Tempo de Leitura: 4 minutos

Você sabe o que é Embedded Finance? E como aplicar na sua empresa? Entenda sobre o conceito e muito mais aqui. Boa leitura!


Nos últimos anos, a crise do coronavírus fez com que as empresas repensassem suas estratégias de digitalização, priorizando-as como nunca haviam feito.

Para sobreviver no novo momento, foi necessário acelerar os projetos de digitalização que normalmente exigiriam anos de planejamento e, hoje, nota-se que essas mudanças vieram para ficar.

Um dos exemplos mais notáveis ​​de digitalização está no setor de fintechs que, muito por conta do Open Banking, passaram a envolver as finanças em um novo e elevado nível, integrando mecanismos financeiros em seu plano de negócios.

Essa integração foi definida como Embedded Finance (ou finanças embutidas numa tradução livre), e está cada dia mais presente em empresas de todos os segmentos.

Conheça melhor esse conceito e entenda porque ele pode transformar a experiência de compra dos seus consumidores, conquistando cada vez mais mercado!

O que é Embedded Finance?

“Embedded finance” é a disponibilização de ferramentas ou serviços financeiros – como empréstimos ou processamento de pagamentos – de forma nativa por um player não financeiro para seus clientes.

Segundo uma pesquisa realizada pela Jupiter Research, estima-se que o valor de mercado do embedded finance em 2026 chegue a $ 138 bilhões, partindo de “apenas” $ 43 bilhões em 2021.

Ainda segundo a pesquisa, esse crescimento de quase 215% se dará principalmente pelo aumento da disponibilidade de APIs fornecidas por empresas de serviços financeiros.

Por meio do embedded finance, uma empresa de qualquer segmento (como o varejo) pode oferecer como produto:

  • Contas e carteiras digitais
  • Cartões de crédito, de débito e/ou pré-pago
  • Transferência de valores entre contas
  • Pagamentos via Pix
  • Pagamentos de contas
  • Serviços de recarga
  • Empréstimos (em casos específicos autorizados) e demais serviços que antes eram exclusivos dos bancos.

O principal objetivo é agilizar os processos financeiros para os consumidores, facilitando o acesso aos serviços bancários de que precisam, quando precisam, sem precisarem buscar um banco físico ou digital.

Vantagens do Embedded Finance

O embedded finance tem o potencial de ser bom para todos: empresas e consumidores.

Um dos principais benefícios das finanças embutidas é sua facilidade de uso para os consumidores.

Ao remover os obstáculos, como a necessidade de buscar crédito em outro lugar, as chances de conversão e a satisfação dos clientes de um estabelecimento aumentam, o que é essencial para aumentar a fidelidade à marca.

Para as empresas, isso também pode significar uma oportunidade de obter um lucro maior, uma vez que os consumidores estão mais propensos a comprar um item ou serviço e voltar a fazê-lo de forma recorrente.

Entretanto, o embedded finance não é apenas uma conveniência. É, também, uma ferramenta que permite entender melhor os consumidores, seus hábitos e comportamentos.

Assim como no open banking, os dados coletados podem ser usados ​​posteriormente para direcionar o desenvolvimento de novos negócios, mais focados no que os clientes realmente precisam.

Como funciona na prática o Embedded Finance?

Entenda como funciona na prática o Embedded Finance!
Com as APIs tudo ficou mais fácil. | Imagem: Pexels.

A implementação do embedded finance depende do uso de APIs – um tipo de comunicação entre sistemas de tecnologia usado para simplificar as integrações entre partes.

A disseminação das APIs possibilitou o crescimento do Banking as a Service, com o qual os serviços bancários podem ser construídos de forma modular, por empresas de diferentes segmentos.

Dessa forma, as empresas podem se conectar a serviços, tecnologias bancárias e de pagamentos específicas, criada por terceiros, sem as dificuldades de manter a tecnologia por conta própria ou da necessidade do intermédio de uma instituição financeira.

Exemplos de serviços financeiros embutidos

Conheça o maior exemplo de embedded finance que você provavelmente já utiliza:

Pagamentos

Se você alguma vez já chamou um uber e não precisou pagar com dinheiro ou cartão físico ao término da viagem, você já fez uso do embedded finance da plataforma.

