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Como oferecer dados cadastrais de forma limpa perante a LGPD para seus clientes

Como oferecer dados cadastrais de forma limpa perante a LGPD para seus clientes

17 de agosto de 2020
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Eventos, Gestão

A Lei Geral da Proteção de Dados entrou em vigor! Saiba como oferecer dados cadastrais aos seus clientes de maneira limpa e em conformidade com a LGPD!


Só quem trabalha com o desenvolvimento de sistemas ou está imerso nesta área de tecnologia da informação entende o quanto é desafiador unir criação, transparência e segurança de dados. 

Com tantos casos notificados — e diversos outros que passam despercebidos — sobre vazamento de dados e uso comercial de informações por parte de grandes corporações, o caminho se torna ainda mais complicado.

Sabemos quão importante e valoroso é ter acesso a esses informes pessoais no dia a dia das empresas para agilizar no preenchimento de cadastros, manter o banco de dados atualizado e afins. Trata-se de um meio facilitador para ambas as partes: clientes e empresas. 

Acontece que o cenário atual não é muito favorável para aqueles que prezam pela segurança de seus usuários. Foi a partir disso que a Lei Geral da Proteção de Dados entrou em vigor, e para se manter em conformidade com as regras, prevenir multas e processos, é preciso atenção. 

Confira, adiante, como utilizar os dados cadastrais de seus clientes de maneira eficiente, limpa e seguindo o que rege a LGPD!

Veja as principais falhas de segurança da informação cometidas pelas empresas

O cenário não é dos melhores, como dissemos. Desenvolvedores de vários lugares do mundo trabalham na construção de sistemas aprimorados, responsivos e seguros para evitar os famosos roubos de dados, fraudes e diversas outras situações. 

Ao lado disso, separamos algumas das principais falhas que empresas cometem ao lidar com essas informações. Dá uma olhada: 

Não determinar uma política de segurança 

Muitas corporações não se preocupam em estabelecer uma política de segurança interna, para os próprios colaboradores, que conte com um conjunto de ações permitidas ou não para uso do sistema.

Por exemplo, o simples ato de checar e-mail pessoal, redes sociais, pode causar o vazamento de informações sigilosas, entrada em sites indevidos, vírus, entre outros. 

Não oferecer um treinamento interno adequado 

ERP’s, CRM’s e softwares de gestão financeira são exemplos de sistemas bastante utilizados na otimização de processos de variadas empresas. A falta de um bom treinamento, que ensine aos funcionários como usá-los, é outra situação capaz de gerar grandes dores de cabeça. 

Esses tipos de softwares contêm informações privadas, que devem ser mantidas em sigilo. Qualquer passo errado, pode colocar tudo a perder e resultar em uma divulgação de dados sem permissão. 

Não controlar o acesso de dados 

Fator que deveria ser imprescindível, muitas empresas não possuem esse controle, facilitando para que, muitas vezes, os dados de seus clientes cheguem às mãos erradas. 

É essencial que cada informação seja destinada ao setor correto. Por exemplo, dados financeiros, aos responsáveis por questões financeiras, dados jurídicos, aos responsáveis por tal setor e assim por diante. 

Ter um sistema que controle esse acesso “indevido” é fundamental, dessa forma, é possível saber de que máquina veio a tentativa de entrada. 

Ausência de ferramentas e tecnologia de qualidade e backup

Investir em ferramentas e tecnologia adequadas é mais do que necessário. Várias companhias mantêm sistemas ultrapassados que não garantem segurança e suporte por tempo integral. Quando se lida com informações pessoais, dados financeiros e outros, todo cuidado é pouco. 

O backup também é de extrema importância. Sistemas, pessoas… Todos estão sujeitos a errar, porém, com o backup, os dados podem ser recuperados e evitar muitos problemas. 

A proposta da LGPD e o diferencial que ela trará para seu negócio e clientes

Sancionada em 2018, a Lei Geral da Proteção de Dados começa a valer em agosto de 2020, tendo como base a GDPR (General Data Protection Regulation), uma regulamentação europeia iniciada em 2019. 

A LGPD, como sabemos, visa proteger os dados pessoais em todos os aspectos e organizações. Para isso, ela se pauta em alguns princípios básicos, que inclusive já falamos em uma matéria anterior: 

  • Respeito à privacidade;
  • Autodeterminação informativa;
  • Liberdade de expressão, comunicação e opinião;
  • Inviolabilidade da intimidade, honra e imagem;
  • Desenvolvimento econômico e tecnológico; inovação;
  • Livre iniciativa, livre concorrência e defesa do consumidor;
  • Direitos humanos.

Para ver cada um deles com mais detalhes, leia nosso conteúdo completo: Lei Geral da Proteção de Dados: sua Software House está preparada?.

Você deve estar se perguntando como isso tudo influenciará no seu negócio, para os seus clientes, não é? Pois bem, empresas, independentemente do segmento, precisam de dados de procedência, que apresentem mais garantia e ofereçam tranquilidade. 

Um estudo feito pela Serasa Experian, que perguntava à organizações de diferentes ramos e segmentos como elas adquiriam tais dados, mostrou, dentre diversas respostas, que 22% de empresas de comércio e varejo conseguem essas informações através da compra de informações de bancos de dados.

ranking de forma com as empresas coletam informações pessoais

Ranking de empresas sobre a forma como as empresas coletam dados e permissão de uso.

Por essa razão, antes de olhar para todas essas mudanças com maus olhos, por que não reconsiderá-las? Afinal de contas, estamos falando de uma lei que pretende assegurar o seu cliente, e é exatamente isso que eles esperam quando contratam um serviço, concorda? 

Alguns benefícios que a LGDP pode acarretar para sua empresa

Dados atualizados e legais 

Com a lei em vigor, será preciso ter um pouco mais de sensibilidade e cautela ao manusear dados pessoais. Desse modo, uma das vantagens é que você terá a garantia de que as informações armazenadas em seu sistema se manterão atualizadas e totalmente corretas perante a LGPD. 

Mais segurança para seus clientes

Com a naturalização das regras da LGPD, desenvolvedores e demais serviços referentes a tecnologia da informação estarão preparados para lidar com projetos mais exigentes e cuidadosos na parte de gestão de dados.

Assim, espera-se que empresas comecem a criar políticas de segurança internas, as quais mencionamos anteriormente, a fim de impedir violação e vazamento de dados sem consentimento. 

Vantagem comercial para seu software

Nos últimos tempos, a busca por fontes de enriquecimento de dados, seja para validar, complementar ou até mesmo entregar maior agilidade ao seu cliente no ato de um cadastro, tem crescido muito. 

Afinal, convenhamos que ninguém quer perder uma venda ou gerar insatisfação em seus clientes por demandar tempo demais para o preenchimento de um simples cadastro ou até mesmo cruzamento de informações que agilizem rotinas e processos da empresa. 

O fato de se ter um fornecedor de dados cadastrais, além de te ajudar a controlar melhor a qualidade das informações diretamente com seus clientes, traz para seu software uma vantagem no momento da oferta por agilizar rotinas, trazer qualidade e confiança à sua marca.

Essas são algumas das vantagens que a lei e o enriquecimento de dados podem somar para seu negócio. 

Portanto, quando for contratar uma empresa de compra de dados, procure saber a procedência e qualidade das informações comercializadas. É essencial que ela esteja adequada às regras da LGPD, especialmente se você quiser incorporar esses dados cadastrais ao seu sistema.



 

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Geison Durães Formado em Comunicação em Multimeios. Analista de Marketing da TecnoSpeed, focado em produção de conteúdos para mídias digitais.

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