Venha descobrir os indicadores básicos, os passos e uma solução prática para tirar o seu dashboard de gestão de estoque do papel!
Contar com um processo de acompanhamento de estoque eficiente é importantíssimo para qualquer negócio que queira manter sua saúde financeira e ter sucesso em suas estratégias, logística e gestão. E um dashboard de gestão de estoque é um excelente recurso para dar conta dessa demanda!
Isso porque ele reúne um grande volume de dados de uma forma visual e fácil de interpretar, garantindo a agilidade e assertividade que não podem faltar dentro de um negócio.
Por isso, preparamos este artigo com todas as dicas para você tirar o projeto de criar um dashboard de gestão de estoque do papel e adicioná-lo ao seu ERP sem complicação. A seguir, te explicamos a importância e vantagens de utilizar esse recurso, quais indicadores não podem faltar no seu dashboard e como construí-lo. Acompanhe!
A importância da visualização de dados
Estamos vivendo na era dos dados e quem ainda não usa data science ao seu favor já está em desvantagem. Isso porque a máxima “informação é poder” nunca foi tão real. Com dados, é possível otimizar processos e decisões, investir e inovar mais e melhor, prevenir crises e aproveitar oportunidades.
No entanto, os dados por si só não garantem essas vantagens, é preciso que eles sejam coletados, analisados e transformados em ações. Por isso, a visualização de dados é um ponto-chave nesse processo. É isso que permite transformar uma quantidade enorme de dados brutos e complexos em informações acessíveis e úteis.
Dashboards inteligentes para gestão de estoque
Tendo a importância da visualização de dados em mente, apostar em dashboards é uma decisão acertadíssima, pois eles são ferramentas visuais, intuitivas, amigáveis e personalizáveis, capazes de se adaptar às mais diversas demandas, departamentos e segmentos de atuação.
Eles são extremamente funcionais para o varejo, a indústria, o setor de transportes e também podem fazer a diferença quando o assunto é gestão de estoque. Afinal, essa atividade demanda precisão, agilidade e monitoramento constante, exatamente o que os dashboards entregam de melhor!
E o mobile?
Além da possibilidade de dispor dashboards de gestão de estoque no desktop e em painéis e TVs, pensando em um acesso coletivo, levar os dados para o mobile é mais uma opção importante atualmente e possível com esse tipo de ferramenta.
Assim, a gestão pode ser feita de qualquer hora e lugar, de forma ainda mais ágil e eficiente. Combinando a praticidade do mobile e a visualização dos dashboards, a eficiência é quase garantida!
Indicadores básicos para um dashboard de gestão de estoque
Agora que você já sabe que um dashboard de gestão de estoque é uma ferramenta que vai beneficiar enormemente o seu negócio ou o negócio dos seus clientes, vamos falar do que vale a pena contemplar nesse painel? Aqui estão alguns indicadores que não podem faltar:
Giro de estoque
Um dado essencial dentro da gestão de estoque é a rotatividade das mercadorias, o que entra e o que sai. Isso é o indicador chamado giro de estoque e o acompanhamento constante e personalizado dele é superimportante para guiar estratégias de compras, logística e vendas dentro de um negócio.
Estoque mínimo
Produtos fora de estoque podem representar vendas perdidas e clientes frustrados. Por isso, acompanhar e manter o indicador de estoque mínimo é outro passo importante para uma gestão de estoque eficiente. Assim, a empresa consegue lidar melhor com um aumento de compra ou atrasos e prazos longos de entrega na produção.
Capacidade de estoque
A logística do estoque também envolve a gestão do espaço físico em que as mercadorias ficam armazenadas. Portanto, outro indicador básico para incluir no seu dashboard de gestão de estoque é o de capacidade de estoque. Ele pode ser representado visualmente por uma barra de progresso e a dica é mantê-lo em uma capacidade máxima de 80-90%.
