Saiba mais sobre a importância de firmar parcerias e expandir o portfólio para o crescimento da sua empresa de software, e a melhor maneira de fazer isso!
O crescimento é uma meta que está sempre no horizonte das empresas, e isso não é diferente quando estamos falando das empresas de software. Crescer é um objetivo e uma necessidade, mas também pode ser um desafio.
Se você está buscando soluções para potencializar o crescimento da sua Software House, está no lugar certo. Neste artigo, você confere insights e dicas para fazer sua empresa crescer de forma significativa, contínua e sustentável. Acompanhe a leitura e atinja seu máximo potencial!
Crescimento das empresas de software
O segmento de TI é vasto e mais do que relevante atualmente. Vivemos um processo de transformação digital e um contexto em que a tecnologia está totalmente integrada com as nossas vidas.
Os negócios tech desempenham um papel crucial nesse processo, fornecendo soluções que aumentam a eficiência e a produtividade das empresas, e contribuindo para avanços tecnológicos que beneficiam a sociedade como um todo. Sem contar que também geram milhares de empregos.
Portanto, o crescimento das empresas de software é vital para a economia global e há muito interesse e espaço para isso. Para ilustrar a magnitude desse crescimento, um relatório da Exactitude Consultancy projeta que o mercado global de TI vai crescer de US$ 10.9 trilhões em 2023 para US$ 28.9 trilhões até 2030. Já de acordo com a projeção do IDC, o mercado de TI deve crescer 11% na América Latina em 2024, com o Brasil tendo o maior crescimento da região.
No entanto, o crescimento dessas empresas não está isento de desafios. Entre os principais obstáculos do setor estão a:
- Escassez de talentos: Há uma alta demanda por profissionais qualificados em tecnologia, o que dificulta a contratação e retenção de talentos.
- Concorrência acirrada: O mercado de software é altamente competitivo, exigindo inovação constante e rápida adaptação às mudanças tecnológicas.
- Regulamentação e compliance: Empresas de software precisam navegar por um complexo ambiente regulatório, especialmente em questões relacionadas à privacidade e segurança de dados, o que representa diversos custos e esforços que podem dificultar ou, ao menos, desacelerar o crescimento.
É por tudo isso que investir em estratégias de crescimento é tão importante para software houses. Uma empresa precisa crescer de forma constante para manter seu fôlego, ser capaz de inovar, fazer investimentos internos e externos, e se tornar cada vez mais forte e atrativa no mercado. Vamos pensar sobre como fazer isso, então?
Diferenciais que as fazem se destacar no mercado
O que faz uma empresa de software se destacar no mercado? Se você já se fez essa pergunta, talvez tenha chegado à conclusão de que não há uma resposta única e correta para ela. O sucesso e o crescimento de qualquer negócio depende de uma série de fatores e esforços.
Mas não é porque o caminho não é único que não há nada que se pode fazer para avançar nesse sentido. Muito pelo contrário! Confira algumas áreas para investir e construir fortes diferenciais competitivos para sua software house:
Inovação contínua
A capacidade de inovar constantemente é um diferencial crítico. Empresas de software que investem significativamente em pesquisa e desenvolvimento (P&D) para criar soluções novas e aprimorar as existentes podem sair na frente. E isso se aplica não apenas no aspecto técnico e tecnológico, mas também a melhorias para atender melhor às necessidades dos clientes.
Cultura organizacional
Uma cultura organizacional forte e positiva atrai e retém talentos, que são a espinha dorsal de qualquer empresa de software. Empresas como Google e Microsoft são conhecidas por suas culturas que promovem a criatividade, a colaboração e a autonomia dos funcionários, e são ótimos cases de sucesso e fontes de inspiração. Essa cultura não apenas melhora a moral dos colaboradores, mas também fomenta um ambiente propício à inovação.
Foco no cliente
Empresas de destaque mantêm o cliente no centro de suas operações. Elas investem em entender profundamente as necessidades e desejos de seus clientes, oferecendo soluções personalizadas e um atendimento excepcional. O feedback constante dos usuários é utilizado para aprimorar produtos e serviços, garantindo maior satisfação e fidelidade do cliente.
Parcerias estratégicas
Formar parcerias estratégicas com outras empresas de tecnologia, universidades e centros de pesquisa também pode impulsionar o crescimento e a inovação. Essas colaborações trazem avanços tecnológicos, novas oportunidades de mercado e um diferencial sem dúvidas valioso.
Importância de firmar parcerias
Com o parceiro certo, as empresas de software podem se dedicar às suas melhores habilidades e maiores interesses, e complementar suas competências e soluções com recursos desenvolvidos por especialistas em outras áreas — as quais elas não dominam.
Assim, todas as partes podem ser beneficiadas, abrir portas para novos mercados e segmentos, ganhar mais alcance, reconhecimento, clientes e valor de mercado, e crescer juntas.
