Cobrança Pix: Como saber quando um Pix foi pago? Como ter certeza? Uma das maiores dificuldades do varejo é ter certeza de quando o cliente faz um pagamento por Pix e confirmar que ele foi realmente efetuado , evitando fraudes. Neste artigo vamos esclarecer mais detalhes e te deixar tranquilo sobre esse assunto.
Com a popularidade do PIX como meio de pagamento no Brasil, é comum que desenvolvedores de software que estão à frente da elaboração de sistemas de cobrança e pagamento precisam verificar quando um pagamento de PIX está realmente efetuado, a fim de evitar a alta incidência de fraudes que podem ocorrer com esse formato de pagamento.
Para isso, é necessário entender, primeiro, como funcionam as transações PIX e como é possível verificar sua situação.
Como funciona uma transação de cobrança Pix?
O PIX é um sistema de transferência eletrônica de fundos desenvolvido pelo Banco Central do Brasil, que tem por objetivo popularizar a realização de transferências instantâneas digitais entre contas de, inclusive, diferentes instituições financeiras.
As transações PIX acontecem sempre de uma conta a outra. Essas contas são identificadas dentro do Sistema de Pagamentos Instantâneos do Banco Central por uma chave PIX, que pode ser o CPF/CNPJ, o número do celular, o e-mail ou uma chave aleatória, criada pelo usuário.
Inicialmente, o PIX foi massivamente popularizado pela facilidade de realizar transferências de forma instantânea e sem custo entre pessoas e se tornou em pouco tempo, uma das principais formas de realizar pagamentos por compras e serviços no Brasil.
Porém, ao sair da função de transferência de fundos entre pessoas e fazer parte dos meios de pagamentos das empresas, o PIX passou a esconder um risco eminente, principalmente para aqueles que realizam vários recebimentos por PIX durante o dia: a possibilidade fácil de fraudes de pagamentos e falta de conciliação dos pagamentos realizados.
Isso porque a grande maioria das empresas passaram a disponibilizar a sua chave PIX para realizar o recebimento. É muito comum você ir em uma loja de shopping, em uma loja de roupas, na feira-livre, ou pagar um prestador de serviço e ele te passar a sua chave do PIX para que você faça o pagamento.
Agora imagine que você tem uma loja de roupas e diariamente recebe dezenas, às vezes centenas de vendas que acontecem por PIX, onde em cada compra, alguém realiza uma transferência por PIX para a conta da loja.
Como fazer para – na correria do atendimento – conferir se o pagamento do cliente realmente caiu na conta? Como conferir se o comprovante que o cliente está lhe apresentando é do momento presente? Como garantir que ele não irá, após sair da sua loja, se dirigir ao SAC do banco e pedir o cancelamento do PIX alegando desconhecimento da transação?
E ainda mais, ao final do dia, como saber qual compra originou cada transação de sua conta-corrente?
Esses são apenas alguns dos problemas que podem acontecer pela utilização da chave estática para recebimento de PIX.
A chave estática do PIX foi criada para facilitar e democratizar as transferências, antes feitas via TED/DOC e cobradas pelas instituições bancárias. Ela não deve ser utilizada como meio de pagamento.
Para os meios de pagamento, foi criada a Cobrança PIX, que diferente da Chave estática, é gerada através de um QR code dinâmico, ou uma chave copia-cola, que contém as informações daquela transação, como o valor, a conta PIX do recebedor, as informações do pagador e o detalhamento da cobrança.
O pagador, no momento da compra, recebe um QR Code que deve ler com o seu dispositivo mobile (celular) e autorizar o pagamento usando o aplicativo do seu banco ou instituição financeira.
Com esse mecanismo, logo após a autorização do pagamento por parte do pagador, já é possível ter uma confirmação automática e inteligente de que o dinheiro caiu na conta e a transação foi realmente concluída.
Como verificar se a Cobrança Pix foi paga?
Para isso, existem duas formas principais de verificar o status de uma cobrança PIX: via conexão direta com a API do Banco Central do Brasil – se tornando um serviço financeiro que possui acesso ao ecossistema do PIX – ou através da API da instituição financeira do recebedor que gerou a Cobrança Pix.
A API do Banco Central do Brasil permite que os desenvolvedores consultem o status de uma transação PIX usando o seu identificador único, chamado de “txId“.
