últimos anos, tivemos a popularização dos aparelhos móveis e a inserção cada vez mais profunda deles na rotina das pessoas e negócios. Hoje, é difícil imaginar uma vida pessoal ou profissional sem o celular e o acesso mobile, e as estatísticas comprovam isso.
De acordo com a 33ª edição da Pesquisa do Uso da TI – Tecnologia de Informação
nas Empresas, realizada pelo Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Fundação Getulio Vargas (FGV), o Brasil tem mais dispositivos mobile que habitantes.
O levantamento contabilizou 346 milhões de aparelhos móveis em uso no país, distribuídos entre os 214,3 milhões de brasileiros. Considerando apenas os celulares e smartphones, são 242 milhões de dispositivos ativos.
E outros dados do relatório demonstram o protagonismo do mobile:
- Para cada aparelho de TV vendido no Brasil, são vendidos 3,1 celulares;
- O número de smartphones já é maior que a população desde 2017;
- No Brasil, existem em média 1,6 dispositivos portáteis por habitante.
Além disso, outro estudo revela que o Brasil é o 5º país com maior número de celulares no mundo. Nossos números só perdem para a China, Índia, Estados Unidos e Indonésia.
Contra fatos não há argumentos, não é mesmo? Sendo assim, o mobile é essencial para as empresas que querem continuar relevantes e em crescimento no futuro próximo e além.
Investir nesse tipo de tecnologia é necessário para acompanhar as movimentações do mercado e atender às expectativas dos consumidores. Mobile é sinônimo de flexibilidade e produtividade na gestão e de praticidade e otimização da experiência para o usuário.
Com mobilidade, as empresas podem fazer mais e melhor. As barreiras físicas são rompidas, a tomada de decisão se torna mais eficiente e pode acontecer em qualquer hora ou lugar. O alcance, as possibilidades e as oportunidades são maiores. E isso é valiosíssimo!
Dashboards mobile: onde a mobilidade e a visualização de dados se encontram
Depois de ler sobre as potencialidades da visualização de dados e a importância do mobile, como transformar tudo isso em oportunidade para o seu negócio e solução para os seus clientes?
A resposta são dashboards mobile, soluções de visualização de dados em tempo real, acessíveis a qualquer momento e em qualquer dispositivo ou lugar. Eles combinam as vantagens da mobilidade com as de dispor dados de forma estratégica e visual.
Consegue imaginar o quanto esse tipo de solução pode impactar positivamente seus clientes? Não é à toa que os dashboards são uma das principais tendências mobile para 2023 e os próximos anos. Então, continue com a gente para conhecer os detalhes e atributos dessa tecnologia…
O que são dashboards?
Em poucas palavras, dashboard é uma ferramenta de gestão visual de dados. Elaborando, os dashboards são painéis de informações que exibem dados importantes e relevantes em um formato visual fácil de entender. Ou seja, eles funcionam como métricas visuais para tomada de decisão de uma empresa, setor ou processo.
Dentro dos seus recursos visuais, geralmente, temos gráficos, tabelas, diagramas e medidores. No entanto, os dashboards podem ser personalizados conforme as necessidades de seus usuários, em termos de interface e estrutura.
Isso significa que é possível definir as métricas e dados que serão acompanhados, os detalhes de como serão entregues ao usuário (forma gráfica, cores, textos, etc) e também o intervalo com que serão atualizados.
Os dashboards também podem ser interativos, permitindo que os usuários alterem os parâmetros de exibição dos dados ou filtrem informações para fazer análises específicas.
Um gerente de vendas pode monitorar as métricas do seu time comercial, mas também filtrá-las e analisá-las por vendedor ou por período, por exemplo. Assim, ele consegue informações detalhadas e precisas com apenas alguns cliques.
Portanto, dashboards permitem compreender um cenário, identificar padrões, obter insights e tomar decisões de forma muito mais rápida e eficiente. Ela descomplica a análise de dados e ajuda empresas a adotarem uma estratégia e gestão data driven com menos esforço.
