Descubra o conceito, o funcionamento e benefícios de uma API Nota Fiscal e confira como implementar e passar a oferecer esse recurso sem complicações!
Soluções em formato de API são o futuro, afinal, reúnem o melhor dos mundos: eficiência, segurança e praticidade. Aplicadas em contextos complexos e de alta demanda, como o de pagamentos e o fiscal, são recursos potentes e valiosos. Diante disso, já considerou ter uma API de Nota Fiscal integrada ao seu software?
Essa implementação se mostra como uma excelente oportunidade de beneficiar seus clientes e a sua Software House em igual medida, tomando como objetivo central e comum a otimização da gestão fiscal e tributária para as empresas contribuintes brasileiras.
Vamos, portanto, mergulhar mais fundo nesse assunto e desvendar tudo o que há para saber sobre API Notas Fiscal? A seguir, você confere como funciona, para que serve, vantagens e critérios para levar em consideração e como integrar uma API NFe por aí… Acompanhe!
O que é API de nota fiscal?
Considerando que uma API é um recurso que serve para conectar dados e sistemas, e implementar funcionalidades específicas de forma descomplicada, uma API de Nota Fiscal nada mais é do que uma aplicação que integra as informações e processos envolvidos na emissão e gerenciamento de NFes a um sistema de gestão empresarial.
Assim, a demanda de emitir notas fiscais, que é obrigatória a praticamente todos os empresários e empresas do Brasil, pode ser otimizada e sincronizada com as outras áreas da sua operação: vendas, logística, financeira, entre outras. E, tudo isso, demandando muito menos esforço, conhecimento fiscal e tempo do time de desenvolvimento.
Como funciona?
Na prática, a API Nota Fiscal funciona como uma interface que permite executar e gerenciar as emissões, envios, consultas, conferências e armazenamentos de NFes. Sendo assim, a API NFe integra um sistema de gestão ERP e o sistema da SEFAZ — que realiza a autorização de todas as notas emitidas.
Dentro disso, ela pode contemplar diferentes níveis de automação, do puxamento de dados inseridos no sistema pelos usuários em etapas anteriores da operação até a conclusão de todo o fluxo de formatação e transmissão de notas e DANFEs.
Além disso, uma API costuma ser compatível com várias linguagens e sistemas, fácil de integrar e de usar. Geralmente, o usuário da API Nota Fiscal precisará apenas inserir e enviar os dados da NFe em um arquivo JSON (JavaScript Object Notation) e a API cuidará do resto para você e para os seus clientes e usuários.
Ou seja, com esse tipo de solução integrada é possível dar conta das emissões de NFe a partir de uma única requisição. Parece um sonho, desenvolvedor e gestor de Software House? Mas não é! Continue a leitura e saiba mais sobre essa possibilidade incrível.
API Nota Fiscal: como integrar?
Integrar uma API Nota Fiscal ao seu software para passar a emitir NFe diretamente dele é, na verdade, bem simples. As APIs realmente resumem integrações complexas em alguns passos, horas e cliques, e aqui não é diferente.
Em primeiro lugar, é preciso escolher qual API será usada. Para isso, deve-se levar em consideração as funcionalidades da API e garantir que ela seja compatível com a programação de seu software e as demandas dos seus usuários e potenciais clientes.
Afinal, esses critérios são o que garantirão a atratividade dessa solução e os retornos positivos para eles, para você e para o seu negócio. Falaremos em detalhes sobre eles mais adiante, mas — alerta de spoiler — quanto mais ampla e completa for a API Nota Fiscal, melhor!
Depois de escolher a API, basta seguir as orientações do fornecedor dela e realizar as configurações necessárias para a integração. Se tratando de um documento fiscal eletrônico, provavelmente esse processo de integração e configuração inicial da API NFe irá demandar etapas como:
- Cadastro da empresa emitente;
- Sincronização com banco de dados;
- Integração do certificado digital para autenticação dos acessos, arquivos e solicitações;
- Alguma espécie de ativação.
Feito isso, pronto: seu software estará pronto para emitir Notas Fiscais Eletrônicas e realizar todas as etapas e eventos que a sua API Nota Fiscal contemplar! E, claro, sua Software House e seus clientes poderão começar a usufruir das vantagens dessa solução.
Vantagens de usar uma API para emissão de nota fiscal
Uma API para emissão de Nota Fiscal garante diversos benefícios para quem as integra e utiliza. Confira os principais e entenda porque investir em uma API Nota Fiscal é uma ótima ideia:
Redução significativa do custo e tempo de implementação
A programação de um módulo fiscal do zero, além de difícil, é cara. Por isso, a API é uma solução estratégica para reduzir custos e agilizar a integração da emissão de notas fiscais eletrônicas em seu software.
