Crescimento da empresa de software: como se destacar no mercado?

Você sabe como apostar no crescimento da empresa de software? No podcast Além do Software, nós trouxemos a resposta! Veja aqui as melhores dicas para esse mercado e muito mais.


Que o número de empresas do mercado tecnológico cresceu, todos nós sabemos. Desde a Quarta Revolução Industrial, como o estudioso Ervin Laszlo chama, houve um aumento significativo no número de empresas que trabalham nesse setor.

Mas, para você que está inserido nesse mercado, faremos uma pergunta: como anda o crescimento da empresa de softwares

Para você, empresário ou desenvolvedor, que possui um negócio nessa área ou que está afim de estudar um pouco mais sobre empreendedorismo e temáticas semelhantes, entenda aqui como levar ao crescimento da empresa que trabalha e, de quebra, compreender como isso funciona para os negócios voltados para o setor de tecnologia.

Continue aqui e acompanhe tudo sobre o assunto! Boa leitura.  

A importância da gestão empresarial

Sem dúvida alguma, a gestão empresarial é uma das atribuições mais essenciais dentro de uma empresa. Mesmo que você já tenha um negócio consolidado no mercado e que traga bons desempenhos anualmente, manter essa organização é uma forma de se adequar às mudanças que sempre acontecem em cada área. 

Vamos imaginar o cotidiano de uma software house. O setor comercial fecha um contrato com o cliente específico prometendo X vantagens, mas o setor de desenvolvimento não entrega a esse consumidor todas as expectativas que foram criadas no processo de contratação. 

A falta de planejamento e gestão empresarial entre as áreas muito provavelmente afetou no crescimento da empresa. O cliente, além de se decepcionar com o produto, irá levar esse sentimento para outras pessoas, manchando a imagem do negócio como um todo.  

Crescimento da empresa: é possível sair do ponto morto?

Atualmente muitas empresas se encontram no que chamamos de “ponto morto”. Essa expressão é comum entre os motoristas do Brasil, pois é uma forma de andar com o veículo desligado e gastando menos combustível. Na teoria, fazendo uma alusão aos negócios de todo o mundo, essa seria uma atitude interessante, mas colocando na prática, torna-se um grande erro. 

O empresário que se encontra no ponto morto é aquele que já está cansado de investir no crescimento da empresa. Ele já não possui ânimo para continuar e então vê essa estratégia como uma forma de gastar menos energia com inovação, atualização e outros, somente usando o que já possui ali disponível. 

Mas, para você que se encontra num lugar assim, podemos afirmar que é possível sair dessa situação. Mesmo que pareça quase um túnel sem saída, o mercado tecnológico, principalmente, pode encontrar uma luz logo no final, que transforma essa forma de trabalhar em mais empoderada e instigante. 

Quais as atitudes essenciais para crescimento da empresa de software?

Sim, você deve estar pensando agora “mas eles dizem que é preciso sair do ponto morto, mas não falam como fazer isso”. 

Por isso, para você que está procurando o crescimento da empresa voltado principalmente para o nicho de software, separamos algumas dicas essenciais que influenciam positivamente nessa mudança e que até mesmo fazem o rendimento do seu negócio aumentar.

Planejamento estratégico

Não poderíamos deixar de falar sobre o planejamento estratégico. Muitos negócios iniciam no mercado ou mantêm o seu funcionamento sem realizar uma discussão sobre metas, objetivos, caminhos a serem percorridos e muito mais.

Quem vê assim pode até achar que é uma falácia dos empresários e que isso não é tão importante quanto parece. Porém, não engane-se dessa maneira! Se você, por exemplo, deseja aumentar o número de vendas de softwares da sua empresa, para fazer isso é preciso traçar um plano, um caminho e uma meta.

No instante que você não faz esse planejamento, os desenvolvedores percorrem qualquer trajeto para criar esse sistema e automaticamente todos chegam em tempos diferentes na meta final — ou nem mesmo chegam. Pode ocorrer, sim, de ser necessário um plano B. Porém, tudo isso foi discutido dentro de um plano estratégico. 

Divisão de setores

Além disso, para que haja crescimento da empresa, todos os funcionários precisam estar bem distribuídos dentro de cada setor, sem a existência de dupla função ou excesso de atividade somente para alguns colaboradores.

A sobrecarga de um funcionário pode gerar muita dor de cabeça para o negócio, pois este trabalhador perde o engajamento no serviço e, consequentemente, entrega menos valor no trabalho.

Imagine que você contrate um desenvolvedor mobile e coloque-o para fazer funções que vão além de programar para Android e iOS, por exemplo. Além de ser uma frustração para ele, esse programador se sentirá sobrecarregado e passará a entregar serviços pouco elaboradores e menos efetivos. 

Atualização do mercado

Por último, mas não menos importante, o crescimento da empresa que trabalha com softwares está relacionada principalmente com a atualização do mercado. Se você possui uma software house antiquada — que não se adapta às inovações que surgem na área — automaticamente esse negócio está fadado ao ponto morto.

Sabemos que existem métodos consagrados, como a linguagem Delphi, e que não possuem a necessidade de mudar. Porém, uma empresa que trabalha com códigos pouco utilizados, que dão muitos bugs ou algo do tipo, está dando um tiro no próprio pé.

Por isso, sempre busque se atualizar diante das novas tecnologias e se especializar em áreas cada vez mais demandadas pelo mercado. Essa, sem dúvida alguma, é a melhor maneira de apostar no crescimento de seu negócio. 

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Conclusão 

Ao fim entendemos que o crescimento da empresa de software está ligado à gestão empresarial. Mesmo que este seja um setor mais específico, com necessidades diferentes, existem algumas técnicas excelentes que podem auxiliar esse negócio a se destacar ainda mais no mercado. 

Para você que é uma pessoa engajada nessa temática, nós da TecnoSpeed estamos oferecendo o podcast Além do Software, com assuntos que tratam de gestão de empresas e tecnologia. Acesse o nosso link e escute tudo que discutimos sobre o assunto! 

Formado em Comunicação em Multimeios. Analista de Marketing da TecnoSpeed, focado em produção de conteúdos para mídias digitais.

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