Por que a visualização de dados é importante?
A visualização de dados é a chave que permite esse movimento de obter mais com menos. Ela é importante para que gestores e empresas consigam dar conta de um grande volume de dados e não tomem decisões baseadas em impressões, generalismos ou achismos.
Toda organização é um ecossistema complexo, com diferentes valores, departamentos, profissionais, processos, objetivos, demandas, produtos e problemáticas. Não dá para pensar que gerir uma empresa é algo simples ou que pode ser feito sem aprofundamento.
Cada ação tem consequências, tudo está conectado e é preciso não só olhar para dentro, mas também para fora. Só é possível solucionar crises e agarrar oportunidades a partir de uma visão ampla, clara e estratégica.
E esse tipo de visão e mindset depende de informação. Mas não informação simplesmente. Depende de um sistema organizado e otimizado de coleta, tratamento e disposição de dados, para que eles possam ser vistos, analisados, compreendidos e transformados em informação de valor e, principalmente, ações.
Leia também: Qualidade de dados: por que se preocupar com isso e como agir para aumentar sua data quality
Diante disso, dizer que a visualização de dados é importante talvez seja pouco. Ela é praticamente um requisito para uma boa gestão da informação, para o processo de tomada de decisão e para o sucesso e longevidade de um negócio. Porém ainda mais importante, a visualização de dados de um painel deve ser direcionada e objetiva, sem espaço para interpretação.
E por que essa visualização precisa ser mobile?
A visualização de dados precisa ser mobile para acompanhar o ritmo de vida atual e oferecer aos profissionais e negócios ainda mais assertividade e oportunidades. Já ouviu falar que timing é tudo? Pois é!
Em alguns setores, não dá para esperar a informação ser processada e chegar até você para tomar uma decisão. Cada dia, hora, minuto ou até segundo pode ser crucial. Se o monitoramento não for preciso, constante e estiver sempre à mão, muito pode ser perdido: vendas, produtos, oportunidades.
A partir de dashboards mobile os usuários acessam as informações mais importantes de seus negócios quando querem e precisam. Por isso, têm condições de reagir rapidamente às situações que surgem em sua rotina e de tirar o melhor delas.
É possível antecipar tendências, detectar riscos, evitar ou minimizar erros, prevenir prejuízos e identificar oportunidades muito mais rápido e com sucesso.
Assim, as organizações se tornam muito mais flexíveis e competitivas, conseguem ter uma operação e comunicação otimizadas, e muito mais força de inovação e crescimento.
Quer saber mais sobre a necessidade e valor do mobile nas empresas? Leia também: Mobilidade Corporativa: como potencializar o negócio do seu cliente
O que o desenvolvedor deve ficar de olho?
Ok, nós já falamos sobre visualização de dados, mobile e como essas coisas se conectam e podem beneficiar os negócios. Que tal agora entrarmos naquilo que você, desenvolvedor e gestor de software house, pode e precisa fazer para ofertar dashboards mobile aos seus clientes?
Antes de qualquer coisa, você precisa ficar de olho nas necessidades das empresas que utilizam o seu software. Entendendo as principais dores dos seus clientes, você poderá se dedicar em criar soluções que as sanem e transformá-las em oportunidades para sua software house lucrar e crescer.
Nesse sentido, integrar recursos de monitoramento e visualização de dados mobile ao seu software é uma excelente forma de aumentar o alcance, a atratividade e o valor dele. Especialmente se você fornece ou trabalha com ERPs!
Afinal, como já falamos, a gestão empresarial sem dados e sem mobilidade fica bastante limitada. Ao passo que ter tudo isso centralizado e conectado pode fazer muita diferença na experiência do usuário e nos retornos que ele obtém através do seu sistema. Quer ver isso na prática?
E, se quiser iniciar essa jornada de levar dashboards para dentro dos seus software, se liga nos próximos tópicos!