Através do embedded finance, a plataforma disponibiliza a função de cobrança direto do seu cartão de crédito ou do dinheiro que você coloca no uber cash.

Entretanto, essa não é uma tecnologia exclusiva do uber e cada vez mais empresas e apps estão utilizando essa funcionalidade para melhorar a experiência de compra dos seus usuários.

A C&A também é um grande exemplo de empresa que utiliza muito bem a tecnologia do embedded finance, oferecendo aos seus clientes de moda e acessórios, soluções como cartão de crédito, seguros e etc.

Tudo para fornecer ainda mais vantagens aos seus consumidores.

Empréstimos

Uma opção de solução financeira embedada que as empresas também podem oferecer são os empréstimos.

Vamos novamente a um exemplo:

Você percebe que em sua empresa, em determinado momento, os clientes estão com dificuldades em manter as contas em dia, atrasando parcelas que tenham adquirido previamente.

Com o embedded finance, é possível que você ofereça empréstimos para estes clientes poderem quitar essa dívida e melhorar as condições de pagamento.

Essa estratégia pode ser aplicada tanto no varejo, como em escolas, faculdades e diversos outros segmentos.

Cashback

O cashback também é uma funcionalidade que pode ser oferecida aos clientes de diversas empresas através do embedded finance, como um benefício extra por comprar em suas lojas.

Essa forma de “retorno de dinheiro”, pode ser tanto em crédito na loja quanto em dinheiro na conta e cada vez mais os consumidores estão adeptos dessa prática.

Se você acredita que o embedded finance seja uma boa estratégia para o seu negócio, veja a seguir como aplicar o conceito na sua empresa.

Como aplicar o Embedded Finance na sua empresa?

Adotar o embedded finance em uma empresa envolve a análise de suas estratégias digitais e a decisão de quais ferramentas deseja incorporar, que façam sentido para seus clientes e para o funcionamento do negócio.

Comece identificando os objetivos da sua empresa com a tecnologia.

Podem ser coisas como melhorar o atendimento ao cliente, aumentar a base de clientes existente ou simplesmente lançar uma nova funcionalidade para atender a um público-alvo específico ou a uma necessidade específica que o mercado não atende com facilidade.

A crescente demanda por serviços financeiros convenientes e o número crescente de transações online alimentam diariamente o crescimento desse conceito do embedded finance.

Utilizando uma plataforma de pagamentos

Como dissemos, através de uma API você pode oferecer aos seus clientes as facilidades dos serviços financeiros de uma plataforma de pagamentos, totalmente whitelabel, ou seja, adaptáveis e customizáveis para sua marca.

A iugu oferece uma API completa a empresas que desejam integrar em seus softwares ou plataformas funcionalidades como: métodos de pagamento, split payments e cobranças recorrentes.

O futuro do Embedded Finance

Ainda pode ser cedo para dizer como o mercado vai evoluir, mas uma possibilidade é que o banco como serviço (BaaS) e as APIs se tornem tão onipresentes quanto os bancos físicos e digitais.

Outra possibilidade é que o mercado estará sujeito a retornos de escala, o que significa que se tornará uma área tão explorada nos próximos anos que os serviços se tornarão cada vez mais acessíveis a todos.

Por esse motivo, alguns provedores de BaaS que estão à frente em tecnologia, análise e estrutura de custos, provavelmente estão desenvolvendo vantagens difíceis de serem superadas no futuro.

A pergunta é: você vai ficar de fora?

Summary
O que é Embedded Finance?
Article Name
O que é Embedded Finance?
Description
“Embedded finance” é a disponibilização de ferramentas ou serviços financeiros - como empréstimos ou processamento de pagamentos - de forma nativa por um player não financeiro para seus clientes. Segundo uma pesquisa realizada pela Jupiter Research, estima-se que o valor de mercado do embedded finance em 2026 chegue a $ 138 bilhões, partindo de “apenas” $ 43 bilhões em 2021. Ainda segundo a pesquisa, esse crescimento de quase 215% se dará principalmente pelo aumento da disponibilidade de APIs fornecidas por empresas de serviços financeiros.
Author
Publisher Name
TecnoSpeed
Publisher Logo
3 ComentáriosFechar comentários

Deixe um comentário

Localização

Tecnospeed ©  2022. Feito com ❤ pelo time Tecnospeed.