Qual a importância da consulta e análise de crédito?

Entenda como a consulta e análise de crédito proporcionam uma gestão mais eficiente para o seu cliente, e ofereça esse recurso no seu software.


Quando falamos em inadimplência, sabemos o quanto ela é responsável por impactos devastadores no fluxo de caixa das empresas.

Apesar disso, ainda são poucas as organizações que examinam as informações financeiras de seus clientes por meio da consulta e análise de crédito.

E esse é apenas o começo de muitos problemas. Mas saiba que você pode facilitar esse processo para o seu cliente, integrando uma API dentro do seu software.

Se preferir, assista a versão em vídeo, apresentado pelo Guilherme Ganassin!

O que é consulta e análise de crédito?

A consulta e análise de crédito é realizada para mensurar os riscos de vender um produto ou serviço a determinado cliente.

Assim, antes de fechar negócio, é possível consultar por meio do CPF ou CNPJ mais informações sobre sua conduta financeira.

Grande parte das empresas que realizam esse processo consultam apenas se existem restrições ligadas ao nome desse cliente.

Entretanto, uma análise mais detalhada e elaborada é capaz de prevenir situações de perigo e inadimplência.

Para que serve?

Visando menos prejuízos e mais segurança nas transações, é fundamental que seu cliente conheça bem os consumidores dele.

Dessa forma, a consulta e análise de crédito verifica se o compradores do produto do seu cliente têm condições de honrar com suas obrigações de pagamento.

Até porque, num cenário repleto de consumidores endividados, oferecer uma ferramenta que facilite esse processo é questão de sobrevivência.

Qual a importância para o seu cliente?

Para o seu cliente, a consulta e análise de crédito é indispensável para sua segurança. Uma vez que o número de devedores tem sido uma crescente.

A fim de reduzir a inadimplência e aumentar suas vendas, esse é um processo imprescindível para que ele consiga dar um voto de confiança aos clientes dele.

Essa segurança, portanto, é garantida por meio da liquidez. Isto é, pela certeza de que eles honrarão com seus compromissos, independente do prazo.

Então, para o seu cliente, ter a possibilidade de centralizar todas as informações dos seus consumidores em um único lugar é sinônimo de proteção e eficiência.

O que fazer para que sua Software House também não entre no vermelho?

Assim como os clientes do seu ERP, seu negócio também precisa de cuidados quanto ao fluxo de caixa.

Portanto, para garantir uma boa gestão financeira:

  • Não misture suas finanças pessoais com as da sua software house;
  • Controle diariamente os lançamentos no seu caixa;
  • Não estabeleça orçamentos inacessíveis para suas operações;
  • Mas invista na sua equipe de vendedores;
  • E principalmente, ofereça soluções completas – inclusive automatizando a consulta e análise de crédito para que seu cliente também não entre no vermelho, e continue comprando de você.

Essas são boas alternativas para manter sua solução competitiva no mercado.

Entenda a importância da consulta de crédito.

Formada em Comunicação e Multimeios e pós-graduanda em Marketing, Criatividade e Inovação. Redatora do Grupo TecnoSpeed. Escreve artigos e conteúdos para a TecnoSpeed Fintech e para o PlugMobile.

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