Quais gráficos são interessantes disponibilizar em sua solução dashboard?
A resposta curta para essa pergunta é: os gráficos que serão úteis para os seus clientes. No entanto, a partir da nossa experiência dentro do universo da visualização de dados e com atendimento a diversos setores, podemos te ajudar com algumas dicas extras.
Isso porque existem algumas representações que são versáteis o suficiente para serem úteis para diferentes tipos de métricas e negócios. Ou seja, são opções certeiras para compor um dashboard. Além de outras que funcionam muito bem para determinados processos ou setores.
Os gráficos de colunas ou barras, por exemplo, são um dos tipos mais comuns e utilizados em dashboards. Trata-se daquele formato básico com os eixos X e Y representando um a frequência e outro a variável, sabe? Ele é ótimo para realizar comparações e demonstrar evolução, pois registra o comportamento de um dado ao longo de um determinado período.
Já os gráficos circulares, o famoso gráfico pizza, é perfeito para entender proporções, afinal, ao contrário do alimento, cada pedaço desse gráfico costuma ter um tamanho específico, deixando bem clara essa relação entre as partes analisadas.
Agora, para ler de maneira mais aprofundada sobre os demais tipos de gráficos e sobre as áreas, confira os nossos guias para criação de:
- Dashboards para gestão de estoque
- Dashboards com foco em vendas
- Dashboards para negócios do varejo
- Dashboards para o setor de transporte rodoviário de cargas
Como otimizar a visualização e o consumo de dados em dashboards versão web e mobile
A visualização de dados é um fator fundamental para uma boa gestão – a esta altura você já deve ter compreendido isso. Mas, ao mesmo tempo, é preciso entender que estabelecer uma visualização de dados depende de diversos fatores e medidas.
Um primeiro parâmetro importantíssimo é justamente a plataforma em que os dados serão dispostos. Existem demandas em comum quando estamos pensando em um dashboard web e um dashboard mobile, claro. No entanto, também existem especificidades de cada meio. E é sobre isso que falaremos a seguir. Vamos lá?
O que um bom dashboard deve ter na visualização Web?
Começando com os dashboards web, que são mais comuns mas não menos relevantes e funcionais no contexto da visualização de dados, um bom dashboard web deve apresentar:
Boa usabilidade
Isso é exigência em qualquer tipo de aplicação, não é mesmo? E não é diferente quando estamos falando de dashboards e visualização de dados. A funcionalidade do dashboard depende da usabilidade da interface e se o usuário é capaz de navegar por ela sem dificuldades e cumprir todas as tarefas que deseja. Portanto, mantenha a usabilidade e uma boa hierarquia de informações.
Flexibilidade no acesso
Além de ser fácil de usar, um dashboard precisa ter um acesso flexível e eficiente. Com isso queremos dizer que ele deve suportar o acesso de diversos usuários e também através de diversos computadores.
Afinal, um dashboard é uma ferramenta de comunicação e atualização dentro de uma empresa, e se todas as pessoas devidas não puderem acessá-lo com facilidade e liberdade, esse propósito é prejudicado.
Variedade de gráficos
Um dashboard serve, basicamente, para reunir e simplificar um grande volume de informações. Isso ocorre através de recursos visuais e também de uma boa estratégia de combinação entre os dados e os gráficos e diagramas que irão representá-los.
Para que isso seja bem feito, é importante que sua aplicação de dashboard tenha uma variedade considerável de gráficos, pois isso vai garantir bons matches e uma visualização assertiva e eficiente.
Organização visual
Por falar em recurso visual, além dos gráficos, os outros elementos da interface e arquitetura das informações precisam ser bem organizados. O layout deve ser claro e intuitivo; a distribuição de cores atrativa e, ao mesmo tempo, confortável; e a tipografia legível e de fácil interpretação. Resumindo: um belo design pode diferenciar e elevar os resultados do seu dashboard.
