Descubra o que é omnichannel, seus benefícios e como seu ERP pode ajudar seus clientes a dar o primeiro passo nessa técnica de vendas.
Você já ouviu o termo omnichannel por aí? Esse é o nome de uma estratégia de vendas que se tornou tendência no mundo e está chegando com força no Brasil. Ela trata de uma evolução da venda multicanal e pode trazer novas oportunidades de sucesso e crescimento.
Com isso em mente, vamos, então, entender melhor o que é omnichannel, os benefícios que a técnica garante aos negócios e como é possível aplicá-la e ajudar seus clientes nesse objetivo ao integrar alguns recursos aos seus softwares? É só continuar a leitura até o final!
O que é omnichannel?
Falar em estratégias de vendas envolve muitas possibilidades e o omnichannel é uma delas. Seu conceito envolve e explora a convergência de canais e, nesse sentido, é considerada uma evolução das estratégias multicanal (multichannel) e crosschannel.
Porém, não podemos confundir essas técnicas. Enquanto uma estratégia multicanal diz respeito somente a utilização de mais de um canal de vendas e a estratégia crosschannel permite não só a compra de múltiplos canais, mas uma migração entre eles durante a jornada de compra.
Já no atendimento omnichannel há uma integração total dos diferentes canais de vendas de uma marca e um foco 100% na experiência do cliente/usuário, o que faz com que eles tenham uma percepção padronizada e de excelência em qualquer uma das plataformas e meios de venda – sejam eles offline ou online.
Um exemplo de estratégia omnichannel seria uma marca que possui seu aplicativo coordenado com o layout do site e o design e a decoração das lojas físicas, cada canal com as devidas adaptações ao meio, mas com experiências que refletem a identidade da loja e se complementam e se fortalecem.
Assim, é possível ao cliente transitar entre os canais da forma que lhe for mais conveniente, sem quebras bruscas e sem barreiras entre o mundo físico e o mundo digital; tudo está conectado, faz parte e constrói o universo da marca.
Benefícios da estratégia nas vendas multicanais
São muitas as vantagens de se investir em vendas multicanais e, mais ainda, em estratégias de omnichannel. Olha só:
Foco no Cliente
O e-commerce cresceu significativamente nos últimos anos, principalmente depois deste período pandêmico em que o isolamento social se tornou uma demanda e os negócios que ainda não tinham uma presença online precisaram se adaptar para sobreviver diante dessa nova realidade.
Tal movimentação veio acompanhada de uma tendência, que depois se tornou um requisito, que é o foco na experiência do usuário e com a estratégia omnichannel esse foco ganha ainda mais força e pode ser explorado de forma mais completa e eficiente.
O online está cada vez mais vinculado e fundido com a vida offline e, neste contexto, o consumidor demanda por um contato diferenciado, fluido e sem restrições com as marcas e empresas que eles acompanham, se relacionam, admiram e compram.
E tudo isso é possível por meio do modelo de atendimento omnichannel. O cliente se torna o centro das decisões e estratégias da marca, tem facilidade em acessar os produtos ou serviços nos diferentes canais, percebe que seus desejos e opiniões são conhecidos e relevantes, e que em todos os pontos de contato com a marca têm o mesmo nível de entrega.
Como resultado, temos mais identificação, engajamento e, claro, vendas. E, a longo prazo, temos a construção de uma relação de fidelidade entre loja e consumidor, o que gera recorrência, divulgação espontânea e a transição do status de cliente para fã da marca.
Marketing focado na convergência
Além do foco no cliente, uma estratégia omnichannel também é construída e beneficiada pelo marketing focado na convergência, em que todas as comunicações são padronizadas entre os canais, offline e online, e as etapas da jornada de compra, do primeiro contato ao pós-venda.
E aqui, vale o destaque que padronizadas não quer dizer iguais. Todas as ações e comunicações devem ser devidamente adaptadas ao meio e personalizadas a partir das necessidades do cliente, mas entregar algo relevante e constante em termos de mensagens e posicionamentos da marca, compondo uma unidade positiva, natural e memorável.
Como ajudar o seu cliente a desenvolver uma estratégia omnichannel
Para usufruir dos benefícios e potencialidades da estratégia omnichannel, a palavra-chave é integração. Só é possível criar uma experiência omnichannel para os clientes e usuários se todo o ecossistema da marca for sinérgico e integrado – e é neste ponto que você, desenvolvedor e gestor de Software House, entra e pode ajudar!
Uma primeira maneira de contribuir para a adoção da estratégia omnichannel é oferecer um sistema ERP que centralize todos os dados e processos da empresa do seu cliente, incluindo as operações de estoque, contábeis, comerciais, fiscais e administrativas, pois isso otimizará a visão, a execução e a integração interna.
A partir daí, é possível também integrar o processo de compra, os multicanais de vendas e todos os pontos de contato direto com o cliente, unificando o atendimento presencial, via telefone, chat, e-mail, WhatsApp, rede social, e-commerces e marketplaces, além de aprimorar e personalizar a experiência por meio dos dados do cliente e de consumo e comportamento do público geral da marca.
E o que a operacionalização exige? Isso mesmo, tecnologia, softwares e sistemas capazes de reunir e permitir o gerenciamento desse cenário de convergência e das demandas e estratégias que surgirão a partir dele. Assim, plataformas de gestão financeira, logística, e-commerce e outras são investimentos superválidos!
Operação centralizada e automatizada
Para além da centralização dos processos, dados e canais em um único sistema, é importante também garantir que a operação da loja também será automatizada e otimizada para que a estabilidade, segurança e qualidade dos atendimentos seja possível dentro de um ecossistema complexo e múltiplo como os pautados em uma estratégia omnichannel.
Neste ponto, o seu software pode ser uma tecnologia indispensável para essa gestão unificada, automatizada e eficiente. Mas ele está preparado para dar conta das demandas de múltiplos canais de vendas, marketplaces e e-commerces?
Se a sua resposta ainda for negativa, não se preocupe! O Plug4Market da TecnoSpeed é o parceiro ideal para te ajudar a deixar o seu ERP pronto para atender essa demanda e ajudar seu cliente a colocar a estratégia omnichannel em prática.
Com apenas uma única integração seu software estará conectado com mais de 30 marketplaces e e-commerces, e poderá oferecer todo o controle, confiabilidade, segurança e estabilidade que um negócio precisa para entrar no mundo das vendas online. Quer saber mais e levar todo esse potencial ao seu ERP?