Como resolver problemas com Protocolo TLS 1.2 e incompatibilidades na NF-e 4.00

Saiba o que é e quais são os problemas relacionados à compatibilidade do protocolo TLS 1.2 da NF-e 4.00 e saiba como resolvê-las.


Acabamos de passar pelo período de transição da NF-e 3.10 para a 4.00, e muitos desenvolvedores vem enfrentando problemas relacionados à nova versão. Um dos problemas mais recorrentes é referente ao Protocolo TLS 1.2.

 

O que é Protocolo TLS 1.2?

O Protocolo TLS 1.2 passa a ser obrigatório para emissão de NF-e e NFC-e a partir da NF-e 4.00. Conforme descrito na NT 2016.002, o Protocolo SSL foi substituído pelo TLS 1.2 por questões de segurança.

Muitos desenvolvedores vêm enfrentando problemas relacionados à compatibilidade do TLS 1.2 com alguns sistemas operacionais. Veja a lista de Windows incompatíveis com o protocolo:

  • Windows Server 2003
  • Windows Server 2008
  • Windows Server 2008 – SP2
  • Windows Server 2008 – R2 SP1
  • Windows 7 – Sem SP1
  • Windows 8
  • Windows Vista
  • Windows XP

 

Em muitos casos, a única solução possível é substituir o sistema operacional das máquinas do cliente. Dependendo do número de máquinas e do número de clientes com este problema, o tempo gasto neste processo pode ser imenso. Veja nosso guia de ativação do Protocolo TSL 1.2.

 

Cada NT, uma dor de cabeça

O TLS não é o primeiro nem será o último aspecto dos documentos fiscais eletrônicos a apresentar problemas de ambiente. São problemas recorrentes, muito comuns a cada nova Nota Técnica.

É de total importância que esse protocolo de segurança esteja sendo executado para que esteja protegendo as transferências de dados em seu software.  Alguns de nossos clientes já passaram por esse problema, mas após adquirir e integrar o Manager SaaS, o problema foi solucionado. Com ele, toda a emissão da NF-e e NFC-e do seu sistema fica na nuvem, bastando enviar os parâmetros da nota e coletar os retornos depois!

Nunca mais tenha problemas de ambiente com atualizações de NF-e, NFC-e e muitos outros documentos fiscais!

 

Formada em Publicidade e Propaganda. Cria conteúdos para o PlugMobile, a solução mobile da TecnoSpeed.

Artigos relacionados