Tempo de Leitura: 4 minutos

A API Pix é a solução que permite usufruir de todas as facilidades do Pix e lucrar ainda mais!


O Pix se tornou um dos métodos de pagamento preferidos no Brasil. Sua praticidade para o cliente, além do pagamento ser instantâneo, prático e sem necessidade de contato direto, tornaram o Pix indispensável, não apenas entre pessoas físicas, mas também para empresas.

Contudo, a homologação do Pix pode ser complexa. Inicialmente o Pix surgiu como uma ferramenta simples de ser homologada e que seria feita apenas pelo Banco Central. Contudo, a realidade mostra-se um tanto mais complicada, uma vez que cada instituição bancária tem o seu próprio regulamento para realizar a homologação Pix e isso obriga que as empresas tenham que desenvolver essa comunicação com cada banco, o que acaba exigindo mais do desenvolvimento interno das empresas.

Por causa desses desencontros, nós da TecnoSpeed, criamos a API Pix que tem como objetivo facilitar o uso do Pix como método de cobrança em sua Software House. Com isso, sua rotina se torna mais fácil e prática, além de permitir que você não perca nenhuma venda por não trabalhar com este método de pagamento.

O Famoso Pix

O Pix é um meio instantâneo de realizar transações financeiras, foi criado pelo Banco Central para efetuar pagamentos e transferências em tempo real. Além disso, o Pix está disponível todos os dias, 24 horas, inclusive aos domingos e feriados. 

Essas transferências ocorrem direto da conta de quem paga para a de quem recebe, sem intermediários, o que torna as transações muito mais rápidas. 

Outro característica é a possibilidade de fazer transações entre instituições bancárias diferentes, sendo o custo muito mais baixo para empresas e gratuito para pessoas físicas. Assim, o Pix foi uma grande revolução dos métodos de pagamento no Brasil, sendo hoje indispensável para o empreendedor. 

Pix para empresas

O Pix para pessoas jurídicas é uma solução prática para receber o pagamento dos clientes. Como o Pix já caiu no gosto popular, ter disponível esse método de pagamento é muito importante para não perder vendas. A partir do cadastro de uma chave Pix no nome da empresa, a qual pode ser registrada com o e-mail, telefone, CNPJ, dentre outras, a empresa é capaz de receber pagamentos de forma facilitada, sem a necessidade de informar todos os dados bancários, seja por meio da chave cadastrada ou por meio de QR Code

Quanto mais facilitada for o método de pagamento, melhor será a conversão de vendas. Por isso, o Pix é um grande aliado para o sucesso.

Como funciona a homologação do Pix?

Confira como funciona a homologação do Pix!
Só acontece a homologação a partir da confirmação do banco. | Imagem: Pexels.

A homologação do Pix funciona a partir de testes obrigatórios que as instituições financeiras devem fazer para garantir o funcionamento desse método de pagamento. A forma como o Pix é apresentado e como é recebido pelos usuários é uma preocupação central da homologação para que a ferramenta continue funcionando bem. Assim, o Banco Central abriu calendário específico para permitir a homologação deste serviço pelo banco, os quais devem atender critérios específicos definidos em seu regulamento.

A complexidade da homologação por banco

Ao abrir para a homologação de vários bancos, o Banco Central deu oportunidade para que mais instituições oferecessem esse método de pagamento para seus clientes. Contudo, os modelos dentro de cada banco acabaram ficando muito diferentes, o que tornou a operação mais complexa e dificultou o processo de integração de cada banco a diferentes mecanismos de pagamento e de serviços financeiros.

Com modelos diferentes, é preciso fazer a homologação banco a banco para que se consiga receber dentre os diferentes modelos existentes. Por isso, usar uma API que já tenha o seu banco homologado é uma excelente forma de facilitar a sua rotina de pagamentos e ter o Pix disponível em sua Software House.

API Pix e suas vantagens

Contar com a API Pix é um grande trunfo para as melhores Software Houses! Com essa solução, é possível receber facilmente os pagamentos via Pix com total controle proporcionado pelos mais variados sistemas de gestão, aumentando seus lucros e resultados, além de simplificar os serviços financeiros e de contabilidade que possam ser integrados. 

É uma solução super completa para aqueles que desejam utilizar o Pix como método de pagamento, além de facilitar a sua implementação. A API Pix da TecnoSpeed promete facilitar tanto os pagamentos em sua Software House como as soluções financeiras desenvolvidas. Você não pode perder essa oportunidade! 

Não está acreditando nessa novidade? Veja como funciona: o processo é parecido com a API de boleto, entretanto, o foco do PIX é a geração do QR Code de Cobrança para permitir o pagamento instantâneo e facilitado. 

Atualmente, os bancos homologados pela API PIX são: Itaú, Banco do Brasil, Gerencianet, Bradesco e TecnoPay. Esse número é crescente e trabalhamos para ampliar cada vez mais as nossas soluções.  

Conheça a Fintech!

Conheça agora a API Pix da TecnoSpeed e se livre das dores de cabeça da homologação do Pix! Com nossa solução, a sua Software House otimiza o tempo e pode integrar mais este recurso como método de pagamento em seu sistema, agregando mais esse diferencial ao seu produto. E tudo isso sem a burocracia de homologação com o banco, que fica por conta da nossa API.  

Conclusão

Com a API Pix da TecnoSpeed é possível fazer o registro do PIX no banco, consultar o status do pagamento do mesmo, fazer a impressão (QRCode dinâmico) e configurar o envio de Webhooks para automatizar o processo de cobrança. Além disso, caso prefira registrar o PIX diretamente no banco, basta entrar em contato com o seu gerente de relacionamento e solicitar o acesso à API do PIX junto à instituição bancária. 

Contudo, diferentemente do que se pensava, nem todas as homologações são feitas pelo Banco Central. Há muitas diferenças entre os modelos de aplicação do Pix em cada instituição. Por isso, optar por uma facilitadora como a API Pix é uma excelente forma de ter esse método de pagamento disponível sem ter dores de cabeça. Sua Software House pode ir muito mais longe!

Summary
Article Name
Como funciona a homologação do Pix?
Description
A homologação do Pix funciona a partir de testes obrigatórios que as instituições financeiras devem fazer para garantir o funcionamento desse método de pagamento. A forma como o Pix é apresentado e como é recebido pelos usuários é uma preocupação central da homologação para que a ferramenta continue funcionando bem. Assim, o Banco Central abriu calendário específico para permitir a homologação deste serviço pelo banco, os quais devem atender critérios específicos definidos em seu regulamento.
Author
Publisher Name
TecnoSpeed
Publisher Logo
3 ComentáriosFechar comentários

Deixe um comentário

Localização

Tecnospeed ©  2022. Feito com ❤ pelo time Tecnospeed.