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O mercado de marketplaces e e-commerces cresceu significativamente nos últimos anos e o processo de adaptação dos negócios para a venda online e em múltiplos canais se tornou uma demanda para o mercado de softwares que você precisa ficar de olho.

Se os e-commerces são as versões online das lojas físicas, os marketplaces são os shoppings e formam a plataforma ideal para investir em comércio eletrônico sem gastar muito tempo ou dinheiro. No entanto, essa tática de vendas também carrega desafios.

Gostaria de entender mais sobre o universo dos marketplaces, as oportunidades e desafios que eles representam para a sua Software House e seus clientes, e descobrir a melhor forma de preparar seu ERP para essa demanda? Então, é só continuar a leitura!

O poder dos marketplaces em 2022

Se os e-commerces e as compras online explodiram com o isolamento social trazido pela pandemia do Coronavírus, os marketplaces têm de tudo para ocupar um papel de protagonista neste ano e nos próximos que vêm por aí.

Os shoppings virtuais acompanham a tendência dos super apps e das plataformas agregadoras e são uma excelente estratégia e canal de vendas tanto para negócios pequenos quanto para lojas maiores, independente do segmento em que atuam.

Para quem ainda não tem seus produtos online, os marketplaces oferecem uma infraestrutura profissional e de qualidade por um investimento mais acessível, além da confiabilidade e visibilidade da própria plataforma.

Já para as lojas que já possuem um e-commerce próprio, eles são interessantes para ampliar seus canais e números de vendas, potencializando o lucro, a visibilidade e o alcance do negócio. 

Vantagens de vender em marketplaces e multicanais

Vantagens de vender em marketplaces e multicanais
Confira 7 vantagens de vender em marketplaces e multicanais | Imagem: Pexels

Como já adiantamos, investir em marketplaces e em vendas multicanais pode trazer benefícios para negócios das mais diversas áreas e tamanhos. Entrando em mais detalhes nas vantagens de adotar esse tipo de estratégia, podemos listar:

  • Mais pontos de conversão: ao vender em mais lugares, seus produtos automaticamente terão mais chances de serem encontrados e adquiridos;
  • Popularidade: marketplaces geralmente têm reconhecimento e um histórico de confiança no mercado maior do que os e-commerces pequenos, sendo uma oportunidade para agregar essa popularidade à sua marca;
  • Relevância SEO: por conta dessa mesma reputação, os marketplaces também contam com uma grande relevância SEO, aparecendo de forma recorrente no topo dos resultados em mecanismos de busca;
  • Maior retenção: por possuir uma estrutura de ponta, pensada e validada para a venda, os marketplaces oferecem uma retenção incrível e mais retorno para seus afiliados; 
  • Divulgação: ao integrar um marketplace, uma marca passa a ser beneficiada e integrar a divulgação feita pelo próprio canal de vendas; 
  • Facilidade: no marketplace, a estrutura já está pronta e configurada, as regras são claras e é muito mais fácil para você começar a vender;
  • Custo-benefício: e considerando tudo isso que listamos, o custo-benefício é altíssimo – o investimento precisaria ser muito maior e longo para se obter os mesmos resultados em um e-commerce próprio.

Maiores desafios da venda multicanal

O potencial de vendas das plataformas de marketplace é mesmo impressionante, mas ao mesmo tempo que vender nesses ambientes é uma super oportunidade, é essencial contar com estratégias para garantir que o crescimento das vendas aconteça de forma tranquila e eficiente.

Nesse sentido, os maiores desafios da venda multicanal, ou seja, de vender em e-commerce e/ou vários marketplaces diferentes, são:

  • Garantir um gerenciamento unificado dos múltiplos canais de vendas;
  • Manter o controle de estoque sempre atualizado;
  • Lidar e dar conta de um alto volume de vendas;
  • Investir em automatização e sincronização de processos;
  • Precificar os produtos conforme os detalhes de cada canal;
  • Oferecer segurança, qualidade e estabilidade para os consumidores.

A solução é integrar! Mas como?

Integrar ERP Marketplace
Saiba como ter um ERP integrado com os múltiplos canais de venda online | Imagem: Pexels

Na hora de ajudar seus clientes a vencerem todos esses desafios, a resposta pode estar em um único lugar: no seu ERP! 

Com um ERP integrado com os múltiplos canais de venda online é possível simplificar muito esse processo e aproveitar ao máximo os melhores lados desse tipo de estratégia! 

Mas como conquistar essa tão sonhada integração? Bom, existem duas opções principais:

Desenvolvimento interno

A primeira opção é investir em um desenvolvimento interno para criar e colocar essa integração para rodar. É a solução para dar conta das demandas específicas dos seus clientes e softwares, mas definitivamente não é a opção mais barata, rápida e vantajosa.

O desenvolvimento de uma solução dessa natureza vai demandar profissionais especializados, muito esforço e tempo, e uma atualização constante, pois a cada novo canal a ser integrado terá novas particularidades que precisarão ser contempladas.

API de integração terceirizada

A segunda opção seria investir em uma aplicação pronta e terceirizada, que já te oferece essa integração múltipla e todo o suporte e atualização que você e seu cliente precisa. 

Com esse tipo de solução, o seu ERP se torna uma verdadeira central de controle em questão de algumas horas e você e sua equipe vão poder se preocupar apenas em levar seu sistema mais longe!

Se a sua dúvida agora é onde poderia encontrar uma API dessas, saiba que você já está no lugar certo e aqui na TecnoSpeed nós temos uma solução exatamente com essa finalidade, o nome dela é Plug4Market.

Plug4Market para marketplaces

O Plug4Market é um hub de marketplaces e e-commerces para gestão de vendas online integrada. Com apenas uma API, o seu ERP passará a estar integrado com mais de 30 canais de vendas online!

A sua Software House economiza e amplia a qualidade, o valor e o alcance dos seus produtos e os seus clientes conquistam um gerenciamento unificado de suas vendas que vai fazer toda a diferença na expansão de seus negócios!        

Não espere mais e mude agora mesmo o jogo para você e seu cliente. Conheça todos os detalhes do Plug4Market e integra já!

Plug 4 Market

E se quiser continuar aprendendo e descobrindo as oportunidades do comércio eletrônico, confira também o nosso post sobre o mercado de e-commerces no Brasil.

 

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O poder dos marketplaces em 2022
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O poder dos marketplaces em 2022
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Se os e-commerces e as compras online explodiram com o isolamento social trazido pela pandemia do Coronavírus, os marketplaces têm de tudo para ocupar um papel de protagonista neste ano e nos próximos que vêm por aí. Entenda tudo sobre o assunto!
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