Através da API, é possível obter informações sobre o status da transação, como “PAID”, “NOT_PAID” ou “REFUNDED”.
Porém, é importante ressaltar que a consulta da API do Banco Central do Brasil faz parte do Sistema de Pagamentos Instantâneos do Brasil e só está disponível para as instituições financeiras credenciadas no projeto do PIX e possuem autorização do Banco Central.
Já a API da instituição financeira do recebedor permite que os desenvolvedores consultem ou recebam um retorno com o status de uma transação PIX e automatizem a confirmação e conciliação dos pagamentos.
Caso o pagamento não seja realizado naquele momento da compra, aquela transação de PIX específica que foi gerada continua com um status pendente de pagamento.
Desta forma, utilizando o mesmo exemplo da loja de roupas, o próprio sistema de venda já confirma para o vendedor que a compra foi paga, sem que ele precise acessar sua conta-corrente, ou depositar a confiança no comprador.
Através da API da Instituição Bancária, o cliente irá emitir cobranças Pix com uma identificação exclusiva da transação (assim como é o código de barras do boleto) por isso, nessa modalidade de PIX, é possível verificar qual é o status daquela transação específica, como “concluído” ou “pendente”.
Assim como no Boleto existe um código de barras exclusivo de cada título emitido, nesse caso cada PIX possui um QR Code único chamado de dinâmico, que identifica aquela transação.
Por ele mudar a cada transação, é possível vincular o pagamento em específico a uma venda, por exemplo , sendo uma ferramenta que só irá permitir uma única transferência para cada cobrança gerada.
Isso é diferente do QR Code estático (ou chave estática) que possui uma chave relacionada a conta do cliente, onde não é possível identificar a transação individualmente, pois esta chave é aberta assim como o número de uma conta-corrente, na realização de um TED ou DOC.
Para o desenvolvedor que deseja integrar seu sistema com uma API de PIX para movimentar diretamente a conta-corrente do cliente em sua instituição financeira, que cada empresa pode ter sua própria implementação da API de PIX e como disponibiliza aos seus clientes, não havendo um padrão de mercado. Então é necessário verificar a documentação da instituição para saber como realizar a consulta.
Também é sempre importante garantir neste processo, a segurança das transações, seguindo as boas práticas de programação e proteção de dados.
API Pix TECNOSPEED
A API Pix da TecnoSpeed é uma solução desenvolvida para permitir que os desenvolvedores integrem pagamentos via PIX em suas tecnologias, utilizando apenas uma única API que se conecta com as instituições bancárias (consulte os bancos disponíveis) e com o Tecnopay.
Desta forma, independente da implementação que o banco da empresa fizer, a integração com a sua tecnologia continua a mesma. São vários bancos através de uma única integração!
Com a nossa API, é possível implementar o PIX de forma fácil, rápida e segura, personalizando a tela de pagamento e garantindo a confiabilidade das transações.
Uma das principais vantagens da API é a facilidade de integração. Com uma documentação completa, é possível implementá-la rapidamente.
Além disso, a TecnoSpeed oferece suporte técnico especializado, garantindo que os desenvolvedores tenham todo o suporte necessário durante o processo de integração.
Consulta dos endpoints na API PlugPIX
Uma grande fonte de dúvida entre desenvolvedores que implementam o pagamento via PIX em seus produtos é entender como funciona cada status e como mapeá-los corretamente para saber se uma Cobrança PIX foi realmente paga.
Segue abaixo os possíveis STATUS da cobrança via PIX:
- SAVED (Salvo):
Quando uma transação do PIX está no status “Saved”, significa que ela foi salva como uma transação em andamento, mas ainda não foi enviada para processamento. Com esta situação ainda não é possível gerar o QR Code.
- ACTIVE:
Quando uma transação do PIX está no status “Active”, significa que ela está REGISTRADA e disponível para pagamento.
- LIQUIDATED:
O status “Liquidated” indica que a transação do PIX foi concluída com sucesso. Isso significa que o valor foi transferido da conta do pagador para a conta do recebedor de forma instantânea e a operação foi finalizada com sucesso.