Atualização em tempo real
Quando o assunto é gestão, timing é um fator crucial. E o dashboard, seja ele web ou mobile, serve justamente para fornecer dados para embasar decisões. Nesse contexto, o seu dashboard ser atualizado em tempo real é uma feature que não dá para deixar de fora. Pode ser a diferença entre o sucesso e a falha, entre ter lucro ou prejuízo, entre ser pioneiro ou apenas mais um. Uma informação atualizada é muito mais precisa, relevante e confiável.
Ampla possibilidade de personalização
Outro fator que vale explorar no seu dashboard é a personalização. Quanto mais personalizável sua aplicação for, a mais negócios e demandas ela irá se adaptar. E isso beneficia sua software house e seus usuários. Por isso, considere adicionar funções de ajuste de cores, tamanhos, gráficos, grupos e o que mais julgar pertinente.
O que um bom dashboard deve ter na visualização Mobile?
Falamos sobre alguns pontos importantes para contemplar em um dashboard web, mas todos eles também se aplicam à construção de dashboards mobile. Então, a ideia é levá-los em conta e adicionar à lista os seguintes pontos de atenção:
Layout adaptável
No contexto mobile, viabilizar um layout adaptável que permita migrar entre uma visualização do dashboard completo, de um conjunto de gráficos ou um por vez, é um complemento importante para a boa usabilidade da aplicação. Isso porque o tamanho da tela de dispositivos móveis é reduzido e um layout fixo pode prejudicar a visualização de dados em vez de promovê-la.
Agilidade na rolagem
Outra implementação que agrega à usabilidade é uma rolagem inteligente e ágil, que possibilite de um gráfico para outro em um único scroll. Novamente, a dimensão mobile comporta menos informações por vez e é preciso pensar em estratégias que contornem isso e deem conforto e liberdade durante a navegação e análise do dashboard.
Fácil reposicionamento de gráficos
Ainda nesse sentido, é aconselhável pensar em uma solução para que os gráficos possam ser movidos de lugar e reposicionados com facilidade. Para isso, é preciso viabilizar não só essa função, mas coordenar isso com o dimensionamento dos elementos visuais e de navegação. Assim, a gestão e as análises se tornarão mais fluídas, rápidas e eficientes.
Carregamento rápido e bom desempenho
Ninguém gosta de lidar com um aplicativo lento ou cheio de bugs, não é mesmo? Os consumidores hoje são praticamente usuários nativos dos smartphones e não têm tempo a perder. Portanto, a aplicação de dashboard mobile precisa carregar as informações rapidamente, atualizar sem dificuldades ou demora e rodar bem.
Faça o possível para otimizar esses dois aspectos para garantir que seus usuários realmente verão seu dashboard como uma solução que otimiza suas decisões e resultados, e é indispensável.
Estilo visual moderno e intuitivo
Já falamos sobre design e visual, mas vamos retomar esses pontos, pois ele é ainda mais decisivo para o mobile. Tanto pela questão da dimensão reduzida das telas quanto pelo contexto do uso.
Ninguém quer ter um aplicativo que não seja visualmente moderno, passe credibilidade e comprove isso por meio de uma navegação intuitiva. Se não for assim, melhor restringir o uso ao computador. Então, não economize esforços para tornar seu dashboard mobile interessante e fácil de usar no menor dos dispositivos.
E para além dessas dicas, recomendamos fortemente que você assista ao vídeo abaixo. Nele, listamos 7 erros para não cometer ao construir seus dashboards. Confira em nosso canal:
Assim, você poderá construir dashboards eficientes, versáteis e que todos os seus clientes vão querer agregar à sua gestão!
Por que criar dashboards é um desafio para o desenvolvedor?
Se você estava preocupado com a definição de quais gráficos incluir em seus dashboards, precisamos te dizer que infelizmente esse é o menor dos desafios de criar dashboards…
Os dashboards nem sempre são fáceis de serem desenvolvidos, pois envolvem o cruzamento de diversas áreas, demandas e conhecimentos. E isso só fica mais complicado quando a ideia é desenvolver este recurso para softwares já existentes e fazê-lo funcionar no desktop e no mobile.