Por se tratar de uma solução pronta e integrável, a API Nota Fiscal é capaz de reduzir em até 80% o tempo de desenvolvimento e implementação. Seus desenvolvedores não precisarão se aventurar pelas regras e o vocabulário fiscal e tributário, e você não precisará buscar e arcar com os custos de um profissional com experiência nessa área.
Idealmente, uma API NFe contemplará todos os detalhes necessários para uma empresa ou contribuinte cumprir suas obrigações fiscais, incluindo os campos e regras de validação vigentes; eventos de consulta, cancelamento, substituição e emissão em contingência; bem como os processos de escrituração derivados.
Além disso, as demandas de ajuste, adaptação e atualização ficam por conta do fornecedor da API, liberando seu time de mais essa demanda e preocupação. Imagine quanta coisa vocês poderão fazer com esse tempo, dinheiro e esforço que irão poupar?
Integração simplificada
Não dá para falar sobre vantagens de uma API sem citar a facilidade de integração. As APIs são feitas para serem integradas de forma simplificada e rápida, otimizando o processo de sincronização de dados e de implementação de novas features em múltiplos contextos.
Aplicar esse tipo de tecnologia para solucionar as demandas fiscais, que são altamente presentes no dia a dia dos negócios brasileiros e reconhecidas por sua complexidade, é uma decisão mais do que inteligente. Ela é necessária para manter o ritmo acelerado do mercado corporativo e conciliar qualidade e agilidade.
Com uma API Nota Fiscal, seu software passará a contemplar todas as etapas da emissão de NFes em poucas horas e seus usuários e clientes poderão cumprir suas obrigações fiscais em apenas alguns cliques e minutos.
Automação de etapas e atualizações
Um dos grandes desafios da gestão e emissão de notas fiscais é manter a conformidade com as leis e regulamentações vigentes. Isso porque o processo de emissão envolve diversas etapas, dados e detalhes, e a atualização das regras fiscais e tributárias ocorre com frequência, através da publicação de notas técnicas e da implementação de novos modelos, campos e obrigações.
No entanto, com a implementação de uma API Nota Fiscal, isso deixa de ser uma questão, pois os processos para a emissão de notas são automatizados pela aplicação, da geração do arquivo XML da NFe e validação dele junto à SEFAZ à impressão e envio do DANFE ao destinatário e armazenamento dos documentos fiscais durante o período obrigatório de guarda (5 anos após a emissão).
Além disso, o fornecedor da API integrada ao seu software é quem precisará ficar de olho nas mudanças na legislação e dar conta de implementar as atualizações necessárias para garantir uma emissão dentro dos padrões exigidos. Para você, esse processo acontecerá automaticamente, sem falhas ou complicações.
Maior eficiência operacional para o negócio dos seus clientes
Todas as vantagens anteriores se resumem em uma só: eficiência operacional. Um sistema de emissão completo, sempre atualizado e que automatiza a demanda fiscal de uma empresa é capaz de beneficiar a gestão administrativa como um todo e gerar vantagens em variados sentidos, tais como:
- Velocidade nos processos
- Melhor interação entre as áreas da organização
- Aumento na transparência e sinergia entre os times
- Redução de erros manuais e falhas de comunicação
- Elevação da precisão e segurança das informações
- Melhora no cumprimento de prazos
- Menor ônus fiscal
- Maior produtividade e desempenho
- Diminuição de custos
- Aumento do potencial de vendas e crescimento da empresa
Suporte fiscal e especializado
Integrar uma API de Nota Fiscal significa ter parceria com alguém que fala a sua língua — já que também desenvolve soluções de software — e que domina o sistema e as regras fiscais do nosso país. Em outras palavras, esse investimento te garante um suporte fiscal e especializado que não tem preço!
Você poderá tirar dúvidas sobre o universo das notas e documentos fiscais sem precisar desvendar os termos técnicos e minúcias tributárias ou depender de um retorno dos órgãos e autoridades fiscais, como Prefeituras e Secretarias da Fazenda — que quase sempre oferecem um suporte burocrático, lento e pouco eficiente. E, ainda, poderá estender essa mesma comodidade para os seus clientes.
Mais valor e rentabilidade para o seu software
Uma boa gestão fiscal é indispensável para os negócios. Portanto, contemplar essa demanda no seu portfólio de soluções é no mínimo inteligente. Oferecer um sistema ERP que tenha um módulo de emissão de notas fiscais completo e eficiente vai elevar o nível da sua entrega e, consequentemente, o valor de mercado do seu software.
Mais usuários serão atraídos pelo seu produto e passarão a contar com ele para realizar tarefas fundamentais de seus negócios. Ou seja: seu sistema e sua Software House ganharão um superdiferencial competitivo, assim como mais alcance, lucro, retenção e indicações.
