Tempo de Leitura: 4 minutos

Descubra tudo sobre a consulta CNPJ e fique ligado em todas as informações que você pode obter ao visualizar este cadastro!


Você sabe o que é o CNPJ? Mais do que um número identificador da empresa, trata-se de um cadastro administrado pela Receita Federal do Brasil que armazena várias informações importantíssimas para o mundo dos negócios.

Preparamos um conteúdo completo e exclusivo para tirar todas as suas dúvidas sobre o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, aqui você irá aprender o real significado do CNPJ, como consultá-lo, todas as informações passíveis de visualização e a importância de realizar a consulta CNPJ. Continue conosco!

Primeiro, o que é CNPJ?

O CNPJ representa o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica. Trata-se de uma numeração de 14 dígitos atribuídos pela Receita Federal do Brasil no momento da abertura da empresa. É por meio desse cadastro que a Receita Federal acompanha as informações das empresas e organizações, se estão cumprindo a obrigatoriedade de emitir as notas fiscais ou se estão com o pagamento dos tributos em dia, por exemplo.

Para melhor compreensão, podemos pensar em um paralelo com o CPF (Cadastro de Pessoa Física), da mesma maneira que o CPF é um documento imprescindível para a pessoa física, o CNPJ é para a pessoa jurídica, sendo este, o documento que comprova e legitima a existência do negócio. 

Ao analisar o CNPJ é possível visualizar as seguintes informações: 

  • Se a empresa é matriz ou filial
  • Data de abertura
  • Nome empresarial e nome fantasia
  • Principal atividade do negócio e atividades secundárias
  • Natureza da pessoa jurídica (Sociedade empresarial, Sociedade anônima, Empresa individual, dentre outras)
  • Endereço e telefone
  • Situação cadastral.

É possível verificar se um CNPJ está ativo?

Sim, é possível verificar se CNPJ está ativo pela consulta CNPJ, basta acessar a página da Receita Federal, na qual você solicitará a Emissão de Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral. Nessa tela deve-se informar o CNPJ da empresa que deseja consultar e observar o campo “situação cadastral”. 

As situações possíveis são:

  • ATIVA: a empresa está em situação regular
  • SUSPENSA: a empresa está em situação irregular, pode ser que não tenha cumprido com suas obrigações, tenha repassado informações erradas para a Receita Federal ou esteja sendo investigada por fraude
  • INAPTA: essa situação surge nos casos em que a empresa continua irregular após dois anos de suspensão
  • BAIXADA: a empresa está extinta  
  • NULA: a empresa está em situação irregular e o CNPJ é inválido.

Como consultar o CNPJ de uma empresa(tutorial completo)

Agora você vai aprender a utilizar a consulta CNPJ para analisar o histórico de qualquer empresa com apenas dois passos:

1º passo –

Acesse a página de consulta CNPJ disponibilizada pela Receita Federal.

Captura de tela do site da receita federal para, a consulta CNPJ.
Representação do primeiro passo da consulta CNPJ | Imagem: Captura de tela

2º passo – 

Informe o CNPJ da instituição a ser consultada, valide o Captcha, confirmando que você não é um robô, e clique em “consultar”.

Captura de tela do site da receita federal para, a consulta CNPJ.
Representação do segundo passo da consulta CNPJ | Imagem: Captura de tela

Pronto, na tela seguinte já será exibido o CNPJ onde você poderá verificar as informações do cadastro do contribuinte.  Muito simples, não é?!

Captura de tela do site da receita federal com o resultado da consulta CNPJ.
Representação do último passo da consulta CNPJ. | Imagem: Captura de tela

Representação do último passo da consulta CNPJ | Imagem: Captura de tela

E caso haja um grande volume de consultas a efetuar, também é possível realizá-la de forma automatizada, para isso a SEFAZ disponibilizou um Web Service que analisa a regularidade dos contribuintes cadastrados.

Por que é importe verificar o CNPJ de uma empresa?

Antes de iniciar um relacionamento profissional, seja em uma parceria, uma contratação, ou até mesmo uma simples negociação, é normal que você busque mais informações sobre a pessoa, não é mesmo? Você provavelmente vai querer saber a idade, há quantos anos atua no mercado, onde mora, experiências anteriores.

Assim também deve ser no relacionamento entre empresas. Pesquisar sobre o histórico da empresa com a qual pretende iniciar um relacionamento no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas o ajudará a conhecer melhor seus clientes e fornecedores, o que trará mais segurança para concretizar novos negócios.

Confira os principais motivos para utilizar a consulta CNPJ:

Conhecer o histórico da empresa

Através da consulta CNPJ é possível verificar a data de abertura, a situação cadastral, se está em situação regular, com pagamentos em dia e sem restrições com a Receita Federal e, dessa forma, fazer uma análise da idoneidade da empresa.

Qualquer sinal de alerta que represente um risco para o fechamento do negócio, sugere uma estratégia mais cautelosa.

Evitar golpes

Já ouviu falar em empresas fantasma? Muitos golpistas utilizam o nome de empresas e até CNPJ falsos para ludibriar investidores e empresários.

Realizar a consulta CNPJ é muito importante para evitar situações como esta, uma vez que, por meio da consulta, é possível comparar as informações disponibilizadas pela Receita Federal com as informações que chegaram até você e analisar, por exemplo, se o serviço ou produto oferecido está de acordo com a atividade descrita no cadastro.

Aumentar a segurança

Ao verificar as informações contidas no CNPJ, consegue-se avaliar o histórico da empresa, conhecer melhor a organização com qual pretende negociar e minimizar os riscos envolvidos na operação, consequentemente, após a consulta CNPJ, a sua instituição estará mais preparada para montar um planejamento e uma estratégia para relacionar-se com a referida empresa.

Com isso, podemos dizer que verificar o CNPJ de uma empresa é muito importante para:

  • Consultar irregularidades no cadastro
  • Orientar a tomada de decisão com informações confiáveis
  • Evitar fraudes e inadimplência
  • Aprimorar os processos de análise de crédito
  • Prospectar novos negócios. 

Conheça a NFe TecnoSpeed

A TecnoSpeed é referência em assuntos fiscais! Nós assumimos o compromisso de compartilhar todas as informações essenciais para que o trabalho desenvolvido por nosso público seja a cada dia mais qualificado.

Desenvolvemos conteúdos relevantes e exclusivos para simplificar o dia a dia de milhares de desenvolvedores e programadores.

Assine a nossa newsletter, mantenha-se atualizado e fique ligado em todas as novidades.

Conclusão 

Gostou de aprender a utilizar a consulta CNPJ? É muito mais simples do que você imaginou, não é mesmo?

Nos esforçamos para trazer os conteúdos mais relevantes e sanar todas as suas dúvidas, entretanto, caso ainda tenha alguma questão, conte para a gente nos comentários!

E para receber mais informações como esta em uma linguagem super simples, basta cadastrar-se em nossa newsletter.

Summary
O que é CNPJ?
Article Name
O que é CNPJ?
Description
O CNPJ representa o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica. Trata-se de uma numeração de 14 dígitos atribuídos pela Receita Federal do Brasil no momento da abertura da empresa. É por meio desse cadastro que a Receita Federal acompanha as informações das empresas e organizações, se estão cumprindo a obrigatoriedade de emitir as notas fiscais ou se estão com o pagamento dos tributos em dia, por exemplo.
Author
Publisher Name
TecnoSpeed
Publisher Logo
12 ComentáriosFechar comentários

Deixe um comentário

Localização

Tecnospeed ©  2022. Feito com ❤ pelo time Tecnospeed.