Os diferentes sistemas operacionais, linguagens e dispositivos
Desktop, mobile e banco de dados são três mundos diferentes, e cada um deles é composto por diversas variáveis e possibilidades.
Softwares considerados desktop
A programação desktop tem como objetivo criar aplicativos executáveis no computador, podendo ser desenvolvida em diversas linguagens. No entanto, algumas delas são amplamente conhecidas e utilizadas por desenvolvedores e empresas de software em todo o mundo. Conheça as principais:
Delphi
Delphi é uma linguagem de programação que usa uma abordagem de desenvolvimento visual para criar aplicações para Windows. Ela é bastante popular no meio empresarial e conta com muitos recursos de gerenciamento de banco de dados e interface de usuário.
Descubra como levar dashboards mobile para seu software em Delphi!
C#
C# é uma linguagem de programação moderna e orientada a objetos, criada pela Microsoft. Ele foi projetado para ser fácil de usar, com uma sintaxe semelhante a outras linguagens populares, como Java e C++. É amplamente utilizada para desenvolvimento de aplicações empresariais e para Windows.
É a linguagem que você usa? Então, veja como criar dashboards mobile a partir de software desktop em C#.
VB6
Embora seja uma linguagem antiga, o VB6 ainda é popular entre os profissionais que desenvolvem para Windows devido à sua facilidade de uso e recursos. Assim como o C#, trata-se de uma linguagem de programação orientada a objetos, criada pela Microsoft.
Java
O Java é uma linguagem de programação muito popular e versátil. Ela pode ser usada em muitas aplicações diferentes, do desktop ao mobile, passando pelo desenvolvimento web.
Ele foi projetado para ser portátil e independente de plataforma, o que significa que os aplicativos Java podem ser executados em qualquer sistema operacional.
C++
Para quem busca recursos avançados, C++ é a escolha certa. Isso porque é uma linguagem de programação desktop de alto desempenho, que conta com recursos avançados, como programação orientada a objetos e programação genérica.
C
Já no caso do C, o foco é na agilidade e no desenvolvimento de sistemas operacionais, drivers de dispositivo e aplicativos de baixo nível. Também é uma linguagem poderosa e com muitos recursos avançados, incluindo ponteiros e gerenciamento de memória.
Na área de banco de dados temos a padronização da linguagem SQL Server, que é utilizada como base para os principais bancos de dados. No entanto, ainda existem diferenças entre os serviços disponíveis e utilizados no mercado, bem como incompatibilidades e limitações de integração.
Já dentro do desenvolvimento mobile, a conversa vai além das linguagens. Temos plataformas, sistemas operacionais e modos de uso completamente opostos ao do desktop. A orientação da tela (horizontal x vertical) e a manipulação das funções (cliques x toques) são apenas dois exemplos disso. Bora aprofundar esse papo?
Dificuldades em levar dashboards mobile para software desktop
Desenvolver produtos para dispositivos móveis é complexo, primeiro, porque cada sistema operacional – Android ou IOS – exige conhecimento em diferentes linguagens de programação.
Para cada um dos sistemas operacionais também existem permissões e recursos que precisam ser configurados corretamente para garantir que as aplicações funcionem corretamente independente do dispositivo ou sistema em que esteja rodando.
Além disso, há a questão da usabilidade e adaptação da interface a diferentes dispositivos, com diferentes tamanhos de tela e formas de navegação. É preciso se certificar de que as informações e recursos sejam apresentados de forma clara e funcional e garantam uma experiência de usuário consistente em qualquer plataforma.
E ainda existem desafios mais amplos e práticos para desenvolver dashboards mobile…
Desenvolvimento do zero e por conta
Se você optar pelo desenvolvimento interno, você e seu time terão que dar conta de todas as etapas e demandas do projeto. Da definição dos requisitos e tipos de gráfico que serão criados até os testes, a validação e a implantação do recurso.