Parcerias ajudam a reduzir custos, prazos e riscos, potencializar e acelerar o processo de inovação e tornar as soluções mais completas e competitivas. Os resultados são ganhos expressivos e um crescimento sustentável para todos os parceiros.
Estudos demonstram que empresas que investem em alianças estratégicas tendem a crescer 5% mais rápido e são 30% mais inovadoras em comparação com aquelas que operam isoladamente. Percebe o poder dessa estratégia de crescimento?
Expansão de portfólio para o crescimento da software house
Sabe aquele ditado “não coloque todos os seus ovos na mesma cesta”? Ele é uma grande verdade dentro do mundo dos negócios. Ainda mais em um contexto atual tão plural e convergente, a adaptação e expansão de portfólio são não só interessantes, mas processos necessários e naturais.
Portanto, crescer também tem tudo a ver com ampliar sua base de clientes e áreas de atuação. Quanto mais diverso e completo for o portfólio da sua software house, mais portas de entrada para novos contratos e vendas você terá para explorar.
A importância da gestão empresarial
A gestão é a base das decisões e de todas as movimentações dentro de uma empresa de software — ou de qualquer outro segmento. Uma boa gestão empresarial traz ordem, estratégia e otimização, que se traduzem em mais produtividade e oportunidades de ganho e crescimento da empresa.
Ou seja, é importantíssimo se atentar e dedicar à gestão para levar seu negócio a um outro nível, mesmo que a sua organização já esteja consolidada no mercado. O mercado não é estático e as empresas também não podem ser; a gestão envolve manter um olhar atento e fazer o que é necessário e melhor dentro das circunstâncias.
Crescimento da empresa: é possível sair do ponto morto?
A sua empresa de software está andando em linha reta ultimamente? Sem regredir e sem crescer? Bom, por mais que não pareça, esse cenário pode ser tão ruim quanto um cenário de intensa instabilidade.
Quando uma empresa não tem fôlego para escalar seus resultados e crescer, rapidamente é superada pelos concorrentes ou engolida pelas demandas mais recentes do mercado.
Sair do ponto morto é não apenas possível, mas necessário. É preciso investir continuamente e de forma estratégica em ações de crescimento e atualização, especialmente dentro do contexto de TI.
Novos lançamentos, novos nichos, novos modelos de negócio… aliados a uma postura ativa, inovadora e orientada a dados são pontos-chave para empreender e sobreviver na cena supercompetitiva dos negócios tech.
Vamos, então, falar de algumas ações que podem contribuir com a sua gestão e ajudar sua empresa de software a continuar evoluindo?
Planejamento estratégico
Qualquer resultado parte de um planejamento que contenha metas, objetivos e passos claros, e isso não é diferente quando o assunto é o crescimento da sua empresa de software.
Não se engane: o planejamento estratégico é um passo fundamental para aumentar suas vendas, otimizar a produtividade dos seus times, alocar seus esforços e investimentos com inteligência, reduzir custos, visualizar oportunidades de negócio e realmente se destacar frente à concorrência.
É ele que define as diretrizes e prioridades para as suas decisões, e direciona seu time a um objetivo comum, alinhado à sua cultura, às demandas dos seus usuários/clientes e à realidade do mercado. Tudo a partir de uma análise apurada das condições internas e externas da organização.
Dentro de TI e equipes de desenvolvimento, um planejamento estratégico estruturado viabiliza os recursos (humanos, materiais e tech) necessários para o fluxo de trabalho ser mantido e até mesmo expandido; abre espaço para ideias e projetos de inovação; e permite que a área amplie seu potencial e retorne mais e melhores entregas para a empresa em todos os âmbitos cabíveis.
Divisão de setores
Um desenho de setores e cargos coerente e justo é outro aspecto que pode facilitar o crescimento sustentável do seu negócio. Muitas vezes, as empresas começam pequenas, como um sonho ou projeto de alguns amigos. Dentro das empresas de software isso é bastante comum.
Com essa configuração “de garagem”, o acúmulo de funções e a falta de clareza nas responsabilidades e times são quase certos. Mas nenhum negócio de sucesso pode continuar assim por muito tempo, não é mesmo?
Ainda que a necessidade de uma melhor organização interna seja óbvia, abandonar o pensamento da pequena empresa e adotar uma estrutura mais complexa e segmentada pode ser um grande desafio para os donos e administradores. Contudo, é preciso superá-lo.
Se a sua empresa de software está exatamente nessa situação, pense que os ganhos de uma organização clara e descentralizada serão maiores do que os ajustes e esforços que essa mudança exigirá. Uma divisão de setores eficiente é sinônimo de bem-estar, satisfação e fluidez para o seu time, o que te possibilita traçar uma trajetória de avanço e crescimento para seu negócio.