Ansioso para levar esses benefícios para dentro da sua empresa e da empresa dos seus clientes? Então, que tal te darmos dicas para escolher a API Nota Fiscal certa para você tirar essa ideia do papel?
API Nota Fiscal: 3 critérios para escolher a ideal para seu software
Para que uma API Nota Fiscal seja eficaz, ela deve possuir funcionalidades que tornem a emissão de notas mais simples, rápida e confiável, além de trazer possibilidades de personalização e escalabilidade. Veja a seguir os recursos que uma boa API NFe precisa ter e critérios-chave para guiar sua escolha:
1. Métodos de integração
Acima de qualquer coisa, a API Nota Fiscal precisa ser compatível com o seu software e fácil de integrar — pois é esse detalhe que garantirá grande parte das vantagens que citamos acima. Você ou o seu time precisam conseguir implementar e configurar esse recurso para cada um dos seus usuários de forma simples, rápida e eficiente.
Para isso, analise os métodos de integração e demandas de configuração das APIs que você está considerando escolher. Quanto mais descomplicados e ágeis forem, melhor! Uma excelente opção é via arquivos JSON e requisições HTTP, que são leves, altamente compatíveis e fáceis de manipular.
2. Abrangência de recursos
Uma boa API de Nota Fiscal contempla o maior número de funcionalidades, como eventos de cancelamento, substituição, emissão em contingência, carta de correção e manifestação do destinatário; consultas de status em tempo real; configuração e renovação de certificado digital; geração de relatórios; personalização do DANFE; cálculo de tributos e envios automáticos; entre outras features básicas ou específicas para o nicho de atuação que você visa atingir e atender.
3. Padrões de atualização e armazenamento
Por fim, é importantíssimo ter o melhor em termos de atualização das regras fiscais e armazenamento dos documentos emitidos. O que, na prática, significa: updates em tempo real e backup em nuvem, tudo automatizado para gerar máxima eficiência e segurança com o mínimo de esforço.
TecnoSpeed é referência em documentos fiscais eletrônicos
São mais de 17 anos de atuação no meio fiscal e tributário, centenas de colaboradores especialistas e dezenas de soluções para deixar o seu software pronto para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades deste mercado!
Essa missão de fortalecer o desenvolvedor de software brasileiro está no nosso DNA e levamos ela muito a sério na hora de criar todas as funcionalidades e produtos do PlugNotas. Essas soluções foram pensadas para descomplicar totalmente as demandas tributárias para Software Houses e ajudá-las a dar conta de mais uma demanda essencial de seus clientes.
Foi assim que nos tornamos referência em documentos fiscais eletrônicos e a parceira escolhida por 30% das empresas de software do país. Quer levar toda essa expertise e reputação para dentro do seu sistema? Conheça a nossa API Nota Fiscal:
API Nota Fiscal do PlugNotas
A API NFe do PlugNotas permite que você emita Notas Fiscais Eletrônicas diretamente de seu software de forma rápida, econômica e em conformidade com as normas vigentes. Ela garante todas as vantagens e cumpre todos os critérios que citamos aqui, portanto, é uma escolha certeira para as Software Houses que querem investir em soluções fiscais e ter sucesso nessa estratégia!
Ao integrá-la — o que acontece de forma extremamente rápida e fácil —, você terá acesso a funcionalidades e diferenciais como:
- Altíssima compatibilidade: C#, Delphi, Java, JavaScript, PHP, Node.js, React, Python… Não importa qual tecnologia você usa no seu software, dá para plugar com a nossa API.
- Cadastro de emitentes: Ao invés de enviar todas as informações do seu cliente em cada JSON, basta cadastrá-lo uma única vez!
- Controle automático de numeração: Uma coisa para você se preocupar no seu sistema e dar suporte para o cliente.
- Notificações automáticas via webhook: Rotinas de consulta? Consumo indevido? Esquece isso! A gente avisa direto na tela do seu sistema quando a nota for emitida.
- Delivery fiscal: Assim que a NFe tiver autorizada, disponibilizamos o PDF e o XML para download e enviamos automaticamente por e-mail ao destinatário.
- Consulta de notas destinadas: Seu cliente não precisará mais baixar manualmente o XML das notas recebidas ou usar um software de terceiro para automatizar esse processo!
- Suporte especializado em desenvolvedores: Nossas equipes de atendimento estão preparadas para te ajudar com suas dúvidas sobre o PlugNotas ou o meio fiscal.
Viu só quantos benefícios e motivos para investir nesse tipo de recurso? Então, não espere mais e conte com o PlugNotas para agarrar essa oportunidade com o melhor custo-benefício para sua Software House:
E caso queira continuar se aprofundando nesse segmento e nas possibilidades de negócio que ele pode lhe trazer, explore os nossos conteúdos sobre NFe e Documentos Fiscais!