- REJECTED:
Quando uma transação do PIX é marcada como “Rejected”, significa que ela foi recusada e não pôde ser processada. Isso pode ocorrer por diversos motivos, como dados inválidos da transação e questões técnicas no processamento.
- USER_REMOVED:
O status “User Removed” ocorre quando uma transação do PIX não pode ser concluída porque um dos usuários envolvidos foi removido do sistema.
- PSP_REMOVED:
O status “PSP Removed” indica que uma Cobrança removida pelo PSP(Prestador de Serviço de Pagamento), motivado por suspeita de fraude ou outros critérios não informados.
- EXPIRED:
Uma transação do PIX pode expirar se não for concluída dentro de um determinado período de tempo. Esse status ocorre quando o pagamento não é aceito ou processado pelo recebedor dentro do prazo estabelecido.
Tendo o entendimento de quais situações são retornadas os status acima, passamos a fase de como obter os status das cobranças, em nossa API PlugPIX centralizamos a consulta dos STATUS em dois end-points distintos que são /pix para consulta unitária utilizando o id da cobrança como parâmetro de busca, conforme exemplo abaixo:
E também existe o segundo end-point /pix/query complementar ao anterior onde é possível listar todos as cobranças geradas com base em filtros pré definidos que são: date,betweenDateStart/betweenDateEnd, status, payerCpfCnpj, emv bem como parâmetros de ordenação e paginação, segue exemplo abaixo:
Neste endpoint será retornado a listagem de id’s para posterior consulta no end-point /pix.
Nossos produtos contam com notificações via WEBHOOK para otimização da automação em seu sistema onde após configurar um servidor de recebimento de WEBHOOK notificaremos instantaneamente a atualização de status das cobranças para melhor visualização abaixo de seu funcionamento segue exemplos de notificações via WEBHOOK.
- Disparado quando identificamos que um PIX foi gerado com sucesso:
{“event”: “PIX_SUCCESSFUL”,”id”: “290a8557-35fa-4f14-860b-fbc0eb897e63″,”tags”: [‘tag 1’, ‘tag 2’]}
- Disparado quando identificamos que um PIX foi pago:
{“event”: “PIX_PAID”,”id”: “290a8557-35fa-4f14-860b-fbc0eb897e63″,”tags”: [‘tag 1’, ‘tag 2’]}
- Disparado quando identificamos que um PIX foi rejeitado pelo banco:
{“event”: “PIX_BANK_REJECTED”,”id”: “290a8557-35fa-4f14-860b-fbc0eb897e63″,”tags”: [‘tag 1’, ‘tag 2’]}
- Disparado quando identificamos que um pagamento de PIX está sendo processado (Somente para banco Tecnopay):
{“event”: “PAYMENT_PROCESSING”,”id”: “290a8557-35fa-4f14-860b-fbc0eb897e63”}
- Disparado quando identificamos que um pagamento de PIX falhou (Somente para banco Tecnopay):
{“event”: “PAYMENT_FAILED”,”id”: “290a8557-35fa-4f14-860b-fbc0eb897e63”}
- Disparado quando identificamos que um pagamento de PIX foi atualizado (Somente para banco Tecnopay):
{“event”: “PAYMENT_UPDATED”,”id”: “290a8557-35fa-4f14-860b-fbc0eb897e63”}
Onde saber mais sobre desenvolvimento Pix?
Se você tem curiosidade em saber mais sobre as novidades do Pix que estão ativas, ou as que estão em testes e ainda estão por vir, que tal dar o play no vídeo abaixo e acompanhar todo o conteúdo específico para desenvolvedores que rolou no Guia da Software House 2023?
No Webinar exibido no vídeo acima, você terá explicações muito claras e concisas sobre os meios de pagamento, com destaque para o QRCode Pix, boleto híbrido e a Tecnologia ITP, proveniente do pix e que irá trazer um futuro para as transações digitais.
A API Pix da TecnoSpeed oferece segurança e confiabilidade nas transações, já que a TecnoSpeed é uma empresa reconhecida no mercado de tecnologia, com anos de experiência em soluções de pagamentos eletrônicos.
Investir nessa solução é uma excelente opção para oferecer aos seus clientes uma forma rápida, segura e eficiente de realizar pagamentos via PIX, garantindo a satisfação e fidelizando cada vez mais a sua carteira de clientes.