Como ficar sabendo de todas as atualizações fiscais?

Você sabia que é possível acompanhar as atualizações fiscais de uma maneira fácil e inteligente? Entenda aqui como estar em dia com todas as mudanças!


As questões tributárias que fazem parte da União mudam de tempos em tempos, deixando muitas pessoas confusas quando o assunto é a revisão dos regimentos.

Essas atualizações fiscais acontecem com o intuito de otimizar diferentes processos que fazem parte da área contábil, principalmente quanto às notas fiscais eletrônicas (NFS-e), por exemplo.

Porém, mesmo que a intenção seja de melhorar o funcionamento destes serviços, existem poucos informativos disponibilizados na internet e nos demais canais de informação sobre as atualizações fiscais.

Consequentemente, isso afeta a você, desenvolvedor, que precisa se adequar a essas mudanças.

Por isso, neste artigo discutiremos sobre a importância de um suporte especializado para os serviços tributários, principalmente aqueles relacionados à emissão de NFS-e para empresas. Continue aqui e entenda tudo sobre o assunto! 

tecnospeed academy

O que são atualizações fiscais?

Basicamente, são mudanças que ocorrem no meio contábil, mais especificamente em respeito às questões tributárias que regem o funcionamento de inúmeras empresas em todo o Brasil.

Essas regras são modificadas frequentemente a fim de otimizar os processos de fisco em um negócio — independente de qual seja o ramo — como aconteceu na modificação do Convênio ICMS n º 142/2018, que discutia sobre a uniformização da substituição tributária e recolhimento, para o novo modelo do Convênio ICMS nº 38/2019.

A emissão de nota fiscal, por exemplo, também entra nesse plano. Ela segue regimentos estaduais, ou seja, há uma variedade muito grande, sendo necessário que o empresário se adeque às atualizações que acontecem na região e que, dessa maneira, realize as mudanças cabíveis para funcionamento.

A dificuldade de se atualizar 

Diante as diversas atualizações fiscais que acontecem com frequência no Brasil, temos um grande problema: a falta de informação adequada. Muitos empresários ficam por fora dessas mudanças e acabam prejudicados pela desatualização.

Infelizmente, isso é muito comum em todos os setores comerciais e afeta de forma negativa aqueles que precisam se manter em dia com os fiscos. Alguns problemas são ainda mais relevantes, envolvendo até a Polícia Federal, por exemplo, e podendo causar inúmeros prejuízos às empresas. 

Notícias em escassez 

Sem dúvida alguma, um dos maiores problemas sobre as atualizações fiscais está relacionado à falta de informação. No mercado brasileiro existem poucos noticiários e demais meios de comunicação que são especializados na área contábil, tornando-se quase inexistente a disseminação de mudanças essenciais que acontecem nessa área.  

Com isso, mesmo que haja frequentemente alterações nas leis tributárias, a informação não chega a todos. Isso faz que diversas empresas percam muito tempo para resolver uma situação simples, que seria facilmente solucionada se existisse comunicação. 

NFS-e 

Um exemplo dessa problemática é a implementação da emissão de nota fiscal. Para quem não sabe, desde 2008 as empresas precisam se alinhar aos regulamentos estaduais para que essa função seja disponibilizada, visto que as regras mudam de acordo com o Estado. Entretanto, poucos veículos de comunicação explicam sobre como é organizado esse procedimento de maneira geral, e muito menos se explicita de região para região.

A situação se torna ainda mais complexa quando ocorrem as atualizações fiscais. Lugares que já tinham poucos informativos sobre as NFS-e tornam-se completamente escassos, fazendo com que o empresário perca muito tempo para entender como ocorre o processo e realmente colocá-lo em dia. 

Falta de atualização nos sistemas

Outra situação que também gera dor de cabeça às pessoas que precisam de se adequar à mudança de fisco está relacionado à falta de atualização nos sistemas. Muitos softwares são mantidos na formatação antiga, sem as alterações previstas em lei, tornando o processo até mesmo inválido.

Esse é um problema totalmente direcionado às empresas que trabalham com sistemas de questões tributárias. Para que todos se mantenham em dia diante aos regimentos é preciso que o software esteja adaptado para receber essas mudanças. Mas isso só é viável se existir a comunicação ideal sobre as novidades na área contábil. 

Como manter as atualizações fiscais em dia?

Diante dessa situação causada pelas atualizações fiscais, temos algumas propostas para você mantê-las em dia. Para isso é fundamental garantir que todo o processo de adequação do fisco aconteça dentro do prazo estipulado, e também haja suporte especializado.

Para isso explicaremos algumas maneiras interessantes, que podem se tornar o diferencial no momento de integrar as novidades ao seu sistema. 

  • Rede de informações sólida 

Em primeiro lugar, sem dúvida alguma, é necessária a criação de uma rede de informações sólida. As notícias relacionadas às atualizações fiscais acontecem de maneira espalhada e por diversos portais na Internet, dificultando a pesquisa sobre o mesmo.

Para que essa situação seja resolvida é essencial que as empresas juntem seus profissionais da área e criem canais explicativos — como blogs — com o objetivo de unir informações importantes sobre as mudanças tributárias e, consequentemente, facilitar as alterações cabíveis para aquela atualização. 

 

  • Software

 

Para que as atualizações fiscais permaneçam em dia é fundamental atualizar os softwares de empresas que fornecem os serviços de fisco. Além de ser uma adequação às novas regras — que mudam constantemente — isso mostra ao usuário (que precisa desse sistema) que sua empresa está engajada no relacionamento com o consumidor.

Assim, dores de cabeça na relação entre empresa-cliente são poupadas, e seu negócio sai bem-visto perante o mercado

Solução TecnoSpeed

Conclusão

Ao fim, entendemos que as atualizações fiscais, mesmo que aconteçam com grande frequência, possuem poucos canais de informação que realmente expliquem sobre as mudanças que ocorrem na área tributária.

Por isso, a TecnoSpeed, além de deter todas as notícias essenciais sobre as novidades no ramo do fisco, também implementamos as atualizações em softwares do NFS-e, que precisam de adequação a todos os novos regimentos 

Marque uma conversa conosco e saiba mais sobre os nossos serviços! 

Summary
Article Name
O que são atualizações fiscais?
Description
Basicamente, são mudanças que ocorrem no meio contábil, mais especificamente em respeito às questões tributárias que regem o funcionamento de inúmeras empresas em todo o Brasil.
Formado em Comunicação em Multimeios. Analista de Marketing da TecnoSpeed, focado em produção de conteúdos para mídias digitais.

Artigos relacionados