Atualização do mercado
Por último, mas não menos importante, o crescimento de uma empresa de software está diretamente relacionado ao fator inovação e atualização diante do mercado. Se você possui uma software house antiquada — que não se adapta às novidades que surgem constantemente na área — automaticamente o seu negócio está fadado ao ponto morto.
Aqui, é importante destacar que se manter atualizado perante o mercado não significa implementar toda e qualquer ferramenta, linguagem ou metodologia nova divulgada. É necessário se pautar no seu planejamento estratégico, na realidade do seu time e nas demandas do seu público-alvo para definir em quais updates e inovações apostar.
Uma boa dica nesse sentido é sempre manter seu radar ligado e se atualizar sobre o máximo de novidades que você puder, mas só colocar seu tempo, dinheiro e esforço para se especializar naquelas que estão sendo mais demandadas pelo mercado ou que dão indícios sólidos de que podem beneficiar sua empresa de software e ajudá-la a crescer mais e mais.
Maximizando lucros e valor em empresas de software: uma jornada além do desenvolvimento
Se dedicar ao seu produto, ou seja, suas soluções é, sim, uma demanda que não dá para deixar de lado. No entanto, nós podemos te afirmar com propriedade* que:
- Você não pode destinar todo o seu time para realizar melhorias e ajustes nas suas soluções. Assim, você nunca conseguirá ter tempo e condições para inovar e crescer de forma mais ampla e expressiva a partir disso.
- Você não precisa (e nem deve!) alavancar seu crescimento sozinho. Contar com soluções externas, negócios parceiros e mão de obra terceirizada pode ser justamente o que vai mudar o jogo para a sua empresa de software crescer.
*Vale a pena ler: Inovação como Estratégia de Crescimento: conheça o jeito TecnoSpeed de crescer inovando
Considerando esses pontos, aqui vão duas sugestões de estratégias certeiras para gerar lucro e valor para empresas de software, que você pode contar com a gente para implementar:
Aumento da rentabilidade sem esforço adicional
A parceria com o TecnoSign representa uma oportunidade única para Software Houses que querem aumentar sua rentabilidade sem precisar expandir sua equipe ou investir em recursos adicionais.
Ao indicar venda ou renovação do certificado digital aos seus clientes, as empresas de software podem optar por uma remuneração direta, criando uma nova linha de receita que complementa seu core business.
Este modelo de parceria é especialmente atraente para pequenos empresários do setor tech, que enfrentam o desafio de melhorar suas margens de lucro em um mercado ultracompetitivo.
Entrega de valor adicionado aos clientes
Além do benefício direto de aumentar a rentabilidade, a parceria com o TecnoSign permite que as Software Houses ofereçam um valor adicional significativo aos seus clientes. Isso porque elas passam a facilitar a emissão de Certificados Digitais, que são essenciais para a segurança e conformidade das operações empresariais modernas, e se posicionam como provedoras de uma solução completa.
Além de melhorar a satisfação e fidelidade dos clientes, o fornecimento de certificações através do TecnoSign também aumenta o alcance e competitividade da empresa no mercado, devido a um portfólio de serviços mais amplo e integrado.
Resumindo: investir no TecnoSign é uma oportunidade interessantíssima para potencializar o crescimento da sua empresa de software e um ótimo exemplo de como, às vezes, o resultado que você deseja depende de soluções fora da caixa e das paredes do seu negócio. Então, não perca tempo!
Parceria TecnoSign: a oportunidade perfeita para sua empresa de software crescer!
Se você chegou até aqui, deve estar com a cabeça borbulhando de ideias e pensando no seu próximo passo para aplicar essas dicas e fazer sua empresa de software decolar, acertamos? Bom, nós temos uma proposta de parceria excelente esperando por você!
A Parceria de Certificado Digital do TecnoSign é simples, fácil e segura, além de muito moderna e relevante para o mercado atual e dos próximos anos. Com ela, você poderá oferecer ao seu cliente um recurso essencial para o negócio dele e tudo direto do seu software e máxima qualidade e confiabilidade.
Funciona assim: você credencia sua empresa, se torna um parceiro TecnoSign e passa a indicar certificados digitais para seus clientes. Eles, por sua vez, ganham a comodidade de obter sua certificação com a ajuda de um fornecedor que já conhecem e confiam: a sua software house!
Durante o processo de emissão, todas as etapas ficam por nossa conta. O atendimento, a emissão do certificado e o suporte é feito pelo time da TecnoSpeed, garantido pela nossa experiência e molho especial. E você não precisa se preocupar nem ter trabalho. Quer saber mais e aproveitar essa oportunidade incrível?
E caso queira descobrir mais sobre o mercado de certificações e o potencial dele para empresas de software, explore nossos conteúdos sobre Certificado Digital.