O mercado do Certificado Digital não para de crescer e evoluir. Entenda essa dinâmica em detalhes e como ela pode fazer sua Software House avançar!
Você já levou o Certificado Digital para dentro da sua software house? Pois saiba que se essa tecnologia ainda não faz parte da sua carteira de serviços, vale a pena mudar isso por diversos motivos.
A certificação digital é utilizada como recurso em processos fiscais, tributários e trabalhistas e obrigatório para boa parte dos empreendimentos e empreendedores. E tudo isso a coloca como uma verdadeira aliada dos negócios de tecnologia.
Vamos, então, entender melhor sobre as oportunidades que o Certificado Digital representa e traz consigo? A seguir, falaremos sobre a evolução das assinaturas, a expansão deste mercado e o funcionamento do certificado como porta de entrada para outras soluções suas. Acompanhe!
A evolução das assinaturas digitais
Há não muito tempo, falar em assinatura digital era uma possibilidade distante. E não por inexistência de soluções nesse nicho, mas por falta de conhecimento e adesão, acesso e demanda.
Apesar do número de certificados digitais emitidos ser expressivo desde 2010, foi somente a partir de 2017 que pudemos observar um uso significativo dessa tecnologia por meio do crescimento dos certificados ativos nos registros e gráficos do ITI em Números.
Na prática, o que aconteceu foi uma evolução das assinaturas digitais, que passaram a ser mais difundidas, aceitas e utilizadas. A possibilidade de assinar documentos digitalmente com a mesma segurança e autenticidade jurídica de uma assinatura em punho realmente ganhou popularidade em diversos segmentos diferentes.
Além disso, a cada ano novas aplicações foram implementadas pelo governo e tornando a assinatura via certificado digital não só uma modernidade ou inovação, mas um investimento necessário, como explicamos a seguir.
Certificado digital nos empreendimentos
Vivemos o auge dos certificados digitais. Nos últimos cinco anos, segundo os dados do ITI em Números, a quantidade de certificados emitidos e de certificados ativos têm crescido exponencialmente. São quase 11 milhões de certificados ativos, até agora foram 5.888.950 emissões em 2022 e a expectativa é fechar o ano com a marca de 8.604.548 certificados.
Em grande parte, esse avanço pode ser justificado pela modernização e digitalização de processos e serviços públicos, movimento este integrado no Projeto SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) e que tomou a certificação como meio autenticador obrigatório.
E também, acelerado pelas tendências e consequências da pandemia da COVID-19, em que o distanciamento e o isolamento social criaram terreno para tecnologias contactless (sem contato, toque e presença física) e consolidaram práticas como o trabalho remoto, o comércio eletrônico, a telemedicina e outras interações online.
Tudo isso fez o certificado digital ganhar popularidade e se tornar indispensável nos empreendimentos, tanto para que pudessem dar conta de obrigações antes realizadas a partir de uma extensa papelada quanto usufruir dos benefícios e aplicações variadas dessa tecnologia.
Os certificados garantem, hoje, às empresas e aos empreendedores a praticidade de assinar documentos digitalmente; fechar negócios independente da localidade das partes; emitir notas e documentos fiscais eletrônicos; acessar serviços e portais governamentais, como o e-CAC; autenticar declarações obrigatórias e acessórias; realizar transações financeiras com segurança – tudo com igual validade jurídica da autenticação analógica.
A procura por certificados digitais
Na hora de adquirir seus certificados digitais, ainda existe pouca clareza por parte dos empreendedores de qual a melhor fonte para recorrer. Neste ponto, você, desenvolvedor e gestor de software house, não pode deixar que seus clientes busquem essa solução em terceiros, como contadores, agentes de registro ou certificadoras não parceiras.
Este recurso é, sim, uma excelente oportunidade para você incluir no seu portfólio e usar como argumento de venda e diferencial para a sua marca. E mais do que isso, se um cliente vier te perguntar sobre certificados, você precisa saber orientá-lo, mas deve ser capaz de se beneficiar com esta demanda e não apenas prestar um suporte sem retorno.
Por isso é que reforçamos a importância da sua empresa de TI ou software house entrar para este mercado e buscar uma forma de oferecer certificado digital ou ao menos indicar seus clientes para uma certificadora ou agente de registro parceiros.
Porta de entrada para mais soluções
E vamos além: considerando que praticamente todas as empresas e empreendedores precisam de um certificado digital, oferecer esse recurso é uma forma de ampliar o alcance da sua organização e iniciar relações comerciais que podem evoluir para outros projetos.
Ou seja, a certificação é uma porta de entrada superinteressante para as outras soluções da sua software house ou empresa tech, as quais podem ser oferecidas em conjunto, em paralelo ou após a aquisição do certificado digital.
E a lógica é muito simples: é a chance dos seus clientes solucionarem mais demandas de seus negócios com um fornecedor que eles já conhecem e confiam.
Resumindo: indicando certificado digital, você e seus clientes saem ganhando, e ainda há espaço para criar estratégias de fidelização, já que o certificado precisa ser sempre renovado e é possível oferecer um suporte mais completo e diferenciado com esse foco.
Então, não espere mais: explore nossos conteúdos sobre Certificado Digital para descobrir as informações essenciais deste mercado para software houses e as melhores alternativas para investir nisso. E venha também entender como ajudar o seu cliente a enviar o eSocial via certificado, uma das principais demandas empresariais da atualidade!