Isso vai exigir tempo, mão de obra qualificada, investimento e muito esforço e paciência, afinal, levar um recurso novo e mobile para o seu software desktop pode ser ainda mais desafiador ao se deparar com as incompatibilidades entre as tecnologias mobile e o seu ERP.
Prazo de execução do projeto
Um projeto de desenvolvimento mobile de pequeno porte leva pelo menos dois meses para ser finalizado e pelo menos seis no caso de aplicações mais robustas e complexas. Então, outra dificuldade é colocar essa funcionalidade para rodar no menor tempo possível. Mas sem que isso desequilibre outros aspectos do seu negócio, como o financeiro, por exemplo.
Conhecimento especializado
Além de serem meses de trabalho, não dá para tirar essa ideia do papel por conta sem uma equipe qualificada em SQL e banco de dados, e profissionais especializados em desenvolvimento mobile no time.
O esforço envolvido
Outra dificuldade é abrir espaço na agenda para o desenvolvimento dessa implementação, com a dedicação que ela exige, sem comprometer as outras demandas que integram o backlog do seu time.
Custo do processo
Não dá para deixar de citar os custos do projeto como um dos aspectos que podem dificultar o seu desenvolvimento. Afinal, mesmo optando por uma mão de obra outsourcing ou frameworks e bases pré-programadas, o investimento ainda será significativo.
Leia também: Por que optar por uma aplicação de dashboards pronta ao invés de desenvolver seu app do zero?
Dificuldade com o SQL
O conhecimento em SQL também pode ser uma barreira dentro do desenvolvimento de dashboards, pois é preciso entender uma série de conceitos, aplicações e lógicas. Talvez você não tenha tempo ou dinheiro para investir nesse conhecimento ou em um profissional que o domine.
Independente do motivo, a dificuldade com o SQL é uma pedra no sapato de muitos desenvolvedores e software houses que querem desenvolver dashboards mobile e integrá-los ao seu sistema.
Quer aprender sobre SQL com foco em visualização de dados? Acesse o nosso Guia de SQL para integração de dashboards!
Bancos de dados
Alguns bancos de dados não permitem conexão via API. E se você trabalha com bancos que não permitem esse tipo de integração e quer levar dashboards mobile para o seu software, precisaria desenvolver uma API só para garantir a integração das informações dessa demanda. O que não é nenhum pouco prático.
No entanto, se este é o seu problema ou qualquer um dos outros que citamos acima, saiba que você pode contar com a nossa ajuda para tirar esse projeto do papel…
PlugDash: uma solução, inúmeras vantagens
É claro que nós da TecnoSpeed, a Casa do Desenvolvedor, não iríamos te deixar na mão nessa missão!
Nós temos uma solução que resume o processo de desenvolvimento de dashboards mobile em uma simples integração e uma rápida configuração. O nome dela é PlugDash. Olha só o que ela tem a oferecer:
É só plugar e começar a usar
Esqueça as horas de desenvolvimento de aplicações e todas as dificuldades que citamos ali em cima. A integração do PlugDash é rápida e simples, sem dor de cabeça. Em questão de horas, a solução de dashboards fica disponível no seu software e para seus clientes!
Variedade de bancos que podem ser integrados
O PlugDash não conversa com o ERP, conversa direto com o banco de dados. Portanto, o potencial de compatibilidade da nossa solução é gigante. Ela pode ser integrada com diferentes tipos de bancos de dados, e também não importa a linguagem em que seu software foi programado.
Você não precisa ser expert em banco de dados e SQL
Por se tratar de uma ferramenta pronta e que tem um processo de integração facilitado, o PlugDash permite que você trabalhe com data science e banco de dados sem um conhecimento avançado em SQL.