Ponto de pedido
Este indicador está ligado com todos os anteriores e outros diversos pontos da gestão de estoque, pois ele serve para manter o fluxo de estoque funcionando. Na prática, ele define qual o momento certo de fazer o pedido de matérias-primas, mercadorias e outros recursos necessários na produção considerando a relação entre o consumo e o tempo de reposição.
Perdas no estoque
Outro indicador essencial é o de perda de estoque, pois ele também tem relação direta com as vendas, o fluxo e o armazenamento. Além disso, seu monitoramento se deve principalmente para criar políticas capazes de manter o índice de desperdícios e perdas o mais baixo possível.
Como construir?
Na hora de construir um dashboard para gestão de estoque existem muitos caminhos que podem ser adotados. Geralmente, a natureza dos produtos e o porte da organização faz bastante diferença nessa hora. Somado a isso, a própria organização do estoque influencia essa construção. Então, os passos para criar seu dashboard são:
1. Entender a demanda e os objetivos
Primeiro, é preciso entender e definir quais os objetivos e pontos básicos desse monitoramento.
O estoque exige um monitoramento por validade? É preciso manter uma quantidade mínima de produtos? O controle é por saldo, inventário ou balanço? Quais as demandas específicas da organização?
Essas infos vão guiar todos os passos seguintes para dar vida ao seu dashboard e garantir que ele será adequado para cumprir a função e trazer os benefícios esperados para sua empresa ou cliente.
2. Elencar os indicadores a serem contemplados
Em seguida, é hora de saber quais indicadores serão monitorados para atender as demandas e direcionar as ações para os objetivos elencados anteriormente.
Além dos básicos que listamos acima, é importante explorar as possibilidades que melhor irão atender seu negócio ou cliente. Só depois de delinear o escopo do seu dashboard, será possível partir para os pontos mais técnicos e práticos.
3. Pensar a integração e organização dos dados
No caso de uma ferramenta de monitoramento e análise de dados, dois pontos fundamentais para garantir um bom funcionamento são: a integração de dados e a organização das informações.
Isso porque se não tivermos uma integração eficiente dos dados, considerando todo o ecossistema da organização, o dashboard fica sujeito a falhas de comunicação, desatualizações e outros gaps que podem prejudicar gravemente não só a gestão de estoque, mas a empresa como um todo.
Do mesmo modo, se as informações não estiverem bem organizadas, tanto estruturalmente quanto visualmente, o dashboard também não será capaz de cumprir seu papel de forma eficiente.
4. Linkar indicadores e gráficos
E por falar em organização visual, o próximo passo é justamente estudar que tipos de gráficos e representações funcionam melhor para o acompanhamento de cada indicador.
A visualização estratégica e o gráfico adequado evitam que a opinião do colaborador seja enviesada ou que os dados dispostos não façam sentido e não entreguem valor, além de facilitarem a análise.
Os gráficos de barra, progresso, linha e pizza são formatos bastante utilizados e interessantes pensando no contexto da gestão de estoque. Mas a melhor decisão é aquela que atende bem sua empresa ou seu cliente!
Depois dessa configuração, seu dashboard de gestão de estoque estará estruturado e pronto para render muitos insights e resultados.
É claro que o processo de programar toda essa estrutura e integração ao seu ERP do zero é um projeto complexo e longo, e depois ainda é preciso testar e validar se tudo está funcionando como deve. Mas e se dissermos que existe uma solução para tornar esse processo simples e rápido?
Solução integrável para criar dashboards de gestão de estoque
O PlugDash é a aplicação de dashboards da TecnoSpeed. Integrando ele ao seu ERP, você garante uma ferramenta de criação de dashboards completa e versátil para atender as demandas da gestão de estoque e muitas mais!
A usabilidade é 100% intuitiva, a integração de dados é automatizada, existem diversos modelos de gráficos para você utilizar como quiser e precisar, e ainda é possível criar bibliotecas de gráficos e replicá-las para diferentes clientes, otimizando ainda mais seu trabalho. Está esperando o que para levar essa solução para o seu software?