Descubra como ter uma API de WhatsApp integrada ao seu software pode potencializar os resultados de atendimento do seu cliente e a nossa solução para isso!
Já pensou em integrar uma API de Whatsapp ao seu software? O papel de uma software house é levar otimização para seus clientes e, dentre as milhares de possibilidades que cabem dentro disso, o atendimento é apenas mais um nicho para você explorar.
Falar em atendimento ao cliente hoje sem falar no WhatsApp é não só estranho, mas também perigoso, pois muitas oportunidades podem ser perdidas e problemas podem surgir ou ser agravados pela opção de não utilizar essa ferramenta tão popular na atualidade.
Vamos, então, conhecer mais sobre o papel do WhatsApp no contexto do atendimento comercial, que tipo de consequências o seu cliente final pode enfrentar por não investir em soluções que contemplem essa rede social e como o seu software pode conectar e solucionar tudo isso?
WhatsApp: um canal de atendimento essencial
No Brasil, o WhatsApp é o aplicativo de comunicação mais utilizado pela população ‒ está baixado em 99% dos smartphones brasileiros ‒ e no mundo ele já soma mais de 2 bilhões de usuários.
Engana-se quem acha que ele é apenas mais uma rede social ou um app para trocar mensagens com os amigos e família. O “Whats” já ultrapassou as barreiras da vida pessoal e entrou de cabeça nos negócios, hoje em dia é difícil quem não “chama no zap” para resolver o que precisar com fornecedores, colaboradores e, claro, clientes.
Há alguns anos, o próprio WhatsApp encomendou uma pesquisa e verificou que 80% dos pequenos negócios estavam usando o app em seus atendimentos. A partir daí, a empresa resolveu investir nesse nicho e lançou em 2018 o WhatsApp Business.
Com essa versão comercial, o aplicativo se tornou uma verdadeira ferramenta de negócio e passou a oferecer inúmeros recursos interessantes para atendimento, fidelização e vendas, como acompanhamento de métricas, cadastro de catálogo e respostas automáticas.
Mas se tem algo que o Whats tem e que é a fonte de todo esse sucesso é a sua agilidade. Um atendimento rápido e descomplicado é o primeiro passo para concluir uma venda e deixar qualquer cliente satisfeito, e o WhatsApp abriu espaço e comprovou exatamente isso para os empreendedores, gestores e vendedores.
Segundo pesquisas, 74% dos consumidores estão dispostos a buscar outras marcas se acharem o processo de compra muito difícil, 52% esperam uma resposta das marcas dentro de uma hora, ou seja, os clientes buscam por qualidade, segurança, praticidade e rapidez.
Além disso, com a pandemia, os índices de atendimento online cresceram exponencialmente e quem ainda não tinha se adaptado, com certeza, precisou correr atrás. O atendimento automatizado passou a integrar essas demandas e o consumidor ficou ainda mais exigente com relação a esse tipo de interação com as marcas e negócios.
Ou seja, o Whats é uma ferramenta essencial para seus clientes, mas eles também precisam ir além do básico e oferecer uma experiência de excelência aos seus consumidores, e os seus softwares podem ser os heróis nessa missão ao integrar uma API de WhatsApp e contemplar recursos de automatização do atendimento.
Por que investir em soluções automáticas de atendimento pelo WhatsApp?
Ao não possuir soluções automáticas de atendimento pelo WhatsApp, seu cliente pode enfrentar diferentes problemas e dificuldades em suas vendas, relacionamento com clientes e negócio como um todo, tais como:
- Aumento da taxa de cancelamento: quanto menor for a agilidade e qualidade do atendimento, maior será a taxa de desistência e cancelamento de uma marca.
- Clientes insatisfeitos: nenhum cliente gosta de ser mal atendido, de ficar esperando ou de não ter as suas dúvidas respondidas de forma clara e gentil; portanto, um atendimento não automatizado e otimizado pode aumentar o número de clientes insatisfeitos de um negócio e prejudicar sua imagem e credibilidade.
- Contratações temporárias para agilizar o atendimento: na tentativa de solucionar o problema, seu cliente pode precisar investir em contratações temporárias, as quais podem custar mais caro e prejudicar a qualidade da experiência do cliente.
- Acúmulo de demandas financeiras: a médio e longo prazo, negligenciar as demandas de atendimento, perder vendas e possuir um fluxo comercial desatualizado e truncado pode gerar prejuízos financeiros.
E esses são apenas alguns exemplos de como um negócio pode ser prejudicado ao não contar com um processo de atendimento eficiente e otimizado. A solução, por outro lado, pode ser simples: um software integrado a uma API de WhatsApp, que reunirá os recursos e a praticidade do Whats com todos os dados e processos gerenciados pelo seu sistema.
PlugMessage: a API de WhatsApp da TecnoSpeed
Se a sua dúvida é como levar esse tipo de solução para dentro da sua software house, pode contar com a gente como parceiro! Aqui na TecnoSpeed nós desenvolvemos o PlugMessage, a nossa API que leva o WhasApp para dentro do seu software.
Com ela, seus clientes poderão enviar e receber mensagens, fotos, áudios, vídeos, documentos e arquivos diversos; criar e gerenciar grupos; configurar seus catálogos de produtos; gerenciar cobranças; e muitas outras possibilidades para tornar seus atendimentos muito mais completos e eficientes sem sair do seu sistema.
Principais benefícios da integração:
- Agilidade no atendimento, do jeito que o seu cliente espera e precisa;
- Contato direto com o prospect, para potencializar seu poder de conversão;
- Centralização de canais, melhorando e facilitando o gerenciamento;
- Possibilidade de desenvolver inúmeras soluções, baseadas nas necessidades dos clientes.
Achou interessante e gostaria de entender mais sobre a nossa solução? É só acessar o link abaixo. Nele você também consegue testar o PlugMessage gratuitamente! Está esperando o quê?
Garantimos que tanto a sua software house quanto o seu cliente e o cliente do seu cliente têm muito a ganhar com esse tipo de solução. Atendimento automatizado e de qualidade é um pré-requisito para o sucesso e você não pode ficar de fora dessa oportunidade!