É o seu caso? Veja mais detalhes sobre o processo de criação de dashboards com conhecimentos básicos em SQL e banco de dados.
O PlugDash é multiplataforma
Seu cliente poderá escolher em qual dispositivo ele quer visualizar seus dashboards. Além do celular e demais dispositivos móveis, o PlugDash também pode ser conectado e projetado em TVs, painéis, navegadores e outras plataformas.
Fácil de personalizar e usar
Se integrar a PlugDash é fácil, configurar e usar é mais ainda! A interface da aplicação é 100% amigável e intuitiva, existem diferentes recursos para você explorar… Tudo para você criar dashboards poderosos e personalizados em pouco tempo e com menos esforço. Confira o passo a passo para criar um dashboard com PlugDash!
Usabilidade garantida
Além de descomplicado, o PlugDash é mobile-first – depois de tudo o que te explicamos até aqui, não poderia ser diferente, não é? Então, não tem erro com relação à demanda mobile: ele é totalmente pensado para entregar o melhor desempenho em dispositivos móveis.
Diversos tipos de gráficos à sua disposição
No PlugDash você poderá escolher entre diferentes modelos prontos de gráficos: de barras, progresso, pizza e muitos mais! Assim, fica fácil encontrar a melhor forma de visualização para cada métrica e configurar seus dashboards a partir das necessidades de seus clientes.
Bibliotecas de gráficos personalizada
E além de poder trabalhar com os modelos de forma individual, o PlugDash também permite que você crie bibliotecas de gráficos, agrupando métricas e representações que poderão depois ser reutilizadas em outros projetos.
Ou seja, você não precisa configurar relatórios do zero para cada um dos seus clientes. Dessa forma, você ganha tempo e pode oferecer uma entrega ainda mais completa e ágil aos seus usuários. Entenda e visualize essa função exclusiva do PlugDash!
Manutenção em nuvem
Toda a manutenção dos dashboards criados no PlugDash ocorre na nuvem e as alterações são transmitidas rapidamente para o seu aplicativo ou sistema. Tudo seguro e eficiente para você e seus clientes!
Suporte de DEV para DEV
Nossa solução foi desenvolvida especialmente para desenvolvedores. Ou seja, desde o princípio, o nosso cliente é você, DEV! Nada de adaptações, nem gambiarras ou concorrência.
Além disso, ao utilizar o PlugDash no seu software, você poderá contar com um time de suporte que fala a sua língua e vai saber exatamente como te ajudar nas suas dificuldades e demandas.
Precisa falar mais alguma coisa? Integre agora mesmo o PlugDash ao seu software e leve dashboards mobile para seu ERP desktop:
Se quiser dar uma espiadinha em como o PlugDash funciona na prática antes de integrá-lo, não se preocupe, é possível! Você pode fazer isso por meio do nosso aplicativo de demonstração – é só buscar “PlugDash” na Play Store ou na App Store – ou do site dash.plugmobile.com.br. Para acessar, entre em contato através do site […]
E, ainda, dá para testar grátis por 7 dias. Assim, você consegue explorar todo o processo de integração com seu banco e configuração dos dashboards com mais calma. Para ativar seu período de teste, basta preencher este formulário!
Bônus: Quais são as principais dúvidas que aparecem sobre SQL?
É difícil falar em dados sem falar em SQL, não é mesmo? Dentre as principais dúvidas sobre este tema, destacam-se:
- Conceito e aplicação de aliases e apelidos
- Conceito e aplicação de View
- Conceito e aplicação de agrupamento, ordenação e tratamento de valores nulos
- Conceito e aplicação de Joins
- Conceito e aplicação de Índices
Pensando nisso, o time do PlugDash preparou um curso com aulas sobre cada um desses temas para te ajudar a programar dashboards no seu ERP desktop, nuvem e mobile.
Então, não perca a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em SQL e dominar o desenvolvimento de dashboards. Inscreva-se e acesse o nosso Guia de SQL para a integração de dashboards!